Durante o governo Bolsonaro aumentou de 39 milhões para 49 milhões o número de pessoas na extrema pobreza inscritas no CadÚnico, o cadastro para programas sociais do governo federal. É quase um quarto da população brasileira na miséria, vivendo em famílias que têm menos de R$ 105 para gastar por mês com cada um de seus integrantes.
****************** CORRIDA ELEITORAL Placar atualizado: Lula 53% X 47% Bolsonaro, segundo o Ipespe. .......................... Bolsonaro voltou à carga contra as urnas eletrônicas, dizendo que as Forças Armadas não garantem a "credibilidade" do equipamento. .......................... Enquanto isso, Lula martela o compromisso de fazer um governo amplo e de não tentar a reeleição. .......................... ELEIÇÃO EM SÃO PAULO Pesquisa Ipec mostra Fernando Haddad (43% das intenções de voto) tecnicamente empatado com Tarcísio de Freitas (46%) na disputa pelo governo paulista. .......................... A Polícia Civil de São Paulo vai pedir a íntegra dos vídeos de um tiroteio em Paraisópolis feitos por um cinegrafista da Jovem Pan que foi pressionado a apagar as imagens por um integrante da campanha de Tarcísio de Freitas. .......................... ELEIÇÃO GAÚCHA Um trecho de debate entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni teve cara de quadro de programa de humor. Leite pediu oito vezes para Lorenzoni apresentar uma proposta para a dívida gaúcha, e a resposta, várias vezes, foi que era melhor que a do adversário - e só. .......................... SEU BOLSO Depois do plano de mexer no salário mínimo, a proposta da vez do governo Bolsonaro é acabar com as deduções de despesas de saúde e de educação no Imposto de Renda. Em quatro anos, Paulo Guedes já quis mudar o salário mínimo, as aposentadorias, o Imposto de Renda e os salários de servidores públicos. ****************** CERCADINHO Roberto Jefferson, o amigo presidiário de Bolsonaro, voltou a ofender a ministra do STF Cármen Lúcia. E chamou Alexandre de Moraes de integrante de milícia judicial. .......................... Depois de ter atirado em policiais federais, Jefferson virou "herói" em canais neonazistas no Telegram. .......................... Análise de Matheus Pichonelli: Bolsonaro finge que quer punir Jefferson por seguir sua cartilha violenta. .......................... Carlos Affonso vê no uso das redes sociais na prisão de Roberto Jefferson uma repetição do caos na eleição nos EUA. .......................... Por Bolsonaro, o PTB, partido de Jefferson, abandonou o centrão para abrigar radicais da extrema-direita - e se deu mal; elegeu só um deputado federal. ****************** O BRASIL NA LONA Triste recorde no país: 6,3 milhões de empresas (30% de todas) estão inadimplentes. .......................... O NÚMERO 42 mil É o total de mulheres presas no Brasil; 63,5% são negras; 45% não têm condenação. No mundo, só EUA e China têm mais mulheres na prisão. ****************** QUESTÃO INDÍGENA Relatório da ONU fala em ameaça espiritual, cultural e física aos indígenas no Brasil.
****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA A edição desta semana explica por que as pesquisas de intenção de voto divulgadas a partir de ontem podem indicar com precisão o resultado do segundo turno. Inscreva-se para receber o boletim. ****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS Na semana do aniversário da morte da ativista norte-americana Rosa Parks, famosa por não ter cedido o lugar no ônibus para um branco, o boletim destaca o caso de racismo contra o humorista Eddy Júnior, novo episódio da discussão sobre o lugar ocupado por pessoas negras. Cadastre-se para receber o boletim toda terça e toda sexta. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário