sexta-feira, 7 de maio de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 156.117.850 contaminados e 3.257.754 mortos no mundo. No Brasil são 15.003.563 contaminados e 416.949 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,23 bilhão. No Brasil são 51.238.984 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
A FACE DA TRAGÉDIA
 
A semana ficou marcada pela morte do ator Paulo Gustavo, vítima da Covid-19, aos 42 anos. Famoso por dar vida à personagem Dona Hermínia, a mais brasileira das mães, ele passou 44 dias internado no Rio de Janeiro e não resistiu às complicações da doença que já tirou a vida de quase meio milhão de pessoas no país, muitas delas na faixa etária que vai dos 40 aos 45 anos. Reportagem de capa de VEJA desta semana mostra como o abrevio da vida de um dos principais nomes do humor nacional deixou o país de luto e deu um rosto a todos os vitimados pela doença. A partida do homem que teve a capacidade de falar com todos deixa os brasileiros órfãos.
 
QUEDA NA MÉDIA MÓVEL
 
Seis capitais brasileiras atingiram nesta semana a menor média móvel de mortes por Covid-19, desde pelo menos março deste ano, segundo levantamento de VEJA. O exemplo mais positivo vem de Manaus, que registrou taxa de 6,7 óbitos, a menor desde 18 de dezembro. Em São Paulo, capital com mais vítimas da doença em números absolutos, a média chegou a 113,7, a menor desde 25 de março. O índice recuou também em Belém, Maceió, Cuiabá, Vitória e Campo Grande. Nas demais capitais, o indicador de vítimas fatais segue com estabilidade. Em relação aos casos, Brasília, São Luís e Recife também apresentam queda na média móvel.
 
NOVA VARIANTE
 
A secretaria de Saúde do Rio de Janeiro identificou uma nova variante do coronavírus em circulação no estado. A cepa recebeu o nome P.1.2, por ser uma mutação da linhagem P.1, identificada em Manaus, e foi encontrada principalmente na região norte do estado. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello, ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal. A P.1 ainda é a variante com a maior frequência no estado, correspondendo a 91,49% das amostras analisadas. Já a nova cepa, a P.1.2, foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas ao sequenciamento.
 
PATENTES EM DISCUSSÃO
 
Após o governo Biden dizer que os EUA vão apoiar a suspensão das patentes de vacinas contra a Covid-19, a Comissão Europeia afirmou que está pronta para começar a discussão e o presidente da França, Emmanuel Macron, salientou que apoia a ideia. No Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ser contra a medida. O governo brasileiro se posicionou da mesma forma na Organização Mundial do Comércio, apesar de Jair Bolsonaro já ter insinuado que as farmacêuticas tentam desqualificar medicamentos baratos – como a cloroquina – por interesses comerciais. A discussão fez as ações da Pfizer e da Moderna caírem.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário