Com votação recorde (60,3 milhões), Lula derrotou Bolsonaro (58,2 milhões) e foi eleito pela terceira vez presidente do Brasil. Em proporção de votos, deu 50,9% a 49,1%. José Roberto de Toledo usa a matemática para dizer que dois milhões de votos evitaram que o Brasil virasse uma autocracia. Não vai dar tempo de descansar depois da campanha: Lula já precisa começar a negociar o Orçamento para o ano que vem com o Congresso. E vai encontrar resistência bolsonarista a seu governo. A posse será em 1º de janeiro. .......................... A FRASE Todos juntos seremos de reconstruir este país e construir um Brasil do tamanho dos nossos sonhos. Lula, em seu pronunciamento depois de eleito, acelerado para evitar ataques ao resultado das urnas. .......................... Bolsonaro não se pronunciou depois da derrota e, segundo Tales Faria, não tem a menor vontade de passar para Lula a faixa de presidente. .......................... Jamil Chade explica que foi uma espécie de seguro contra um golpe a pressa de EUA, França, Alemanha, União Europeia e Argentina para dar os parabéns a Lula e reconhecer sua vitória. .......................... O que vem por aí: Bolsonaro deve contestar no TSE o resultado da eleição e manter ataques ao STF, diz Carolina Brígido. Lula terá duas vagas para preencher no Supremo em 2023. .......................... O grande escândalo do dia do segundo turno foi a ação da Polícia Rodoviária Federal, concentrada no Nordeste, atrasando a circulação de eleitores. Alexandre de Moraes convocou para uma conversa o diretor geral da corporação. .......................... Foi golpe a ação da PRF, diz Reinaldo Azevedo. Tentativa de golpe, para Chico Alves. Também Leonardo Sakamoto viu tentativa de golpe. E pode ter sido o último golpe fracassado de Bolsonaro contra a eleição, analisa Ricardo Kotscho. ......................... ELEIÇÃO EM SÃO PAULO Tarcísio de Freitas venceu Fernando Haddad, por 55,35% a 44,67%. O candidato do PT é cotado para assumir algum ministério de Lula. .......................... ELEIÇÃO NA BAHIA Jerônimo Rodrigues, do PT, passou por ACM Neto e ganhou o governo da Bahia. .......................... ELEIÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL Eduardo Leite, do PSDB, derrotou Onyx Lorenzoni. .......................... ELEIÇÃO EM PERNAMBUCO Raquel Lyra derrotou Marília Arraes. É a primeira mulher eleita para governar Pernambuco. .......................... MAIS ESTADOS Alagoas: Paulo Dantas. Amazonas: Wilson Lima. Espírito Santo: Ronaldo Casagrande. Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel. Paraíba: João Azevedo. Rondônia: Coronel Marcos Rocha. Santa Catarina: Jorginho Melo. Sergipe: Fábio Mitidieri. .......................... SEU BOLSO Com Lula, o que esperar para Auxílio Brasil, salário mínimo e gasolina?
****************** CERCADINHO Bolsonaristas reunidos na Esplanada dos Ministério para comemorar o que achavam que seria vitória de Bolsonaro choraram e se ajoelharam para rezar quando foi confirmada a derrota para Lula. Alguns grupos falaram em fraude nas urnas e defenderam um golpe das Forças Armadas.
****************** PRA FICAR DE OLHO O asteroide 2022 RM4, do tamanho de um arranha-céu, passa pela Terra. ****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS O destaque da edição de sexta-feira é uma entrevista com a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, que diz que é hora de as mulheres negras assumirem a liderança no Brasil e na América Latina, para "impulsionar as demandas de nossos povos". Para receber a newsletter, terça e sexta, inscreva-se. ****************** NA NEWSLETTER DA DANIELA PINHEIRO A jornalista conversou com Marcos Nobre, presidente do Cebrap. Um dos pontos principais é a atuação do que chama de partido digital bolsonarista. Cadastre-se para receber o boletim toda sexta. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário