Para apresentar um "novo Brasil, moderno e produtivo" ao mundo, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) gastou, em dois anos, 18 vezes mais mais com propaganda no exterior do que todos os governos que o antecederam na última década. A reportagem, publicada hoje no UOL, é de Gabriela Sá Pessoa com colaboração de Amanda Rossi. Nas redes sociais, é possível encontrar registros de anúncios em pontos de ônibus e num outdoor na saída de uma das estações de trem mais movimentadas de Nova York, a um quarteirão do Empire State. Procurada pelo UOL, a Secom disse que veiculou a campanha "Brazil by Brazil" (Brasil segundo o Brasil) em "países considerados estratégicos para o Brasil, como EUA, Alemanha, França, Inglaterra, Noruega e Suécia". A ação aconteceu em 2019, mas o processamento dos pagamentos extrapolou para o orçamento de 2020. Visto como "pária" — como o chanceler, Ernesto Araújo, admitiu em outubro —, o governo Bolsonaro pagou R$ 27,7 milhões, em 2020, e R$ 11,7 milhões, em 2019 segundo dados de pagamentos e execução contratual do Palácio do Planalto. O aumento vai na contramão da diminuição de toda a verba publicitária da própria Secom: as despesas caíram de R$ 255,6 milhões em 2018 (valores nominais) para R$ R$ 128,15 milhões em 2020. "Campanhas como essas tornam-se necessárias para contrapor percepções equivocadas e descontextualizadas que, por vezes, surgem no cenário internacional em temas nos quais o Brasil se destaca, como meio ambiente, recursos naturais e agronegócio", afirmou a pasta.
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