quinta-feira, 21 de maio de 2020

Confira as últimas novidades do Blog

Confira as últimas novidades do Blog

Link to Blog do Edivaldo

Disponível Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS

Posted: 21 May 2020 04:22 AM PDT

A Canonical lançou um novo Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 para corrigir uma vulnerabilidade de segurança. Confira os detalhes dessa atualização.

Apenas dois dias após o lançamento de uma atualização de segurança normal do kernel Linux para as séries de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) que abordaram um total de nove vulnerabilidades, agora há uma atualização de kernel para usuários que usam o serviço Canonical Livepatch.

Sim. A Canonical publicou uma nova atualização de segurança de patches ativos do kernel Linux, Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS, para solucionar uma única vulnerabilidade de segurança.

Disponível Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS

Disponível Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS
Disponível Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS

A atualização corrige apenas uma única vulnerabilidade de segurança (CVE-2020-11494), que foi descoberta no driver de interface CAN serial do kernel do Linux.

Aparentemente, o driver falhou ao inicializar os dados corretamente, permitindo que um invasor local exponha informações confidenciais (memória do kernel).

A Canonical diz que o problema de segurança pode ser corrigido atualizando o patch ativo do kernel para a versão 67.1, que agora está disponível para os sistemas Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS.

Para o Ubuntu 18.04 LTS, o novo Kernel Live Patch é suportado em sistemas de 64 e 32 bits como sabores genéricos ou de baixa latência, bem como nos sistemas Amazon Web Services (AWS), sistemas Google Cloud Platform (GCP), sistemas Microsoft Cloud Platform (Microsoft Azure Cloud) sistemas e sistemas OEM.

Por outro lado, o novo Kernel Live Patch está disponível apenas para sistemas de 64 bits e 32 bits como sabores genéricos ou de baixa latência e sistemas Amazon Web Services (AWS) nos sistemas Ubuntu 16.04 LTS.

Como atualizar o Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04

O Live Patch é um recurso que permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem que o usuário tenha de reiniciar o sistema.

Se seu sistema ainda não usa esse recurso, veja como ativá-lo nesse tutorial:
Como ativar o Canonical Livepatch Service no Ubuntu 14.04 ou superior

Entenda melhor o Live Patch do Kernel do Ubuntu, lendo esse artigo:
Live Patch no Ubuntu 18.04 LTS será muito fácil! Confira!

A Canonical convida todos os usuários do Ubuntu 16.04 LTS e do Ubuntu 14.04 LTS usando o Canonical Livepatch a atualizarem seus sistemas imediatamente.

Para atualizar, use o ícone integrado da bandeja do sistema Canonical LivePatch, que você pode ativar na ferramenta Fontes de software na guia LivePatch ou execute o seguinte comando no aplicativo Terminal ou no console virtual

sudo canonical-livepatch refresh

Uma reinicialização não é necessária ao atualizar o live patch do kernel.

No entanto, a Canonical recomenda que os usuários também instalem a última atualização de segurança do kernel disponível nos principais repositórios de software dos lançamentos do Ubuntu.

Embora o serviço seja gratuito para uso em até três computadores, observe que você precisará se registrar em uma conta Ubuntu One. Mais detalhes estão disponíveis nesse endereço.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Disponível Kernel Live Patch para o Ubuntu 18.04 e 16.04 LTS apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak

Posted: 21 May 2020 03:33 AM PDT

Se você quer ter acesso a algumas opções em diferentes locais, conheça e veja como instalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak.

O QuickAccess é um programa em execução em segundo plano que fornece um menu global para acessar rapidamente pastas definidas pelo usuário e suas subpastas, além de criar e executar comandos personalizados.

Como instalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak
Como instalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak

O menu pode ser aberto através de dois métodos dbus: showMenu e showDelayedMenu. Ambos os métodos podem abrir o menu em uma posição fixa predefinida ou na posição do mouse.

showMenu mostra o menu instantaneamente, mas em certas circunstâncias, há problemas com o menu não sendo exibido ou não sendo fechado. Nesses casos, use o showDelayedMenu, há um atraso padrão de 150 milissegundos, mas pode ser alterado (veja o exemplo abaixo).

Como instalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak

Para instalar o menu global QuickAccess via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o menu global QuickAccess via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/com.georgefb.quickaccess.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update com.georgefb.quickaccess

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run com.georgefb.quickaccess em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite quickaccess ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o menu global QuickAccess no Linux via Flatpak

Para desinstalar o menu global QuickAccess via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall com.georgefb.quickaccess

Ou

flatpak uninstall com.georgefb.quickaccess

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap

Posted: 20 May 2020 06:53 PM PDT

Se você precisar ter um terminal único no Windows e no Linux, conheça e veja como instalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap.

Terminal++ é um emulador de terminal minimalista, mas poderoso, que oferece os mesmos recursos e experiência de usuário no Windows e Linux.

Como instalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap
Como instalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap

Ele oferece um pseudoconsole especial para Windows ao usar o WSL, que ignora o ConPTY padrão do SO. Permite que o tpp suporte todos os recursos do terminal (mouse, sequencias de escape especiais, etc.) e aumenta muito sua velocidade.

Terminal++ também oferece suporte para todas as cores possíveis (16M) e fallback de fonte nativa para caracteres extras. CJK, largura dupla e caracteres de tamanho duplo suportam.

O programa possui área de transferência bidirecional. Buffers primários e de área de transferência no Linux, área de transferência e buffer primário emulado no Windows.

Semelhante a navegadores da web e outros aplicativos gráficos, ele permite mudar o zoom usando atalhos de teclado com CTRL.

Terminal++ permite abrir arquivos de servidores remotos aos quais o terminal está conectado no computador local através do comando ropen. Suporta passagem tmux.

Como instalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o emulador de terminal Terminal++ via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o emulador de terminal Terminal++ via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install terminalpp --edge --classic

Passo 3. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh terminalpp

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite terminalpp ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o emulador de terminal Terminal++ no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para desinstalar o emulador de terminal Terminal++ via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove terminalpp

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o patch PhotoGIMP no Linux via Snap

Posted: 20 May 2020 06:24 PM PDT

Se você quer deixar o GIMP com um visual próximo ao do Photoshop, conheça e veja como instalar o patch PhotoGIMP no Linux via Snap.

PhotoGIMP é um patch que facilita a vida de quem está migrando do ecossistema da Adobe, com o Photoshop, para o GIMP e para quem gosta de um software de edição de imagens simplificado.

Como instalar o patch PhotoGIMP no Linux via Snap

Criado originalmente por Diolinux, empacotado por Pedro Marinho, o PhotoGIMP deixa o GIMP com um visual próximo ao do Photoshop, para facilitar a vida de quem está acostumado ao software da Adobe e quer usar o GIMP.

Como instalar o patch PhotoGIMP no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o patch PhotoGIMP via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o patch PhotoGIMP via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install photogimp

Passo 3. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install photogimp --edge

Passo 4. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh photogimp

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite photogimp ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o patch PhotoGIMP no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para desinstalar o patch PhotoGIMP via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove photogimp

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap

Posted: 20 May 2020 05:56 PM PDT

Se você quer usar o cliente ICQ oficial no sistema do pinguim, veja como instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap e resolva seu problema.

O ICQ é um programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet que pertence à companhia Mail.ru Group. Ele foi um dos primeiros programas de mensagem instantânea da internet, criado em 1996.

O ICQ é um cliente de mensagem instantânea e VoIP entre plataformas que apresenta chamadas criptografadas com segurança, vídeo chamadas de alta qualidade, fala para texto para mensagens de voz, capacidade de criar seus próprios adesivos, máscaras 3D animadas e videochamadas, grupos e canais e sincronização de chat em todos os dispositivos.

Como instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap
Como instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap

Agora, esse popular aplicativo de chat, está disponível para Linux como um pacote Snap oficial.

Como instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o ICQ Messenger no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o ICQ Messenger via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:

sudo snap install icq-im --beta

Passo 3. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install icq-im --edge

Passo 4. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh icq-im

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite icq ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o ICQ Messenger no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para desinstalar o ICQ Messenger via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove icq-im

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Gamão no Linux? Instale o cliente de backgammon Backgammony

Posted: 20 May 2020 05:24 PM PDT

Se você quer jogar Gamão no Linux, simplesmente instale o cliente de backgammon Backgammony no sistema do pinguim usando o formato Flatpak e divirta-se!

Backgammony é um cliente de backgammon (gamão) para Linux escrito com Dlang e GTK. Ele suporta IAs locais, bem como jogos de rede confiáveis. Ele é direcionado ao jogo casual e, portanto, renuncia aos recursos de análise e tutor presentes em outros softwares de gamão em favor de uma interface de usuário mais simplificada e agradável.

Gamão no Linux? Instale o cliente de backgammon Backgammony
Gamão no Linux? Instale o cliente de backgammon Backgammony

Atualmente, o Backgammony suporta apenas a inteligência artificial do GNU Gamão, pois não existe um protocolo de comunicação padrão como o xadrez. O autor está escrevendo seu próprio mecanismo e documentarei o protocolo de comunicação completamente, na tentativa de trazer alguma padronização para essa área.

O Backgammony traz uma abordagem inovadora para o jogo em rede – predominantemente onde ele precisa gerar jogadas de dados.

O algoritmo usa um esquema básico de comprometimento para garantir que a rolagem de dados não seja interferida e os jogos não sejam confiáveis. Para visualizar a implementação do rolo de dados, inspecione a classe DiceRoll no pacote de rede.

Gamão no Linux? Como instalar o cliente de backgammon Backgammony no Linux via Flatpak

Para instalar o cliente de backgammon Backgammony via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o cliente de backgammon Backgammony no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/uk.jnthn.backgammony.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update uk.jnthn.backgammony

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run uk.jnthn.backgammony em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite uk.jnthn.backgammony ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o cliente de backgammon Backgammony no Linux via Flatpak

Para desinstalar o cliente de backgammon Backgammony via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall uk.jnthn.backgammony

Ou

flatpak uninstall uk.jnthn.backgammony

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados

Posted: 20 May 2020 04:56 PM PDT

Se você precisa de um bom aplicativo de gravação do desktop para Linux, conheça e veja como instalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados.

O VokoscreenNG, software de gravação de tela de código aberto anteriormente chamado Vokoscreen, lançou sua primeira versão estável dias atrás.

Como instalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados
Como instalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados

Enquanto o antigo Vokoscreen 2.5 com ffmpeg não receberá mais atualizações, o screencaster de código aberto para Linux e Windows agora tem um novo nome VokoscreenNG, que é baseado em Qt e GStreamer e foi reescrito do zero com a nova interface de usuário moderna.

Inicialmente, o VokoscreenNG não era fornecido em nenhum pacote binário, embora os pacotes binários Appimage e Flatpak do Linux tenham sido solicitados, e era preciso compilar o software a partir do código fonte.

Agora, o VokoscreenNG foi adicionado no repositório main do Ubuntu 20.04 LTS, no ppa ubuntuhandbook1. E o pacote snap (executado na sandbox) estará disponível em breve.

Confira abaixo como instalar esse novo aplicativo via repositório.

Como instalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados

Para instalar o programa no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install vokoscreen-ng

Como instalar o VokoscreenNG manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa acessando a página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite vokoscreen-ng ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Desinstalando o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados

Para desinstalar o VokoscreenNG no Ubuntu, Linux Mint e seus derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps -r -y
sudo apt-get remove vokoscreen-ng --auto-remove

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o Chromium no Ubuntu pelo canal Beta ou Dev

Posted: 20 May 2020 04:24 PM PDT

Se você é um usuário do navegador do Google e gosta de emoções fortes, experimente instalar o Chromium no Ubuntu a partir dos canais Beta ou Dev.

Para quem não sabe, Saikrishna Arcot mantém dois repositórios PPA do Chromium: um para o canal Beta e outro para o canal Dev do Chromium, e ambos são atualizados regularmente para todas as versões do Ubuntu que são suportadas pelo projeto.

Como instalar o Chromium no Ubuntu pelo canal Beta ou Dev
Como instalar o Chromium no Ubuntu pelo canal Beta ou Dev

No entanto, há uma desvantagem de usar essas PPA´s: as versões do Chromium disponibilizadas neles não incluem as APIs do Google, o que significa que algumas características como a sincronização do navegador (Sync), não funcionarão por padrão.

Para obter esses recursos de volta, você precisa obter uma chave de API do Google e as instruções para fazer isso estão incluídas na descrição do PPA. Você pode até usar essas versões do Chromium fornecidas pelos repositórios sem a API do Google, mas lembre-se que o Sync, entre outros, não irão funcionar.

Outra coisa que você deve notar é que ao usar esses PPA´s, a instalação atual do Chromium será substituída por uma do PPA, ou seja, você não pode instalar o Chromium Estável, Beta ou Dev ao mesmo tempo.

Se o que você quer é apenas instalar o navegador do Google, siga o tutorial abaixo e instale o Chrome:

Como instalar o Google Chrome no Linux

Ou se você quer apenas instalar o Chromium padrão, use o seguinte comando no Terminal:

sudo apt install chromium-browser -y

Do contrário, se você quer se aventurar nas novidades desse navegador, siga um dos procedimentos abaixo.

Como instalar o Chromium no Ubuntu a partir do canal Beta

Para instalar o Chromium no Ubuntu a partir do canal Beta, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash/Atividades ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:saiarcot895/chromium-beta

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando a seguir:

sudo apt-get install chromium-browser

Como instalar o Chromium no Ubuntu a partir do canal Dev

Para instalar o Chromium no Ubuntu a partir do canal Dev, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash/Atividades ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:saiarcot895/chromium-dev

Passo 3. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando a seguir:

sudo apt-get install chromium-browser

Uma vez instalado, para abrir o programa clique no Dash e digite: chromium

Como reverter as alterações e retornar ao Chromium estável

Se você se arrepender, pode usar o PPA Purge para limpar os dois PPAs acima e voltar para a versão estável do Chromium disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash/Atividades ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, instale o ppa-purge::

sudo apt-get install ppa-purge

Passo 3. Se você adicionou o repositório PPA do Chromium Canal Beta, remova e limpe ele com o seguinte comando:

sudo ppa-purge ppa:saiarcot895/chromium-beta

Passo 4. Mas, se você adicionou o repositório PPA do Chromium Canal Dev, remova e limpe ele com o comando:

sudo ppa-purge ppa:saiarcot895/chromium-dev

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Chromium no Linux via snap

Fonte

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o Google Chrome no Ubuntu 20.04 via Repositório Oficial apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Posted: 20 May 2020 03:24 PM PDT

Procurando uma editor para usar em diferentes necessidades? Então conheça e veja como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados.

Atom é um editor de texto multiplataforma, e portanto, disponível para Linux, Windows e OS X. Ele é moderno, acessível e hackeavel.

Como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados
Como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Desenvolvido, em sua maioria, pela comunidade no GitHub sob a licença do MIT. A ferramenta foi criada em Electron utilizando tecnologias web como HTML, JavaScript e CSS.

Ela dispõe de suporte para plug-ins escritos em Node.js e comandos gerenciados por GitControl.

Esse editor é uma ferramenta que você pode personalizar para fazer qualquer coisa, mas também usar produtivamente sem nunca tocar um arquivo de configuração.

O programa apresenta um gerenciador de pacote integrado que permite procurar e instalar pacotes novos (e temas) a partir de dentro Atom, o preenchimento automático inteligente, o navegador do sistema de arquivos, vários painéis, e muito mais.

Como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Como instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Para instalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atom

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install atom

Como instalar o editor Atom manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite atom no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).

Desinstalando o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Para desinstalar o editor Atom no Ubuntu, Linux Mint e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atom --remove
sudo apt-get remove atom --auto-remove

Veja também

Como instalar o editor Atom no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de código Atom no Linux via snap
Conheça algumas boas opções de editores de código para Linux

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar a IDE JavaScript WebStorm no Linux via Snap apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Spotlight do macOS no Linux – Conheça e instale o Cerebro

Posted: 20 May 2020 02:56 PM PDT

Se você gosta do recurso de busca do macOS, veja como instalar o Cerebro no Ubuntu e tenha um Spotlight do macOS no Linux.

Cerebro é um utilitário de código aberto que coloca um Spotlight do macOS no Linux. Multiplataforma, ele foi concebido para funcionar em sistemas Windows, Linux e até macOS.

Spotlight do macOS no Linux - Conheça e instale o Cerebro
Spotlight do macOS no Linux – Conheça e instale o Cerebro

Com esta ferramenta é possível procurar por tudo, seja no nosso PC ou na Internet. Dá para localizar arquivos, músicas, imagens, contatos e muito mais.

Além da pesquisa, esta ferramenta também permite exibir o conteúdo de arquivos, visualizar imagens, etc.

Para completar, existe a possibilidade de adicionar plugins ao programa, o que acrescenta ainda mais funcionalidades a essa ferramenta.

Spotlight do macOS no Linux - Conheça e instale o Cerebro

Os plugins internos já permitem pesquisar na web com sugestões do Google, fazer pesquisa e lançamento de aplicativos, navegar no sistema de arquivos com visualizações de arquivos, fazer cálculos e até conversões de diferentes tipos (como moeda, por exemplo).

Spotlight do macOS no Linux - Conheça e instale o Cerebro

Como instalar o Cerebro no Linux

Para instalar instalar o Cerebro no Linux, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se o seu sistema for de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o instalador do programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome cerebro.AppImage:

wget https://github.com/KELiON/cerebro/releases/download/v0.3.2/cerebro-0.3.2-x86_64.AppImage -O cerebro.AppImage

Passo 4. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;

chmod a+x cerebro.appimage

Passo 5. Agora instale o programa com o comando;

./cerebro.appimage

Passo 6. Siga (ou responda) as instruções e aguarde o final da instalação.

Como instalar o Cerebro no Linux Ubuntu, Debian e derivados, e tenha o Spotlight do macOS no Linux

Quem quiser instalar o Cerebro no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome cerebro.deb:

wget https://github.com/KELiON/cerebro/releases/download/v0.3.2/cerebro_0.3.2_amd64.deb -O cerebro.deb

Passo 4. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i cerebro.deb

Passo 5. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Executando e configurando o Cerebro

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite cerebro no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).

Assim como o Spotlight do macOS, para ativar o Cerebro, basta pressionar as tecls CTRL + ESPAÇO. Se quiser, você pode personalizar este atalho clicando no ícone na barra de menus, acessando a item “Preferences…”.

Se você quiser colocar o programa para iniciar junto com o sistema, consulte esse tutorial:

Como gerenciar a inicialização de aplicativos no Ubuntu

Desinstalando o Cerebro no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o Cerebro no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove cerebro --auto-remove

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como remover reprodutores de mídia do menu de som do Ubuntu apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap

Posted: 20 May 2020 02:24 PM PDT

Se você quer criar Mockups com simplicidade e variedade, conheça e veja como instalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap.

Mockups são usados por designers principalmente para adquirirem um feedback dos usuários. E o Mockuuups Studio permite que você trabalhe com modelos, não importa se você é um designer ou não.

Como instalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap
Como instalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap

Esse aplicativo contém tudo o que você precisa para criar modelos de produtos, materiais de marketing excelentes e até mesmo conteúdo visual para mídias sociais ou postagens de blog.

Basta arrastar e soltar as capturas de tela do seu produto e o Mockuuups Studio cuida do resto. O Mockuuups Studio insere e dimensiona automaticamente suas capturas de tela nas centenas de cenas.

Ele contém mais de 500 cenas de alta qualidade com vários ângulos, diferentes planos de fundo e tipos de dispositivos estão acessíveis em um só lugar – não é necessário “pesquisar no Google” e baixar maquetes.

Filtre maquetes facilmente com base em seus critérios. Você está procurando a cena com fundo transparente e a versão mais recente do iPhone? Sem problemas!

Como instalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o Mockuuups Studio via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o Mockuuups Studio via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install mockuuups

Passo 3. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:

sudo snap install mockuuups --beta

Passo 4. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh mockuuups

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite mockuuups ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o Mockuuups Studio no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para desinstalar o Mockuuups Studio via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove mockuuups

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o conversor YouTube to MP3 no Ubuntu e derivados apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux

Posted: 20 May 2020 01:56 PM PDT

Você está passando muitas horas na frente do PC a noite? Pois para ajudá-lo a dormir melhor depois disso, veja como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux.

Redshift é um aplicativo que ajusta a temperatura da cor da tela de acordo com o horário do seu ambiente local.

Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux
Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux

Essa funcionalidade pode ajudar a evitar que os seus olhos fiquem mais desgastados, se você estiver trabalhando em frente a tela do PC durante a noite.

De acordo com a página do autor, este programa é inspirado por f.lux, aliás, esse programa já foi apresentado no seguinte artigo:

Como instalar f.lux no Ubuntu 15.10 ou superior, e derivados

Assim como o f.lux, Redshift é um aplicativo que muda a temperatura da cor de seu monitor de computador de acordo com a localização e hora do dia, para reduzir a tensão ocular durante o uso noturno e evitar que a exposição a luz da tela atrapalhe o seu sono.

Redshift ajusta a temperatura de cor de acordo com a posição do sol. Uma temperatura de cor diferente é definida durante a noite e durante o dia.

Durante o crepúsculo e início da manhã, a temperatura de cor transita suavemente da noite para a temperatura diurna, para permitir que seus olhos se adaptem lentamente.

À noite a temperatura de cor deve ser ajustada para combinar as lâmpadas em seu quarto. Esta é normalmente uma baixa temperatura em torno de 3000K-4000K (opadrão é 3700K).

Durante o dia, a temperatura de cor deve coincidir com a luz do exterior, normalmente em torno de 5500K-6500K (padrão é 5500K). Em um dia nublado, a luz terá uma temperatura mais alta .

Como instalar o Redshift no Linux

O Redshift está nos repositório padrão das principais distribuições. Por isso, para instalar o programa basta usar o gerenciador de pacotes do sistema, procurar por ele e instalar.

Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux

Agora, se você quiser instalar a versão mais recente do Redshift no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale as dependências do programa usando o gerenciador de pacotes do seu sistema (autotools, gettext, libdrm, libxcb, libxcb-randr, libX11, libXxf86vm e geoclue 2). No Ubuntu, por exemplo, o comando é o seguinte;

sudo apt-get install intltool autotools-dev libxcb1-dev libxcb-randr0-dev gettext autoconf autopoint geoclue-2.0

Passo 3. Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome redshift.tar.xz;

wget https://github.com/jonls/redshift/releases/download/v1.12/redshift-1.12.tar.xz -O redshift.tar.xz

Passo 4. Depois de baixar, descompacte o arquivo baixado usando o seguinte comando;

tar Jxf redshift.tar.xz

Passo 5. Acesse a pasta criada;

cd redshift*

Passo 6. Use o comando abaixo para preparar a compilação do programa;

./configure --enable-ubuntu --enable-gui --enable-randr

Passo 7. Agora compile o programa com o comando:

make

Passo 8. Em seguida, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo make install

Como instalar a versão mais recente do Redshift no Linux Ubuntu e derivados

Para instalar a versão mais recente do Redshift no Linux Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:dobey/redshift-daily

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install redshift-gtk

Executando o Redshift no Linux

Reinicie o PC ou encerre a sessão atual, e veja se o programa foi executado na inicialização. Se isso não acontecer, verifique a opção de inclusão de aplicativos na inicialização, caso o programa não inicie automaticamente após reiniciar.

Quando quiser iniciar o programa manualmente, digite redshift-gtk em um terminal, seguido da tecla TAB.

Depois, trabalhe normalmente e deixe que o programa cuide um pouco do seus olhos!

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o Harmony Music Player no Linux apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak

Posted: 20 May 2020 01:27 PM PDT

Se você quer se divertir jogando Teeworlds no sistema do pinguim, conheça e veja como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak.

Teeworlds é um jogo gratuito, open source, sidescrolling, de tiro e apenas para multiplayer. Ele tem gráficos simples estilo cartoon e a física age dependendo da arma usada.

Como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak
Como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak

Já o DDraceNetwork é uma versão mantida ativamente do DDRace, uma modificação do Teeworlds com uma jogabilidade cooperativa exclusiva.

Ajude um ao outro a jogar através de mapas personalizados com até 64 jogadores, competir contra os melhores torneios internacionais, criar seus próprios mapas ou executar seu próprio servidor.

Como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak

Para instalar o cliente DDraceNetwork via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o cliente DDraceNetwork via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/tw.ddnet.ddnet.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update tw.ddnet.ddnet

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run tw.ddnet.ddnet em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite ddnet ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak

Para desinstalar o cliente DDraceNetwork via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall tw.ddnet.ddnet

Ou

flatpak uninstall tw.ddnet.ddnet

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

O post Como instalar o cliente DDraceNetwork no Linux via Flatpak apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

Como instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux

Posted: 20 May 2020 12:56 PM PDT

Se você quer desenvolver jogos que contam histórias para jogar em qualquer dispositivo, conheça e veja como instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux.

O Bladecoder Adventure Engine é um conjunto de ferramentas para criar aventuras gráficas interativas (jogos clássicos do tipo point and click, ou apontar e clicar).

Como instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux
Como instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux

Esse tipo de jogo é um ótimo meio para contar histórias e os dispositivos móveis oferecem uma grande oportunidade para eles renascerem e evoluirem.

Na prática, o Bladecoder Adventure Engine, é uma plataforma para contar histórias, histórias interativas com gráficos modernos, animações e música.

O Bladecoder Adventure Engine foi desenvolvido usando o framework LibGDX e o projeto gera um layout similar a qualquer projeto LibGDX. Isso reduz a curva de aprendizado e facilita o desenvolvimento e a implantação em várias plataformas.

O Bladecoder Adventure Engine é composto pelos seguintes subprojetos:

  • Adventure Editor: o editor gráfico para criar jogos point and click..
  • Blade Engine: o mecanismo para executar os jogos criados com o Adventure Editor.
  • Adventure Editor

    O Adventure Editor é um editor gráfico para criar pontos completos e clicar em jogos com programação mínima.

    Blade Engine

    Blade Engine tem os seguintes recursos:

    • Suporte multi-plataforma: Android, IOS e Desktop (Windows, OSX e Linux);
    • Várias técnicas de animação: animação de sprite/atlas, animação de Spine (recorte) e animação de modelo 3d;
    • Suporte a caracteres 3d;
    • Multi resolução para lidar com diferentes densidades e tamanhos de tela;
    • Suporte multilíngue.

    O Bladecoder Adventure Engine é licenciado sob a licença Apache 2, o que significa que você pode usá-lo gratuitamente, sem restrições em projetos comerciais e não comerciais.

    Como instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux via Flatpak

    Para instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

    Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

    Depois, você pode instalar o editor de jogos Bladecoder Adventure Engine via Flatpak, fazendo o seguinte:

    Passo 1. Abra um terminal;
    Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

    flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/com.bladecoder.adventure-editor.flatpakref

    Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

    flatpak --user update com.bladecoder.adventure-editor

    Passo 4. E se precisar desinstalar o programa, execute o seguinte comando no terminal:

    flatpak uninstall com.bladecoder.adventure-editor

    Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run com.bladecoder.adventure-editor em um terminal.

    E se você gostou do aplicativo, deixe suas impressões nos comentários!

    O que está sendo falado no blog

    <a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

    O post Como instalar o incrível GNOME Games no Linux via Flatpak apareceu primeiro em Blog do Edivaldo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário