quarta-feira, 7 de julho de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 184.692.748 contaminados e 3.995.312 mortos no mundo. No Brasil são 18.855.015 contaminados e 526.892 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,26 bilhões. No Brasil são 107.626.960 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
VACINA PARA JOVENS
 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sinalizou que crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos devem ser incluídas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 em breve. Ele combinou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de ir vacinar a primeira criança na cidade. Enquanto isso não acontece, a vacinação avança entre adultos e, após início lento, a meta de aplicar ao menos 1 milhão de doses por dia foi alcançada em 37 ocasiões, sendo 18 em junho e quatro em julho. No estado de São Paulo, o Ministério Público e a Secretaria de Justiça e Cidadania investigam dezenas de casos de fura-filas e de pessoas que tomaram uma terceira dose.
 
BONS SINAIS NO BRASIL
 
A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil, medida pelo Imperial College de Londres, caiu para 0,91 nesta semana. Trata-se do menor número desde o dia 18 de maio e significa que cada 100 contaminados transmitem a doença para outras 91 pessoas. Quando o índice fica abaixo de 1, mostra que a pandemia está controlada no território analisado. Além disso, o país chegou a uma semana com cenário de queda consistente, ou seja, acima de 15%, nas médias móveis de casos e mortes. No último período analisado por VEJA, a redução na taxa de óbitos foi de 34,47% em relação a duas semanas atrás e de 22,21% na de novos infectados.
 
GRUPO PRIORITÁRIO
 
O Ministério da Saúde incluiu bancários e trabalhadores dos Correios nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga. Segundo ele, a inclusão foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro em resposta a solicitações feitas pelos segmentos há três semanas. Queiroga não detalhou em que ordem de prioridade essas categorias foram inseridas nem quantas pessoas serão beneficiadas com a medida. Segundo Pedro Guimaraes, presidente da Caixa, mais de 500.000 bancários terão acesso antecipado aos imunizantes. Uma nota técnica deve ser publicada nos próximos dias com mais detalhes.
 
TESTES DE NOVO IMUNIZANTE
 
A Anvisa autorizou a realização de testes clínicos no Brasil para uma nova vacina contra a Covid-19, produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, com sedes na França e nos EUA. Os estudos devem contar com a participação de 150 brasileiros nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O ensaio clínico autorizado é de fase 1 e 2, quando a vacina é aplicada inicialmente em grupos pequenos de adultos saudáveis e depois em grupos que representam a população alvo que se pretende imunizar. A tecnologia empregada no fármaco é a de RNA mensageiro. Além do Brasil, os ensaios deverão ocorrer nos EUA, Honduras e Austrália.
 
FESTA SEM MÁSCARAS
 
Após adiar a edição de 2020 para não precisar aderir à versão online, o Festival de Cannes celebra, até 17 de julho, a primeira edição desde o começo da pandemia. A tradicional cerimônia do cinema francês coincide com a flexibilização das medidas de restrição na França e, por isso, as estrelas puderam desfilar com os rostos à mostra, já que o uso de máscaras ao ar livre foi dispensado. O evento adotou também protocolos, como testes rápidos de Covid-19 e exigência de certificado de vacinação ou de exame negativo. Membro do júri, o cineasta Spike Lee criticou Jair Bolsonaro na abertura do festival, a quem chamou de 'mafioso'.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário