Melhore suas noites de sono ainda hoje com esse fitoterápico | Dr. Nelson Annunciato , Neurocientista |
Olá caro leitor e cara leitora. Como estão? Mais uma vez estou honrado com esse espaço para poder falar sobre algo que estudo há 40 anos. Sei, por experiência científica e empírica que o maior pesadelo que os 73 milhões de brasileiros insones enfrentam… é o dia seguinte de uma noite mal dormida. A falta de sono e, consequentemente de horas suficientes de descanso, é um problema sério, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS).
Rolar na cama sem conseguir adormecer ou acordar em meio à madrugada sem pregar o olho pode ser o início de doenças graves, que vão desde a depressão e a ansiedade até chegar no infarto e no acidente vascular cerebral (AVC). Como neurocientista descobri que o cansaço, sonolência, falta de atenção e foco, irritabilidade, mau humor e prostração são apenas alguns dos efeitos imediatos. Mas o curto circuito provocado no cérebro de quem não dorme bem despeja uma eletricidade tóxica na corrente sanguínea, nos músculos e até nos ossos, dado que impede um processo fundamental à vida. Falo da renovação celular.
A Universidade da Pensilvânia, em 2014, analisou o efeito que a falta de sono regular pode causar. Os resultados desse estudo foram divulgados no The Journal of Neuroscience e apontam que essa privação de sono causou diminuição de 25% dos neurônios da região do tronco cerebral. Assim, pouco a pouco, quem se submete a esse estresse constante acaba perdendo a capacidade de executar tarefas e desempenhar papéis importantes. O poder de decisão é um dos comprometidos. Mas isso, como já disse, é só a ponta de um iceberg.
Quem se encontra em uma situação dessas, na grande maioria das vezes, acaba optando por consumir os famosos remedinhos para dormir. Eu, apesar de toda a minha experiência como professor e pesquisador, fui uma dessas pessoas que procurou um sonífero. Mas ao experimentar os sabores dos efeitos colaterais entendi que a solução definitiva não poderia estar em uma caixa de comprimidos vendidos na farmácia. Meus estudos na saúde natural, no entanto, me levaram a encontrar armas muito mais poderosas, oferecidas pelo que eu aprendi a chamar de farmácia da natureza. Eu sei a sua resistência.
Os chás, os fitoterápicos, as ervas sofreram uma imensa campanha de difamação. Mas quando a ciência entra no meio, acredite, não tem essa de gosto pessoal.
| ANÚNCIO Como proteger você e sua família durante a pandemia … | | Existe sim um caminho diferente do álcool gel e das máscaras para você estar protegido desse inimigo invisível que enfrentamos! E ela pode estar no caminho da sua casa ainda hoje. Estou falando da PÍLULA DA SUPERIMUNIDADE. Para saber todos os detalhes, basta clicar aqui. | As pesquisas, ao mesmo tempo que mostram a ineficiência dos fármacos químicos, são contundentes em evidenciar que a saúde natural tem sim opções mais potentes e seguras. E, provavelmente, você só não conhece porque quem é indicado a te prescrever foi privado desse conhecimento por razões de toda sorte. Um exemplo? Um estudo da Humboldt University of Berlin acompanhou 16 pacientes com insônia e com idade média de 49 anos.
Por 14 dias, enquanto um grupo recebeu extrato de valeriana (uma planta muito comum), o outro recebeu placebo.
Durante o período de tratamento, os pacientes foram submetidos a oito exames polissonográficos (aqueles que avaliam com precisão o sono e a qualidade do mesmo).
Aqueles pacientes que receberam o fitoterápico, adormeceram 36% mais rápido se comparado ao outro grupo.
Outro estudo da Universidade de Stanford, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acompanhou 19 pacientes que tinham desmamado de benzodiazepínicos (o Rivotril é um deles). Os participantes, que tinham a idade média de 43 anos, haviam tomado medicamentos para dormir por entre cinco e sete anos anteriores. O grupo foi dividido entre os que foram tratados com valeriana e que tomou placebo. O sono dos pacientes foi controlado por eletroencefalograma. Eles foram acompanhados por 15 dias. Aqueles pacientes que receberam valeriana relataram melhor qualidade do sono do que os que receberam placebo.
O melhor da valeriana, na minha avaliação, é que ela não é tóxica e nem traz efeitos colaterais, como endossa uma grande análise da Universidade da Califórnia, em São Francisco, publicada no periódico The American Journal of Medicine.
Já o Rivotril (só para dar um exemplo) vem sendo cada vez mais contestado por causar dependência, ressaca e um impacto no organismo todo.
Diante desse cenário, a escolha entre um o outro parece óbvia, mas não é o que ocorre, você sabe.
Jamais incentivaria a automedicação e nem uma decisão por conta própria, mas se você vive com a insônia, eu preciso te dizer que esse pesadelo pode acabar.
A valeriana é só um dos caminhos e pode ser um primeiro passo, desde que você saiba como usar, preparar um bom chá ou usar em cápsulas.
Sim, eu quero te ajudar nessa missão de conhecer os Segredos da Mente, evento online e gratuito que eu conduzo aqui na Jolivi ( para participar confirme sua inscrição aqui).
Também é verdade que um cérebro em curto-circuito precisa de um novo guia, um novo caminho e o apoio de nutrientes importantes, que funcionam como "eletricistas eficientes" - e que não cobram propina de outras partes do corpo.
O fato, amigo e amiga, é que para o sono não há remédio (químico, sintético e nem nada do tipo).
E, olha, após meu mestrado, doutorado e com a experiência de já ter chegado no fundo do poço das noites mal dormidas, eu digo: ainda bem que a rota do descanso não foi construída pela Indústria Farmacêutica.
Tome um chá. E durma bem.
Volto com mais informações.
| ANÚNCIO Revelada: a flor da visão cristalina | | Quer enxergar com mais clareza e nitidez para dirigir no escuro, ler sem se cansar e se livrar das manchas e do embaçado? Então conheça aqui a Flor da Visão Cristalina. Ela é a mais poderosa fonte de nutrientes que podem regenerar a vista cristalina dos seus 21 anos, não importa a sua idade (bastam 19 segundos do seu dia). Curioso? Explico tudo neste vídeo. | |
Referências bibliográficas: - Associação Brasileira do Sono;
- Zhang, Y. Zhu, G. Zhan, P. Fenik, L. Panossian, M. M. Wang, S. Reid, D. Lai, J. G. Davis, J. A. Baur, S. Veasey. Extended Wakefulness: Compromised Metabolics in and Degeneration of Locus Ceruleus Neurons. Journal of Neuroscience, 2014; 34 (12): 4418;
- Donath F, Quispe S, Diefenbach K, Maurer A, Fietze I, Roots I. Critical evaluation of the effect of valerian extract on sleep structure and sleep quality. Pharmacopsychiatry. 2000;33(2):47‐53;
- Bent S, Padula A, Moore D, Patterson M, Mehling W. Valerian for sleep: a systematic review and meta-analysis. Am J Med. 2006;119(12):1005‐1012. doi:10.1016/j.amjmed.2006.02.026;
- Poyares DR, Guilleminault C, Ohayon MM, Tufik S. Can valerian improve the sleep of insomniacs after benzodiazepine withdrawal?. Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2002;26(3):539‐545.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário