sexta-feira, 8 de maio de 2020

EM QUARENTENA: Brasil tem novo recorde de mortes

E mais: quarentena prorrogada em SP, proposta de lockdown no Rio, cloroquina refutada
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
8 de maio de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
A pandemia do novo coronavírus deu novos sinais de aceleração no Brasil. O número de mortes em 24 horas atingiu novo recorde, de 751 óbitos, elevando para 9.898 os casos fatais ligados à Covid-19. Além disso, o país  tem 145.328 casos registrados da doença — 10.222 foram confirmados desde ontem.

Outros olhares: apesar do alto número de contágios, a epidemia no Brasil está no estágio inicial, indica novo estudo do Imperial College, de Londres, instituição de referência em medicina no mundo. Assinado por 59 pesquisadores, o relatório aponta que a doença está fora de controle no país e alerta que a crise vai piorar sem a adoção de medidas mais rígidas.

A revista médica britânica “The Lancet” dedicou editorial sobre a situação brasileira, com críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro, apontado como “talvez a maior ameaça à resposta à Covid-19”.  O texto coloca o Brasil como um obstáculo para que o mundo possa deter o coronavírus, destaca a repórter especial Ana Lucia Azevedo. “A ‘Lancet’ deu um atestado mundial de insalubridade ao Brasil de Bolsonaro”, diz.

O que foi dito: “Se dependesse de mim, grande parte já estaria trabalhando. Outra grande parte não teria deixado de trabalhar”, afirmou Bolsonaro, sobre o funcionamento do comércio.

Em paralelo: depois de líderes da Argentina e do Uruguai, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, disse que a expansão do vírus no Brasil é uma “grande ameaça” a seu país. O governo paraguaio reforçou a segurança na fronteira.
O Estado de São Paulo permanecerá sob quarentena ao menos até 31 de maio. Ao prorrogar a medida, o governador João Doria, que em abril preparou plano de reabertura gradual, reconheceu a possibilidade de endurecer as regras, rumo ao lockdown. “O cenário é desolador”, disse.

Em paralelo: os planos para a implementação do lockdown no Rio estão em elaboração, afirmou o governador Wilson Witzel em ofício enviado ao Ministério Público. As medidas listadas são o bloqueio de estradas, proibição de carros particulares nas ruas e a criação de autorização para circulação individual.

Assim como a Fiocruz, a UFRJ recomendou a adoção do confinamento total em todo o estado. A universidade aponta que as taxas de incidência da Covid-19 no estado e na capital superaram a média brasileira. Pesquisadores constataram ainda baixos índices de redução da circulação no Grande Rio.
A ciência brasileira é excelente e sempre solidária. Ficou por anos sucateada e desacreditada, mas jamais desiste
NO BRASIL
145.328
CONFIRMADOS
9.897
MORTOS
NO MUNDO
3.926.724
CONFIRMADOS
273.852
MORTOS
Entenda a medida mais rígida contra o coronavírus, que começa a ser adotada em cidades brasileiras
8 notícias importantes do dia
Medicamento: não há qualquer benefício do uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, constatou o maior estudo sobre a droga já realizado.
Entendendo o vírus: estudo da USP descobriu que o coronavírus pode se multiplicar nos neurônios. Já cientistas americanos mostraram que o ataque da Covid-19 ao cérebro pode estar ligado a problemas respiratórios.
Seguindo rastros: o novo coronavírus surgiu em morcegos e pode infectar gatos, afirmou cientista da OMS. Ainda não está claro qual animal transmitiu a Covid-19 para os humanos.
A luta continua: a Itália superou a marca de 30 mil mortes. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que já admitiu erro por apoiar reabertura precoce, ameaçou endurecer medidas se isolamento for desrespeitado.
Novas etapas: a China autorizou reabertura de cinemas, espaços esportivos e teatros. Há recomendação contra aglomerações.
Educação: dez universidades públicas do Rio, incluindo as federais UFRJ e UFF, pediram o adiamento do Enem. MEC resiste à alteração.
Bola parada: Flamengo, Vasco e a Ferj pediram o retorno do futebol no Rio. Fluminense e Botafogo não quiseram firmar apoio.
Falando em futebol: por causa da pandemia, a Fifa alterou regra temporariamente para permitir até cinco substituições de jogadores.
Aumenta procura pelo equipamento que indica a taxa de oxigenação no sangue. Especialistas apontam riscos de interpretações equivocadas
Para ler com calma
Tecnologia também tem sido usada para aproximar doentes e seus familiares, além de reduzir o número de visitas dos médicos às UTIs
Sexóloga investiga como os solteiros têm se virado com as restrições ao contato social. Nova York cria manual de conduta sexual para o período
Documento reúne informações sobre as formas de contágio e os cuidados necessários. Clique aqui para recebê-lo no WhatsApp
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária sobre o novo coronavírus acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário