Novos recordes de mortes e contágios diários indicam que a pandemia do novo coronavírus continua em aceleração no Brasil. O país registrou mais de mil óbitos em 24 horas pela primeira vez — foram 1.179 casos fatais ligados à Covid-19 desde ontem, o que elevou o total para 17.971. O recorde anterior havia sido registrado no último dia 12, de 881 mortes.
O número de contágios também foi o maior registrado até agora: 17.408 casos diários. São dois mil casos a mais que o dia mais grave até então, 15 de maio, quando foram notificados 15.305 infecções. Ao todo, hoje o país soma 271.628 pessoas que testaram positivo para o vírus.
Panorama: São Paulo, Ceará e o Rio de Janeiro são os estados com mais casos de Covid-19. No atual balanço, o Rio ultrapassou a marca de 3 mil óbitos — são 3.079 vítimas fatais da Covid-19 — após novo recorde diário, de 227 registros. Veja a situação em cada estado.
O Congresso Nacional vai debater o adiamento das eleições municipais deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. A prorrogação de mandatos atuais de prefeitos e vereadores não está na pauta, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
O que está acontecendo: um grupo de senadores e deputados será formado na próxima semana para discutir uma proposta. Para alterar a data do pleito, é preciso mudar a Constituição, que determina que o primeiro turno seja realizado no primeiro domingo de outubro, e o segundo, no último.
Contexto: o Tribunal Superior Eleitoral também formou grupo de trabalho para monitorar os impactos da pandemia. Preocupam o TSE os possíveis atrasos nos testes de urnas eletrônicas e aglomerações nas convenções partidárias. O ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do TSE na próxima segunda-feira, defende que, em caso de adiamento das eleições, o tempo dos atuais mandatos permaneça o mesmo.
A magnitude da pandemia exige intervenções corajosas, inovadoras, globais, regionais, nacionais e locais. Nenhum ser humano pode mais ser deixado para trás
Nenhum comentário:
Postar um comentário