Conheça a planta medicinal usada há 2.800 anos e que continua ignorada pelo seu médico | Lara Gabriela Cerqueira, Nutricionista especializada em Fitoterapia | Olá, tudo bem?
Hoje nosso papo será sobre um problema bem comum (mas que pode ser evitado), aquele famoso "rangido" no joelho, isso mesmo, as dores articulares. Crônicas ou agudas, mecânicas ou inflamatórias, condição secundária de alguma doença ou o problema em si. As dores articulares atingem pessoas de todos os gêneros e idades. Começa com o desconforto e rigidez durante um movimento, podendo levar a problemas como artrite, artrose e tendinite, entre outros. Conviver com dores articulares é um tanto doloroso e, às vezes por falta de conhecimento, muitas pessoas se rendem aos anti-inflamatórios para se livrarem do sofrimento. Com minha assinante e paciente Suzana R. não foi diferente, ela sentia fortes dores articulares, desencadeadas por problemas digestivos, gerando grande desconforto — e claro — fazendo com que ela buscasse soluções mais fáceis nos medicamentos anti-inflamatórios. Foi então que, com o objetivo de cessar essas dores, ela apostou em um tratamento natural com raiz de alcaçuz e tem obtido ótimos resultados. Daqui a pouco vou te contar mais detalhes sobre as propriedades dessa planta de sabor adocicado que tem efeito semelhante à hidrocortisona. Acompanhe o avanço da Suzana R.. Quem sabe você não se inspira a trocar o remédio por uma planta. Dores articulares X a solução natural "Por muitos anos, tomei diversos anti-inflamatórios para dores articulares, fui aluna da Lara e sempre a vi curar muitas pessoas através da fitoterapia. E pensei: por que não colocar esses conhecimentos em prática na minha vida? Foi aí que decidi dar início ao meu tratamento, passando de aluna para paciente. Hoje fico feliz em poder me ajudar (e ajudar outras pessoas) e não depender mais de medicamentos". Suzana se queixava de fortes dores articulares, acompanhadas de dores abdominais. No caso dela, essas dores eram condições secundárias de outro problema de saúde. E para podermos tratar e prevenir como um todo — afinal, anos de anti-inflamatório exigem cuidados com o fígado — escolhemos uma planta medicinal que pode não só tratar as dores articulares, mas também os danos causados no fígado por conta dos medicamentos. | ANÚNCIO Sua INSÔNIA está com as noites contadas | | Vem aí o Seminário Saúde do Sono, um encontro 100% online e gratuito com especialistas no assunto para você aprender a reativar o seu Ciclo do Sono, voltar a dormir naturalmente e tirar todas as dúvidas sobre a sua insônia. Será no próximo dia 26/05, às 18 horas. Clique aqui para se inscrever . | |
ALCAÇUZ: O segredo do milênio revelado por nossos ancestrais Talvez você já tenha ouvido falar dele - por conta dos xaropes utilizados na confeita ria e pelo delicioso caramelo de alcaçuz. A glicirrizina, sobre a qual falaremos daqui a pouco, é 50 vezes mais doce do que o açúcar - e hoje quero te falar sobre o incrível poder medicinal dessa substância presente no alcaçuz. O alcaçuz é uma das plantas medicinais mais antigas do mundo. Isso porque sua raiz pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde, com sua ação anti-inflamatória e melhora dos sistemas imunológico e digestivo, entre outros. Em sua raiz, encontramos a glicirrizina, uma saponina com propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Além disso, estudo publicado pelo Journal of Natural Science evidenciou que o alcaçuz tem demonstrado forte ação anti-inflamatória, apresentando uma eficácia superior à hidrocortisona, um tipo de corticoide muito usado no tratamento de inflamações. Modo de consumo Na fitoterapia, existem muitas variedades de uso do alcaçuz. Para efeito anti-inflamatório, eu recomendo que você faça a ingestão em forma de chá ou de tinturas. Para fazer o chá de alcaçuz: Faça por meio da decocção — técnica que eu ensino no meu Tutorial do Chá Perfeito. Use cerca de 2-4 gramas da raiz para cada 1 xícara de água (240 ml), e deixe em decocção por 10 minutos. O ideal é deixar esfriar um pouco antes do consumo. Você pode tomar até três xícaras por dia. Para usar a tintura: É necessário entender a dose da qual você precisa, mas em média a dose é de 30 a 60 gotas para uso adulto - essa forma também pode ser ingerida de uma a três vezes ao dia, sem que o uso contínuo ultrapasse 6 semanas. Apesar de seu uso milenar, o alcaçuz é contraindicado em caso de insuficiência renal e hipertensão, além de períodos de gestação e lactação. Lembrando que é muito importante consultar um profissional e entender melhor o seu caso, para poder ter as medidas exatas que você necessita. Mais uma vez aprendemos novas formas de usar tudo aquilo que a natureza tem a nos oferecer. Muito obrigada e te vejo na próxima! Referências - CHAKRAVARTHI, Kosuri Kalyan et al. (ed.). Enhancement of Hippocampal CA3 Neuronal Dendritic Arborization by Glycyrrhiza glabra root extract Treatment in Wistar Albino Rats. Journal Of Natural Science, Biology And Medicine, jan. 2014.
- VILAR, Daniela de Araújo et al.. Plantas Medicinais: Um Guia Prático. Sergipe: Instituto Federal Sergipe, 2019. 150 p.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário