No ano passado, foram investidos R$ 17,5 bilhões em publicidade no Brasil, segundo dados divulgados pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) nesta semana, o que representa alta de 6% em relação a 2018. É importante destacar que houve crescimento da base do estudo no último ano. O painel de 2018 contou com o levantamento dos investimentos em mídia das 75 maiores agências do país, número que subiu para 226 em 2019. Internet e mídia exterior crescemA participação dos veículos de internet no total foi a que mais cresceu, se comparados os dados de 2019 com 2018. A fatia subiu de 17,7% para 21,2%. O relatório desmembra o investimento realizado na internet em cinco categorias: áudio (0,3%), vídeo (9,5%), busca (11,5%), social (23,6%) e display/outros (51,1%). A mídia exterior (ou "out of home"), por sua vez, passou de 8,4% para 10,5% do bolo total dos investimentos em publicidade. IAB vê internet com fatia ainda maiorPara a filial brasileira da associação internacional Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a participação total da internet no bolo publicitário do Brasil deve ser ainda maior que a apontada pelo Cenp. Para a associação, o investimento em internet já alcança entre 50% e 60% em alguns anunciantes. Segundo o estudo Digital AdSpend 2019, produzido anualmente pelo IAB e divulgado em junho do ano passado, foram investidos R$ 16,12 bilhões em publicidade online no país em 2018 —o que representaria um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil naquele ano. Para se ter uma ideia do quanto os números do Cenp e do IAB são divergentes, o Cenp divulgou que o investimento total em publicidade em 2018 foi de R$ 16,5 bilhões. Só o investimento em digital calculado pelo IAB dá quase isso (R$ 16,12 bilhões). TV em baixaSegundo os dados do Cenp, os meios que sofreram as maiores quedas percentuais de investimentos de 2018 para 2019 foram TV aberta (de 58,3% para 52,8% do total) e TV por assinatura (de 7,4% para 6,9%). A queda no investimento em TV reflete o que vem acontecendo no mercado norte-americano. Um relatório da eMarketer, publicado em novembro, afirma que, pela primeira vez, os investimentos de publicidade em TV ficarão abaixo de 30% do bolo publicitário nos Estados Unidos. Segundo a consultoria, até 2022, a verba destinada à TV deve ficar abaixo dos 25% do total do investimento publicitário norte-americano, principalmente devido "ao crescente mercado de streaming e à intensa concorrência de rivais digitais". Investimento publicitário em 2019:- Televisão aberta: R$ 9,26 bilhões (52,8% do total)
- Internet: R$ 3,72 bilhão (21,2% do total)
- Mídia exterior: R$ 1,84 bilhão (10,5% do total)
- Televisão por assinatura: R$ 1,21 bilhão (6,9% do total)
- Rádio: R$ 776,6 milhões (4,4% do total)
- Jornal: R$ 473,1 milhões (2,7% do total)
- Revista: R$ 169,3 milhões (1% do total)
- Cinema: R$ 70,1 milhões (0,4% do total)
- TOTAL: R$ 17,54 bilhões
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