terça-feira, 19 de maio de 2020

Descolonizar o turismo, mudar o mundo, coisa e tal

O escritor e ativista James Baldwin disse que "The world changes according to the way people see it, and if you alter, even but a millimeter the way people look at reality, then you can change it."
(tradução livre: "O mundo muda de acordo com a maneira em que as pessoas o veem, e se você mudar, nem que seja em um milímetro, a forma em que as pessoas olham para a realidade, então você consegue mudá-lo").

Será que conseguimos mudar o mundo juntos?

Nesse e-mail, você encontra:

1. Uma reflexão sobre descolonizar o turismo
2. Desconto em cursos pra ganhar dinheiro online e viajar melhor
3. Depoimento sobre como um hobby me salvou na quarentena
4. Últimos posts do janelasabertas.com
5. Links, curso e livros que recomendo 


Precisamos descolonizar o turismo

Você já parou pra pensar que suas escolhas sobre pra onde viajar e o que fazer nos destinos, assim como sua interpretação das culturas que conhece, provavelmente são influenciadas por uma visão de mundo eurocêntrica e americanizada? E que nossa forma de agir como turistas, pensando só na nossa própria satisfação, reproduz uma lógica parecida com a dos colonizadores?⠀

Por que tanta gente privilegia destinos no norte global e idolatra tudo que encontra lá, esquecendo que boa parte dos "avanços" alcançados por eles é resultado da exploração do resto do mundo? Por que achamos normal visitar países que consideramos "exóticos" e, durante a viagem, ficar mais interessados em curtir praias e festas ou reclamar de problemas estruturais que em entender mais profundamente a cultura local?⠀

Por que a gente acredita que viajar é um direito, e não um privilégio, e que por estarmos pagando devemos ser tratados como membros da realeza? Por que, especialmente ao visitar destinos mais vulneráveis, nem sempre paramos pra nos questionar qual será o efeito da nossa presença naquele lugar?⠀

Será que estamos conscientes do alcance da influência dos poderes historicamente dominantes, que moldaram nossa visão de mundo e nos afastaram imensamente das nossas raízes indígenas e das importantes contribuições africanas?⠀

E será que viajar buscando apenas nossa satisfação pessoal e sem nos esforçar pra que esse processo seja uma troca positiva pra os dois lados não se assemelha (ainda que obviamente em menor escala) ao tempo em que homens brancos europeus viajavam em busca de ouro ou escravos? ⠀

Publiquei dois posts lá no blog que têm a ver com isso: Precisamos descolonizar o turismo e O que significa "exótico" e por que repensar esse conceito.



Quer aprender a ganhar dinheiro online ou a viajar melhor?

Imagina fazer um pagamento único e ter direito a assistir a dezenas de cursos sobre nomadismo digital, viagem e assuntos afins? Isso é possível na Worldpackers Academy, plataforma criada pra te ensinar a ganhar dinheiro online e viajar melhor – assim que isso voltar a ser possível.

Um dos cursos da Academy foi criado por mim e tou SUPER feliz com os feedbacks que tenho recebido! É sobre Como criar e monetizar seu blog de viagens :) Nele, compartilho tudo que aprendi em quase 8 anos de blog. São 56 aulas reunindo várias dicas que eu adoraria ter sabido antes de começar esse negócio que eu amo. <3⠀

Outros cursos que você já encontra na Academy são Como criar um negócio de viagens no Instagram, Encontre o seu propósito de vida, Videomaking para iniciantes, Como escrever sobre viagens, Como viajar barato para qualquer lugar do mundo, Empreendedorismo social, Viagens e empoderamento feminino, Como ganhar dinheiro durante a viagem, Como superar os medos relacionados à viagem, entre outros. A cada semana vai entrar no ar um curso novo, criados por gente fera nas suas respectivas áreas.

O acesso ilimitado a todos os cursos por seis meses custa só 39,60 USD, mas fica 29,60 USD se você usar o cupom de desconto JANELASABERTAS. Mesmo com o dólar estratosférico, é um custo-benefício incrível! São hoje cerca de R$ 180 pra ter acesso a dezenas de horas de conteúdo, enquanto muitos cursos por aí custam bem mais que isso, né?

Pra conferir os cursos que já estão no ar e fazer sua assinatura com desconto é só clicar aqui. Se quiser saber mais sobre a Worldpackers Academy, vai lá no post que escrevi sobre ela no blog! E se ainda ficar com dúvidas, pode me escrever também :)


A colagem me salvou

Contei lá no Instagram sobre um hobby que vinha querendo começar há alguns meses, e finalmente coloquei em prática na quarentena: a colagem manual (ou analógica). Esse novo hábito tem me feito superbem. Venho postando as artes lá em @colagem.poesia, inclusive as que não amo tanto. Tem sido um exercício massa! :)

Digo que a colagem me salvou porque me reconecta com a criança arteira que existia em mim, me faz curtir tanto o processo quanto o resultado, me lembra que criatividade é misturar recortes do mundo, me obriga a largar computador e celular e usar as mãos, me deixa seguir a intuição sem pensar tanto como de costume, me ajuda a pôr pra fora um pouco da angústia dessa pandemia e me faz aguardar feliz pelo fim do "expediente" mesmo sem poder sair de casa. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Espero que você também tenha ou encontre algo que ajude a lidar com esses tempos estranhos!



Últimos posts do blog

Slow travel: viajar devagar é melhor para você e para o mundo
Mulheres negras viajantes unidas: conheça o coletivo Bitonga Travel
Turismo consciente: por que é tão importante e como praticar
O que é overtourism: efeitos negativos do turismo de massa
O melhor texto do mundo sobre a megalomania pernambucana
Síndrome da impostora: o que é, sintomas e como lidar
Por que e como fazer um diário de viagem


Abri minhas janelas e vi

Quer refletir sobre por que a forma em que vivemos não tá funcionando e quais são nossos possíveis novos caminhos? Vale a pena demais ler o curtinho O amanhã não está à venda, de Ailton Krenak, disponível de graça na Amazon; e Alternativas Sistêmicas, da Editora Elefante, que deixei tooodo grifado.

Tou fazendo o curso online sobre feminismo Por que Lutamos, oferecido gratuitamente pela Escola de Formação Política Castro Alves. Ainda dá pra se inscrever e assistir às aulas anteriores.

Tá com dificuldade de achar um equilíbrio no uso de redes sociais nessa quarentena? Eu também! Veja dicas de uma psicóloga e um professor de comunicação pra lidar melhor com essas danadinhas (que são umas belas dumas facas de dois gumes, né?).

A desigualdade de renda no Brasil é alta. E vai piorar com a pandemia, como explica essa matéria do Nexo (inclui gráficos ilustrando a disparidade salarial no nosso país).

Um abraço e boas viagens pra dentro,

Luísa
Ainda não tá seguindo o Janelas Abertas nas redes sociais?
Instagram
Website
Facebook
YouTube
Pinterest
Este e-mail foi escrito com carinho por Luísa Ferreira.
Gostou do conteúdo? Tem muito mais no blog! Olha alguns assuntos que você encontra por lá:


DICAS PRÁTICAS DE VIAGEM
VIAGEM PRA DENTRO
HISTÓRIAS DE VIAJANTES
GUIA PRA VIAGENS BARATAS
GUIA DE WORK EXCHANGE
GUIA DE ESTUDOS NO EXTERIOR
PRINCIPAIS POSTS
SOBRE O BLOG

Você se inscreveu no site Janelas Abertas pra receber esta newsletter. Você pode atualizar suas preferências ou cancelar sua inscrição.

Copyright © 2018 Janelas Abertas, Todos os direitos reservados.


Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário