Ter o celular roubado ou furtado é um grande pesadelo. Praticamente toda nossa vida está ali. Com o aparelho e a senha, um ladrão pode ter acesso, por exemplo, ao banco da vítima, fazer transferências via Pix e trazer grande prejuízo. Com acesso ao email e ao SMS, o bandido pode mudar senhas e ter acesso a vários serviços. Para Ricardo Cavallini, colunista de Tilt, as empresas que vendem smartphones e serviços deveriam ter responsabilidade e trabalhar para minimizar os riscos de acessos indevidos. Para começar, Google (Android) e Apple (iPhone) poderiam ter mais soluções de segurança, segundo ele. A Samsung, por exemplo, tem a pasta segura em alguns de seus modelos. Nela, a pessoa pode colocar aplicativos que ficarão escondidos e protegidos com senha. A Xiaomi também trabalha com um recurso parecido, chamado "Aplicativos Ocultos". A Apple tem os sistemas biométricos Face ID e o Touch ID. Eles aumentam a segurança no dia a dia, mas os criminosos ainda podem cadastrar um novo rosto ou uma nova digital para ser reconhecido no aparelho se eles tiverem acesso a senha da vítima. Em resumo, as empresas trabalham alternativas que dificultam a vida do ladrão, mas ainda são insuficientes. Uma saída para combater o problema poderia ser a criação de uma senha especial para situações de roubo, furto ou perda. Ao usar essa senha, depois de três minutos o telefone poderia entrar em modo perdido, o que impediria o acesso pelos ladrões. Além das fabricantes de celular, empresas responsáveis por sistemas online também precisam melhorar a nossa segurança. O colunista cita o funcionamento do aplicativo Nubank, que não permite cadastrar uma senha diferente de acesso no iPhone. Se o ladrão tiver a combinação do celular, pode entrar no banco e fazer a festa. Apps de serviço como iFood deveriam ter uma detecção de fraude básica. Para Cavallini, não faz sentido permitir que alguém que costuma gastar menos de R$ 100 por pedido, de repente faça um com valor 23 vezes maior e envie para um endereço que acabou de ser cadastrado. No mínimo, essa ação deveria pedir para inserir novamente o CVV do cartão. Fora isso, todas as empresas e serviços deveriam ter alguma forma rápida e simples de bloquear suas contas temporariamente. Confira a baixo algumas estratégias para aumentar sua segurança: Antes de ser roubado - Habilite o recurso de localização em caso de perda/furto/roubo: Find My Phone (iPhone) ou Find My Device (Android). Por meio dele, é possível apagar os dados do aparelho a distância.
- No iPhone, crie uma senha diferente em "Restrições de Conteúdo e Privacidade" e proíba o acesso ao iCloud e a troca de senhas. Isso evitará que o ladrão faça essas alterações.
- Mude e habilite o PIN do seu chip, para que o telefone peça o código toda vez que ligar o aparelho.
- Se possível, mude para o chip de telefone virtual: o eSIM. Ele é mais seguro, pois fica atrelado ao IMEI (CPF do dispositivo) do seu celular. O ladrão não poderá colocar seu chip físico em outro aparelho para continuar usando SMS.
- Em aplicativos de banco, não use a detecção de face ou digital, use a senha específica do banco sempre que o banco permitir. É mais chato, mas é bem mais seguro.
- Caso tenha condições financeiras, verifique com seu gerente quais seguros para esse tipo de situação eles possuem.
- Crie um cartão de crédito virtual (mais fácil para cancelar) e apague os outros dos aplicativos que tenham o dado cadastrado.
- Crie um plano de ação antecipado caso você não esteja mais com o seu celular: faça uma lista dos aplicativos importantes e que tenham eventuais riscos. Verifique quais serão os caminhos a percorrer e deixe isso anotado em algum lugar. Por exemplo, iFood e Nubank permitem que você desconecte todos os aparelhos pelo site. Anote também os telefones de todo mundo que terá que ligar (ex.: bancos).
Caso seja roubado - Mande apagar o conteúdo do celular usando o Find My Phone (iPhone) ou Find My Device (Android).
- Ligue para a sua operadora e bloqueie a linha e o IMEI do seu aparelho.
- Ligue para os bancos e peça para bloquear o aplicativo e o cartão virtual.
- Pegue a lista que você fez e comece a bloquear o acesso e mudar as senhas dos aplicativos e serviços.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário