quinta-feira, 22 de abril de 2021

NFTs: apenas uma bolha ou uma inovação promissora?

Visualizar como página web

EDIÇÃO #94 - 22 DE ABRIL DE 2021                                     

DE OBRAS DE ARTE A MEMES: PRATICAMENTE TUDO PODE SER TOKENIZADO E VENDIDO EM NFTs 

Non-fungible token, ou token não-fungível. O termo parece hermético? Simplificando, NFT é um tipo de certificado de autenticidade que atesta que uma pessoa é proprietária de um ativo digital.

O ativo (por exemplo, uma foto, um vídeo ou até mesmo um meme) se torna um NFT ao ser registrado pela tecnologia blockchain, ganhando uma sequência única de dígitos. Assim, qualquer pessoa pode verificar sua autenticidade e propriedade, tornando a falsificação quase impossível. 

Diversos tipos de ativos já foram vendidos dessa forma, de colunas de jornais a álbuns de música. No mês passado, a obra da foto acima, criada pelo artista digital Beeple, bateu um recorde estrondoso, arrecadando mais de 69 milhões de dólares em um leilão. Tudo graças ao NFT.

LEIA MAIS
STARTUPS

A TELA PRETA PROMETE PRAZER AO PÉ DO OUVIDO
Com contos calientes, masturbação guiada e até ASMR pornô, a primeira sextech de áudios eróticos do Brasil quer apimentar a sua imaginação.

LEIA MAIS
INOVAÇÃO CORPORATIVA

O DESAFIO DA L'ORÉAL: CONSUMIR MENOS ÁGUA
Como reduzir a pegada hídrica quando seus produtos são usados no chuveiro? Conheça os projetos de sustentabilidade da L'Oréal.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

DA FALÊNCIA A UMA REDE COM 50 FRANQUEADOS
Brunna Farizel viu dois negócios fecharem as portas e encarou o ambiente tóxico no emprego até fundar a Splash Bebidas Urbanas.

LEIA MAIS
NEGÓCIOS CRIATIVOS

É CERÂMICA. MAS PODE CHAMAR DE OBRA DE ARTE
Na serra fluminense, o Studio Lily se inspira no mundo da moda ao criar vasos para plantas ornamentais produzidos em coleções limitadas.

LEIA MAIS
VIBEE UNIMED

ATENÇÃO, HEALTHTECHS: É HORA DE ACELERAR!
As inscrições para a aceleração da Unimed VTRP vão até domingo (25). Conheça as healthtechs graduadas na primeira turma (e inscreva-se!).

VEJA O VÍDEO
ClÁSSICOS DO DRAFT

ENTENDA COMO FUNCIONA A BLOCKCHAIN, TECNOLOGIA QUE PERMITE AS TRANSAÇÕES POR NFTs

Uma espécie de livro contábil que faz o registro público de todas as transações em criptomoedas. Essa é a ideia por trás do blockchain.

O surgimento da tecnologia está diretamente ligado ao Bitcoin, criado por sua vez por uma (ou mais) figura misteriosa, de pseudônimo Satoshi Nakamoto. Os primeiros registros a respeito vieram à luz em um texto acadêmico de Nakamoto intitulado "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System", de 2009.

A transparência, a segurança e a economia com a desburocratização estão entre alguns dos benefícios do blockchain, que tem potencial para revolucionar várias indústrias. 

LEIA MAIS
OPORTUNIDADES

DESAFIO HOUSINGPACT CONECTA

O projeto busca soluções em moradia e habitação para a população de baixa renda. Dez startups apresentarão seus pitches e o melhor case em cada categoria (são três) ganhará um prêmio em dinheiro.
Quando: inscrições até 30 de abril

MININGTHON

O objetivo do hackaton proposto pela Nexa, empresa de mineração e metalurgia, é identificar soluções capazes de facilitar o dia a dia para colaboradores com deficiência auditiva, motora e visual. 
Quando: inscrições até 2 de maio

DESAFIO FUNDAÇÃO CASAS BAHIA

A iniciativa, realizada em parceria com a ONG Junior Achievement RJ, irá selecionar 3 mil jovens de 15 a 24 anos para participar de uma capacitação empreendedora com duração de cinco meses.
Quando: inscrições até 7 de maio 

ACELERAÇÃO FAB LAB HUB

O hub de inovação da holding Fábrica de Bares vai escolher dez startups que ofereçam soluções inteligentes para os setores de bares, restaurantes, entretenimento e hotelaria, que vêm sofrendo na pandemia. 
Quando: inscrições até 15 de maio 


Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2021, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário