Pesquisa feita pelo Instituto Ideia revela que 62% dos brasileiros relatam algum tipo de ação de facções criminosas em seus bairros. Outros dados destacados por Chico Alves: 53% não se sentem mais seguros que há um ano; 51% têm medo de violência policial; 58% não associam população armada a mais segurança. ****************** VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA Em novo depoimento à Polícia Federal, Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, voltou atrás em sua confissão e diz agora não ter participado dos assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. .......................... "Eu ia ser o próximo... Se eu não saísse do país, seria morto", foi o que o ex-funcionário da Funai Ricardo Rao disse a Jamil Chade para explicar por que pediu asilo na Europa em novembro de 2019. .......................... A FRASE Ele [Bolsonaro] inaugurou a temporada de caça aos povos indígenas e hoje em dia ninguém mais pensa duas vezes para entrar em terras indígenas porque se sente protegido pelo governo federal. Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai, em entrevista ao UOL News. ****************** O INVERNO CHEGOU Seis truques da ciência para se manter quente em casa. ****************** CORRIDA ELEITORAL O ministro da Defesa, general Paulo Sergio, disse ao TSE que vai indicar técnicos militares para participar da fiscalização da eleição, seguindo resolução do próprio tribunal, que lista as Forças Armadas entre as cerca de 20 instituições que podem ter esse papel. .......................... A nova versão das diretrizes para o programa de governo de Lula troca a revogação da reforma trabalhista pela reversão dos "marcos regressivos da atual legislação trabalhista". Também dá mais destaque à Amazônia e à atuação da Petrobras. O novo texto deve ser apresentado hoje. ****************** LEI DE COTAS Como funcionam as cotas nas universidades públicas? Entenda. ****************** ANDANDO PARA TRÁS Pioraram 9 das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). .......................... A Justiça de Santa Catarina investigará a conduta da juíza Joana Ribeiro Zimmer, que negou o direito ao aborto a uma menina de 11 anos que engravidou após ser estuprada - caso que foi comparado a tortura por especialistas em direito. .......................... Internação involuntária: como funciona a ação na Cracolândia?
****************** PETROBRAS Caiu de vez o presidente da Petrobras. Demitido em maio, José Mauro Coelho vinha resistindo no cargo, esperando a efetivação do desligamento pela via burocrática, mas renunciou ao cargo ontem, depois de ser fortemente criticado por Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, por causa do mais recente aumento do preço do diesel. .......................... Mesmo com a mudança na direção da empresa, Bolsonaro insiste na criação da CPI da Petrobras. José Paulo Kupfer vê como absurdas as investidas de Bolsonaro e de Lira contra a empresa por causa dos aumentos dos combustíveis e diz que uma forma mais direta e mais simples de enfrentar o problema é alterar a política de preços. ****************** NA NEWSLETTER UOL NAS ELEIÇÕES Alberto Bombig comenta como a realidade - preços dos combustíveis, violência na Amazônia e fome, por exemplo - começa a golpear o mundo de fantasia de Bolsonaro, de um Brasil em que tudo funciona (e o que não funciona é culpa dos outros). Inscreva-se para receber o boletim toda segunda-feira.
****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA Na edição desta semana a jornalista fala sobre uma pesquisa que mostrou os temas com mais impacto contra Bolsonaro e contra Lula (e que tendem a ser usados quando começar pra valer a campanha eleitoral). Clique aqui para se cadastrar e receber a newsletter toda segunda-feira.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário