Nos partidos cortejados por Lula e Bolsonaro, os próximos dias serão de muita conversa, o que poderá resultar em apoio a um ou outro, em neutralidade ou em rachas internos. PSDB, PDT e Cidadania têm reuniões programadas para hoje, e o MDB, para amanhã. União Brasil e PSD são incógnitas. .......................... Para a direita liberal, engolida pelo bolsonarismo, Lula virou opção para sobreviver, analisa Carla Teixeira na coluna Entendendo Bolsonaro. .......................... O Partido Novo está com um problemão: encolheu nas urnas, elegeu menos deputados e não atingiu a meta estabelecida na cláusula de barreira. Nas próximas eleições terá acesso restrito ao fundo partidário e ao tempo na TV e poderá ficar fora dos debates eleitorais. ****************** PESQUISA X VOTO O Datafolha vê como provável ter havido voto útil em Bolsonaro, de eleitores que escolheriam Simone Tebet e Ciro Gomes no 1º turno. O Ipec também fala em migração de última hora. José Roberto de Toledo destaca que as pesquisas não têm como captar a escolha feita no momento de votar. .......................... Amanhã sai a primeira pesquisa do Ipec de intenção de voto no segundo turno. Na sexta, é a vez de novo levantamento do Datafolha.
****************** CORRIDA ELEITORAL Em Minas Gerais, Bolsonaro espera contar nos próximos dias com o apoio do governador (reeleito) Romeu Zema. Na Bahia, ainda é dúvida se atrairá ACM Neto, que disputa o segundo turno com o petista Jerônimo Rodrigues. A campanha do presidente considera que ele pode crescer nos dois estados. .......................... Lula também está atrás de Romeu Zema. E planeja um movimento mais radical para o centro, incluindo até a abertura de diálogo com políticos alinhados a Bolsonaro e a tentativa de uma aliança com o PSDB no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e em São Paulo. .......................... Mais alguns (outros) empurrõezinhos de Bolsonaro para ganhar a simpatia de eleitores, agora para o segundo turno: antecipou o pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás e anunciou que mulheres receberão um 13º pagamento do Auxílio Brasil. .......................... Nada ainda sobre a participação (ou não) de Ciro Gomes na campanha de Lula no segundo turno. O PDT deve anunciar "apoio crítico" ao ex-presidente. Pediu que Lula encampe três propostas de Ciro: o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral .......................... Ingredientes da receita de Tarcísio de Freitas para o segundo turno da eleição para o governo de São Paulo: temas sociais, valores, voto conservador e Bolsonaro. .......................... Eleitas deputadas federais, as líderes indígenas Sonia Guajajara e Célia Xakriabá preveem embate com o ex-ministro Ricardo (passar a boiada) Salles na Câmara. ****************** CERCADINHO Carolina Brígido conta que provocou desconforto em ministros do STF a nova composição do Senado.
****************** O BRASIL NA LONA Depoimento: "Sou mestre em biologia, mas faço faxinas para conseguir pagar as contas." .......................... Assaltos, ameaças, assédio sexual, racismo e atraso no pagamento do salário ajudam a explicar por que pesquisadores estão abandonando o Censo - que está atrasado.
****************** PLIM-PLIM A concessão da Globo acaba amanhã e deve ser renovada, apesar das ameaças de Bolsonaro. Ricardo Feltrin explica o processo.
****************** UOL NO WHATSAPP Fique por dentro dos principais acontecimentos do dia. Agora você também pode receber as notícias do UOL direto no seu WhatsApp; saiba como! ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário