Olá, investidor. Tudo bem? Espero que sim! Ontem o Ibovespa fechou em baixa de 0,72% seguindo a tendência dos mercados internacionais. O dólar caiu 0,36%, encerrando o mercado cotado a R$ 5,61. Se tem um dia importante para qualquer mercado de qualquer país, é o dia em que o Banco Central decide a taxa de juros. Outro dia muito importante é o da definição dos juros americanos. Esse impacta os mercados mundiais. Para nós aqui, hoje temos os dois casos: é a chamada super quarta-feira. No meio da tarde será divulgada a nova taxa de juros dos EUA. Já no Brasil, a divulgação ocorrerá após o fechamento dos mercados. Em minha análise, não teremos mudança na taxa básica de juros nos EUA. Por aqui, a Selic deve subir em 0,50 ponto porcentual, alcançando 2,50% ao ano. Teremos uma reação mais forte dos mercados em dois casos: - Se vier algo diferente disso.
- Ou se os comunicados trouxerem alguma surpresa.
Portanto, muita atenção. Recebi ontem uma pergunta interessante da Mariana D. S.: "por que a taxa nos EUA é tão importante para o resto do mundo?". Mariana, os EUA são considerados o lugar mais seguro do mundo para se investir. Quando a taxa de juros aumenta por lá, atrai um fluxo de dinheiro de investidores em busca de maior rentabilidade com segurança. E, com isso, ocorre um movimento de ajuste em todos os mercados. Por isso, até as palavras usadas pelo presidente do banco central americano podem movimentar muito os mercados. Hoje, aqui no Brasil, podemos esperar movimento positivo na Bolsa de Valores porque o BNDES aprovou o início do estudo para a capitalização da Eletrobras e porque as negociações para a Reforma Administrativa avançaram. No 'Investigando o Mercado' de hoje (exclusivo para assinantes do UOL Economia+) analiso a indicação do novo presidente da Petrobras, uma aquisição feita pelo BTG Pactual e os resultados da construtora Helbor. Aguardo você amanhã para analisarmos a nova Taxa Selic. Um abraço, Felipe Bevilacqua. Analista de Investimentos de Levante CNPI - Analista certificado pela Apimec Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. Ainda não é assinante do UOL Economia+? Conheça as vantagens de ter o conteúdo exclusivo sobre investimentos.
Nota do editor: Tivemos um problema técnico na Por Dentro da Bolsa da manhã dessa terça-feira (16) e o boletim só foi enviado à tarde. A A partir de hoje, voltamos à programação normal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário