Olá, investidor. Como vai? Espero que bem! A Bolsa de Valores teve um dia de alta volatilidade ontem (6), mas fechou perto da abertura, com o Ibovespa em queda 0,02%. As correções eram esperadas, depois de uma série de altas nos mercados nos últimos dias. As notícias positivas do Fundo Monetário Internacional FMI ajudaram a segurar os índices. O FMI aumentou a expectativa de crescimento do PIB mundial com o otimismo da vacinação nos EUA e na China. Hoje vou falar sobre um tema importante para quem ensaia os primeiros passos em ações. Quando investimos em ações, e em renda variável como um todo, estamos em busca de mais retorno. Ou seja, mais valorização do patrimônio. A forma mais fácil de colocar em prática é a Gestão Passiva. Trata-se de uma estratégia com menor risco, possível de garantir grande diversificação com pouco capital. Por isso, considero essa estratégia como primeiro passo na renda variável. O objetivo é seguir determinado índice. A referência principal da bolsa brasileira é o Ibovespa. Além dele, existem outros índices com estratégias diversificadas, com foco em dividendos, small caps, fundos imobiliários, investimentos no exterior, entre muitas outras. O que esperar para hoje no mercado? Lá fora, as repercussões do relatório do FMI devem continuar. As bolsas asiáticas fecharam sem direção, mas as bolsas europeias operam em alta. Os investidores esperam, também, a divulgação das minutas da reunião do FED ocorrida há duas semanas. As minutas ajudam a projetar a condução futura da política monetária americana. No Brasil, a evolução nas negociações do Orçamento de 2021 aliviaram a pressão sobre o câmbio. O dólar fechou cotado a R$ 5,599 ontem, menor valor desde a aprovação do Orçamento pelo Congresso. Hoje começa a Infraweek, com leilões promovidos pelo governo de projetos de infraestrutura - aeroportos, portos e ferrovias. Será um teste importante para o apetite de investidores por ativos brasileiros. No 'Investigando o Mercado' de hoje (exclusivo para assinantes do UOL Economia+), a estratégia digital do BTG Pactual e o otimismo na operadora do porto de Santos. Um abraço, Felipe Bevilacqua. Analista de Investimentos de Levante CNPI - Analista certificado pela Apimec Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. Ainda não é assinante do UOL Economia+? Conheça as vantagens de ter o conteúdo exclusivo sobre investimentos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário