terça-feira, 7 de setembro de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 221.163.251 contaminados e 4.576.410 mortos no mundo. No Brasil são 20.899.933 contaminados e 583.810 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,53 bilhões. No Brasil são 202.515.750 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
LOTES BLOQUEADOS
 
O Ministério da Saúde decidiu bloquear 25 lotes da CoronaVac que foram interditados pela Anvisa. De acordo com a pasta, a medida é temporária e busca evitar que as doses sejam movimentadas até que a agência finalize a investigação sobre o caso. No documento, o ministério solicita que os lotes interditados sejam separados dos demais e que fiquem mantidos em quarentena na temperatura de 2 a 8 graus celsius. Ao todo, 12,1 milhões de doses da CoronaVac foram produzidas na China, em fábrica da Sinovac não inspecionada e aprovada pela Anvisa. Em comunicado, o Instituto Butantan assegurou a eficácia e segurança das vacinas.
 
AVANÇO DA VARIANTE DELTA
 
A variante delta do coronavírus já foi identificada em ao menos 181 municípios brasileiros. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número representa 7,7% das 2.344 cidades que participaram da última edição da pesquisa CNM, o que retrata 42,1% dos municípios do país. Em 88% das cidades, a nova cepa não foi identificada. Embora a taxa seja baixa, "o percentual é quase o dobro das edições anteriores da pesquisa", alerta a CNM. A disseminação da delta é uma preocupação para as autoridades de saúde. No Rio de Janeiro, mais de 90% das amostras sequenciadas atestaram a presença da variante.
 
QUEDA NOS TRANSPLANTES
 
Um estudo publicado essa semana na revista científica The Lancet Public Health mostrou que o total de transplantes realizados no mundo caiu 16% no último ano, em consequência da pandemia. Entre os 22 países analisados, em quatro continentes, o Brasil está entre os de pior performance, com redução de 29% no número de transplantes feitos. "Em 2019 foram 18 doadores por milhão de habitantes. Em 2020, esse número caiu para 15 e agora, para 13. É como se nós tivéssemos regredido para oito anos atrás", disse a VEJA o transplantador Huygens Garcia. A maior queda aconteceu no transplante de pulmão (-56%).
 
IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO
 
Acometida pela forma grave da Covid-19, a diretora do GANEP Nutrição Humana, Maria de Lourdes Teixeira da Silva, explica, em entrevista a VEJA Saúde, a importância da alimentação na recuperação da doença. Para ela, a primeira atitude seria "corrigir hábitos alimentares", uma vez que a obesidade está associada a possíveis complicações de longo prazo. A médica explica que os ajustes "variam conforme o grau de infecção", mas, por exemplo, para quem perdeu muito músculo, o ideal será aumentar o aporte de proteínas, até com suplementos. Leia aqui a entrevista completa.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário