sexta-feira, 9 de julho de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 185.582.662 contaminados e 4.010.839 mortos no mundo. No Brasil são 18.962.762 contaminados e 530.179 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,35 bilhões. No Brasil são 110.979.212 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
SINAIS DE ESPERANÇA
 
Apesar da inépcia inicial do governo Bolsonaro, a vacinação avançou nas últimas semanas e os bons resultados começam a aparecer. Reportagem de capa de VEJA desta semana mostra que o país registra quedas consecutivas do número de hospitalizações e mortes, consequência direta do avanço da imunização. Esse recuo já sugere que é possível vislumbrar, dentro de alguns meses, o controle da pandemia no Brasil. A melhora é inegável, mas ainda é preciso precaução, principalmente por causa da disseminação de novas variantes, em especial a delta. Mais transmissível, ela pode atrapalhar a retomada das atividades no país, que já começou.
 
RECORDE DE QUEDA
 
O Brasil registrou a maior redução na média móvel de casos de Covid-19 desde o início da pandemia: 37,05% em comparação com os números de duas semanas atrás. A taxa apresenta queda consistente há nove dias no país, bem como o índice de mortes, que recuou 23,24% em relação a catorze dias atrás. A última edição do boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz também trouxe boas notícias: pela primeira vez no ano, não houve aumento na taxa de incidência nem de mortalidade por coronavírus em nenhum dos estados brasileiros.
 
ATRASO FATAL
 
No fim de junho, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, perdeu o pai, o advogado Valmar Souza Paes, aos 78 anos, para a Covid-19. Valmar havia tomado a primeira dose da vacina e deixou a mulher, filhos e netos a trinta dias de receber a segunda. Em depoimento a Sofia Cerqueira, Paes afirma que o atraso no início da imunização "foi fatal" no caso do seu pai. Segundo ele, sua mãe, que já tomara as duas doses e também fora contaminada, passou ilesa, apesar de ser diabética. "Se ele foi vítima desse atraso na vacinação, vou lutar ainda mais para que outras famílias não passem pela mesma dor", afirma o político.
 
JOGOS SEM PÚBLICO
 
Após anunciar uma nova fase de estado de emergência na capital do país, o governo do Japão decidiu que não haverá torcida na Olimpíada de Tóquio, que começa no próximo dia 23. A medida se restringe aos eventos na capital japonesa, enquanto outras províncias que receberão algumas modalidades poderão decidir se liberam ou não a presença de espectadores em número reduzido. A decisão tomada por membros do Comitê Olímpico Internacional e pelo Comitê Organizador dos Jogos se deve ao aumento no número de casos de Covid-19. "Não tínhamos outra escolha", afirmou Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador local.
 
ALERTA DA FRANÇA
 
A França alertou seus cidadãos a não viajarem para a Espanha ou Portugal durante as férias de verão por causa do avanço da variante delta do coronavírus. A nova cepa tem causado aumento de casos da doença nesses países. Atualmente, o governo francês permite a viagem para todas as nações da União Europeia. Os turistas precisam estar vacinados ou apresentar teste PCR negativo no retorno. Segundo o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune, trata-se de uma recomendação, mas o país pensa em retomar algumas restrições concretas em relação a viagens. A França teme uma quarta onda da pandemia em julho.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário