Bom dia!
Investidores brasileiros começam a sexta-feira em clima agridoce de alalaô, fazendo festa para não pensar em problemas. É que ontem o Ibovespa recuou mais de 1%, isso enquanto Nova York marcava um recorde. O S&P 500 fechou pela primeira vez acima da marca de 5.000 pontos – e se prepara para mais uma subida nesta sexta, como apontam os futuros do índice.
Já o Brasil tem viés de baixa, não exatamente por um indicador específico, mas por causa dos instintos dos investidores. Depois que o sino de fim de pregão soar na B3, a bolsa brasileira só vai reabrir lá na tarde da quarta-feira de cinzas. Isso enquanto Nova York segue funcionando normalmente.
Não só isso: na terça, enquanto a Faria Lima pula carnaval, os EUA divulgam a inflação de janeiro, medida pelo CPI. O dado é crucial para as projeções de quando finalmente o Fed (o BC dos EUA) começará a cortar juros por lá. As apostas de juros altos por mais tempo têm pesado sobre a B3 de maneira mais pesada do que no próprio mercado americano. Enquanto investidores fogem do Brasil em busca de rentabilidades confortáveis nos EUA, por lá os coletinhos de Wall Street apostam que as companhias atravessaram o ciclo de juros altos preservando rentabilidades.
A consequência de ter o mercado fechado justamente no dia de um indicador importante lá fora é a cautela: nessas situações, investidores preferem vender ativos, colocar um lucro no bolso e rumar ao feriado. Isso pode se potencializar dado o contexto pouco inspirador do Ibovespa.
Mas há alguma esperança de alta. A Petrobras divulgou na noite de ontem seus resultados operacionais do quarto trimestre, com aumento na produção e nas exportações. A companhia também turbinou a produção local de combustíveis, diminuindo a necessidade de importações – e o impacto de não repassar integralmente as oscilações do petróleo no mercado internacional.
A companhia anda renovando seus recordes de valor de mercado. Nesta manhã, os ADRs sobem 0,80%. Por outro lado, o EWZ, que mede a bolsa como um todo, recua 0,40%. Bons negócios e bom carnaval. Nos reencontramos na quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário