Oi l, qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando ouve a palavra empreendedorismo?
Por anos, a gente associou essa palavra à imagem do executivo tradicional. Um homem branco de meia idade vestindo terno e gravata.
É claro que essa pode ser uma das pessoas empreendedoras, mas não precisa ser só isso. A gente acredita que criativxs e quem está fora dessa bolha executiva também pode empreender, mas existem barreiras que afastam o empreendedorismo dessas pessoas.
A primeira dessas barreiras é a linguagem! Palavras e termos difíceis fazem tudo parecer chato e quadrado. Eles começam a falar de ROI, KPI, turnover e a gente já pensa "isso não é pra mim". Quem nunca?
Outra barreira muito grande é a visão de mundo de crescimento exponencial e constante. Se eu não quero uma empresa que tá sempre em busca de crescer e lucrar mais, a impressão é que eu não posso empreender. E se eu só quero um negócio que me sustente e traga felicidade? A gente já passou por esse questionamento...
A distância que essas duas barreiras colocam entre o empreendedorismo e a criatividade ainda cria outro desafio: a precariedade. A gente se acostuma a trabalhar ganhando pouco, sem ter os recursos necessários e quase sempre desvalorizando o próprio esforço pessoal.
E tudo isso é uma roda. Um desafio puxa outro que puxa outra que puxa outro… E assim vai…
A gente constrói uma carreira insustentável por que não acredita que é digno de cobrar aquilo que é justo pelo nosso serviço. Aí que surge o desafio do dinheiro. A gente não cobra o que é justo porque tá acostumado a trabalhar na precariedade.
E a próxima barreira também tá ligada. A gente que é criativx tem medo de vender. A gente tem medo de ser vendedor ou marketeiro. Essas coisas são feias na nossa cabeça porque a gente acredita que só pode focar na parte artística do nosso trabalho.
Aquela lenda de que quanto melhor você for, mais as pessoas querem te contratar. O problema é que, se você tá há um tempo no mercado, sabe que isso é mentira.
E se isso já parece desafio demais, se prepara que tem um outro que é o mais difícil de todos pra gente que é criativx: o foco!
A gente tem dificuldade de focar porque a mente tá sempre fervilhando e construindo um monte de ideias novas que precisam ficar prontas pra ontem. Uma ideia vai sobrepondo a outra e a gente não consegue focar de verdade.
Ufa… Os desafios não são poucos.
E você já deve ter passado por pelo menos um desses desafios na sua vida. Tô certa?
Mas sabe o que é melhor de tudo? A gente quer empreender mesmo com todas essas dificuldades.
A gente acredita que criativxs podem, sim, empreender e levar o seu trabalho pro mundo. Você pode conquistar o mundo mesmo com todas essas dificuldades.
Foi por isso que a gente criou a comunidade Galáxya: pra você descobrir como empreender superando todas essas dificuldades sem deixar a criatividade de lado.
Clique aqui e conheça a Galáxya!
Beijos e vamos juntxs superar os desafios.
Vic Celeste
Rafa Cappai + Espaçonave
Câmbio, desligo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário