quinta-feira, 8 de julho de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 185.125.237 contaminados e 4.002.924 mortos no mundo. No Brasil são 18.909.037 contaminados e 528.540 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,32 bilhões. No Brasil são 109.427.085 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
A VOLTA DOS SHOWS
 
O estádio Allianz Parque, em São Paulo, será palco de quatro shows-teste entre outubro e novembro deste ano, informou o governo estadual. As apresentações, ainda sem artistas definidos, fazem parte de um circuito de trinta eventos divididos em quatro áreas: fins sociais, economia criativa, esportes e negócios. O uso de máscaras será obrigatório e só aqueles com a vacinação completa poderão comparecer. Além disso, a gestão Doria liberou o retorno das aulas presenciais em faculdades a partir de 2 de agosto. As salas terão ocupação máxima de 60%. O estado deve antecipar novamente o calendário de imunização, mas a inclusão novas categorias em grupos prioritários está descartada.
 
DESCOBERTA BRASILEIRA
 
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o novo coronavírus usa as glândulas salivares como reservatórios nos quais ele se replica e deles parte para infectar outras células. É a primeira vez que um vírus respiratório é encontrado nessas estruturas. O achado, acreditam os cientistas, ajuda a explicar por que o vírus causador da Covid-19 é abundante na saliva, e principalmente, é tão infeccioso. A investigação foi feita a partir da análise de amostras de tecidos extraídos de três tipos diferentes de glândulas salivares retiradas de 24 pacientes que haviam morrido em razão da doença.
 
ALERTA: SEGUNDA DOSE
 
Cerca de 3,5 milhões de brasileiros não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, apenas 13% da população completou o esquema de imunização com duas doses – ou recebeu o fármaco de injeção única. Para o ministro Marcelo Queiroga, o governo federal, estados e municípios devem reforçar a comunicação para estimular a procura das pessoas que já tomaram a primeira dose para que completem o ciclo dentro do prazo previsto e, assim, fiquem protegidos contra o coronavírus. A preocupação maior é com os idosos, que têm a situação imunológica mais comprometida.
 
BUTANVAC: ESTUDO AUTORIZADO
 
A Anvisa liberou o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan contra a Covid-19. O protocolo já havia sido aprovado pelo órgão sanitário no dia 9 de junho, mas faltavam informações pendentes especificamente sobre os dados gerados pelo Butantan relativos à inativação do vírus, que foram entregues pelo instituto e avaliados pela agência sanitária. A pesquisa de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C). Neste momento, está autorizada a etapa A, que vai envolver 400 voluntários. O imunizante será aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.
 
EMERGÊNCIA EM TÓQUIO
 
A duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo japonês cogita banir a presença de espectadores no evento e deve declarar novo estado de emergência devido ao aumento de casos de Covid-19. Se confirmado, esta será a quarta vez que a medida é adotada no Japão desde o início da pandemia. A restrição consiste no fechamento antecipado de bares e restaurantes, bem como a proibição de venda de bebida alcoólica. A capital japonesa registra alta de novos infectados há dezessete dias seguidos. A reunião entre o governo e o Comitê Olímpico Internacional para decidir sobre a presença de público acontece nesta quinta.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário