segunda-feira, 3 de maio de 2021

O café coloca seu coração em risco?

Método de preparo faz do café um veneno! Entenda

 

 ANÚNCIO
[Vídeo] Quais plantas são melhores que remédios?
 

Você já ouviu falar no suco refrescante que pode aliviar o refluxo? E no chá que tem poderosos efeitos anti-hipertensivos?

Neste vídeo revelador, a nutricionista Lara Gabriela Cerqueira, professora especializada em fitoterapia, revela tudo sobre o mundo das plantas medicinais.

Clique aqui e assista agora.

 

Receba conteúdos exclusivos em primeira mão...

Sua Saúde Natural
 
 

O café te ajuda ou coloca sua saúde em risco?

Lara Gabriela Cerqueira, Nutricionista especializada em Fitoterapia

 

Olá, tudo bem?

 

Lara Gabriela Cerqueira falando. Se você é um amante de café como eu, é provável que a essa hora você já tenha tomado pelo menos dois cafés — eu já estou na terceira xícara!

 

E é por isso que nossa conversa de hoje é tão importante. Existe um método de preparo do delicioso cafezinho que estraga todos os seus benefícios — e pode fazer da bebida um veneno! 

 

Algumas pessoas gostam de fazer o café por decocção — aquela técnica que eu explico no meu Tutorial do Chá Perfeito. Ou seja: elas colocam o café para ferver junto com a água. E depois coam a mistura para beber.

 

O problema é que esse método permite a extração de compostos nocivos presentes no café e que podem ameaçar seu coração.

 

Quando você "cozinha" o café, isso permite a extração de compostos chamados diterpenos, que em excesso são ruins para a sua saúde cardiovascular. 

 

Isso porque eles podem levar a um aumento nocivo do colesterol LDL e dos triglicerídeos. 

 

Nem sempre colesterol alto quer dizer risco cardíaco — e ainda falaremos sobre o uso indiscriminado de estatina — mas a junção entre aumento de LDL e triglicérides é um risco para a saúde do seu coração.

   

 ANÚNCIO
Quer perder peso? Conheça o real vilão e o seu maior aliado
 

Um hormônio do seu corpo é quem determina se você perde ou acumula gordura. E, para perder peso, basta você ativá-lo da maneira certa, sem usar nenhum tipo de dieta mirabolante, exercício extenuante ou remédio duvidoso.

Neste vídeo, o Dr. Naif Thadeu revela a forma simples de usar o hormônio a seu favor. (assista aqui)

 

  

Mas todo café é perigoso?

 

Calma, não precisa se desesperar achando que precisará banir o querido café da sua vida. É só escolher o jeito certo para aproveitar os benefícios da bebida.

 

Eu sempre digo que o café também é um chá — e, assim como qualquer chá, também para o café existe um jeito certo de preparo que valoriza suas propriedades e impede a extração de compostos nocivos.

 

No caso do café, uma ótima opção é a percolação, que é o clássico "café passado", provavelmente o jeito mais comum de se fazer café aqui no Brasil.

 

 

A prensa francesa (essa da foto acima) também é um ótimo método para garantir que o café seja um grande aliado da sua saúde.

 

Esse equipamento permite fazer o café por infusão, ou seja, você coloca a água quente em contato com o café e espera alguns minutos. Depois é só abaixar a prensa para coar a bebida.

 

Além de preservar o sabor e as propriedades da bebida, esse método de preparo ainda evita o uso dos filtros de papel, que podem conter químicos nocivos para sua saúde — além do lixo produzido e do custo extra.

 

Escolhendo uma dessas duas técnicas, tanto o café coado quanto aquele feito na prensa francesa vão garantir mais energia, foco e até bom humor ao seu dia.

 

O café — quando consumido da forma correta — tem o poder de te inundar de dopamina, um neurotransmissor que serve para ligar uma célula à outra. 

 

Além de nos dar entusiasmo, força e disposição, a dopamina também é responsável por controlar os movimentos voluntários do corpo, o que pode ajudar em casos de Parkinson e outras doenças motoras.

 

Um estudo realizado pela Escola Paulista de Medicina mostrou que as doses de café terapêutico trouxeram resultados em 45 dias. Para chegar aos resultados, os pesquisadores avaliaram ratos catatônicos, ou seja, que estavam em estado imóvel. 

 

E olha só o poder da planta medicinal. A cafeína natural utilizada foi capaz de bloquear o efeito até mesmo do medicamento que havia deixado os animais em estado "vegetativo".

 

O café tem outros benefícios para o cérebro. Diversos estudos comprovam uma melhoria na performance cognitiva e psicomotora do consumidor, com ganhos em: 

  • Energia; 
  • Capacidade de concentração; 
  • Desempenho em tarefas simples; 
  • Vigilância auditiva; e
  • Diminuição da sonolência e do cansaço. 

Além disso, o café é diurético. Se você não ultrapassar a dose de cinco xícaras diárias, ele ainda pode te auxiliar no controle da hipertensão.

 

Vale lembrar que a dopamina é a substância do cérebro responsável pelo prazer. Então, se ela estiver em dia, você também pode ter mais satisfação sob os lençóis. 

 

Mas não estrague o seu café adicionando açúcar à bebida!

 

O café com açúcar prejudica sua saúde corporal e cerebral. Ao  invés de eliminar os radicais livres, que são uma espécie de sujeira que fica entre as células, o açúcar contribui para causar mais oxidação. 

 

Além disso, nossas papilas gustativas são muito sensíveis a estímulos. Uma vez que você adoça o café, seu paladar se acostuma com o doce e vai exigir cada vez mais açúcar. 

 

Procure treinar seu paladar para beber o café puro. Comece reduzindo a dose de açúcar, experimente cafés de sabor mais suave e, se possível, invista em um café de boa qualidade. 

 

Uma dica para cortar o açúcar é misturar um pouco de canela no café. Faça um teste e me diga se não fica uma delícia!

 

Te espero na próxima,

 

 

  ANÚNCIO
Combater o diabetes com frutas? SIM!
 

Pesquisas recentes descobriram que 3 dessas frutas são eficientes no combate ao diabetes e capazes de baixar a sua glicemia em uma hora.

Descubra aqui quais são e qual a melhor forma de consumi-las.

 

 

Referências bibliográficas:

  • GROSS, G. et al.. Analysis of the content of the diterpenes cafestol and kahweol in coffee brews. Food and Chemical Toxicology, Volume 35, Issue 6, 1997, Pages 547-554, ISSN 0278-6915, https://doi.org/10.1016/S0278-6915(96)00123-8.
  • URGERT, R.; KATAN, M. B.. The cholesterol-raising factor from coffee beans. Annual review of nutrition vol. 17 (1997): 305-24. doi:10.1146/annurev.nutr.17.1.305

  

 
 
 
 

O que você achou deste conteúdo?

Estamos enviando este email porque você é assinante Jolivi. Se preferir não receber novas recomendações de saúde, acesse aqui para cancelar o recebimento, ou acesse nossa Central de Preferências para escolher quais newsletters deseja receber.

 
Jolivi Natural Health
 

Esta mensagem foi enviada para canaltutodroid.nega@blogger.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.

 
 
 

As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário