Os eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) parecem próximos de virar realidade. A EHang, empresa chinesa fabricante destes táxis voadores, promete entregar os primeiros ainda neste ano. Seu modelo de maior sucesso, o EH216-S, recebeu a certificação do governo chinês para operar, apesar de ainda faltarem duas licenças para poder finalmente transportar passageiros. Como vai funcionar?- Inicialmente, o táxi aéreo elétrico chinês operará com certas restrições tanto para segurança quanto para integração das estruturas comerciais existentes.
- A EHang afirma que vai monitorar de perto os voos em novas rotas no início e também terá observadores adicionais para operações além do campo visual.
- Além disso, o eVTOL vai progredir gradualmente em direção a voos cada vez mais altos.
Testes já foram feitosNo início deste ano, o EH12-S completou o primeiro voo autônomo com passageiros a bordo no Japão. O evento aconteceu na província de Oita, onde a aeronave elétrica chinesa pôde ser vista voando ao longo da costa da Praia de Tanoura sem um piloto, mas com dois passageiros. Entre os clientes anunciados pela EHang está a polícia espanhola, que tem interesse em acrescentar eVTOLs a sua frota. E por aqui?No Brasil, o projeto mais próximo da realidade é da Eve, que em parceria com a Embraer pretende fabricar eVTOLs em Taubaté, no interior de São Paulo. A última fase no desenvolvimento anunciado pelas empresas foi um estudo de percepção da imagem e do som dos novos veículos. "Nosso objetivo foi compreender as respostas das pessoas à pegada visual e sonora do eVTOL, correlacionando o nível e as características sonoras com a percepção e aceitação do incômodo", disse a Eve em comunicado. A empresa, no entanto, não dá um prazo para começar a produção de fato de seu primeiro eVTOL. |
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