As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 63.315.184 contaminados e 1.469.835 mortos no mundo. No Brasil são 6.335.878 contaminados e 173.120 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
DE VOLTA À FASE AMARELA
O governo de São Paulo anunciou que todas as regiões do estado irão regredir à fase amarela do plano de reabertura, após a alta de internações e casos de Covid-19. A mudança não altera a volta às aulas e também não haverá fechamento de atividades econômicas, mas sim maior controle em horários e lotações máximas. Com o regresso, comércio e serviços poderão funcionar com capacidade máxima de 40%, o horário será limitado a 10 horas por dia, sendo proibido o funcionamento após as 22h, e eventos com público em pé não serão permitidos. Para o governador João Doria, trata-se de uma medida de "cautela". Empresários do setor de serviços, contudo, estão preocupados com o recuo na flexibilização.
OCUPAÇÃO DAS UTIs
Apesar do recuo no plano de reabertura, o estado de São Paulo tem a menor ocupação de leitos de UTI quando comparado com as outras quatro unidades da federação com maior número de casos oficiais. Atualmente, são 52,2% dos leitos paulistas ocupados, segundo levantamento de VEJA. No auge da pandemia, essa taxa era de 71%. A situação mais preocupante é de Santa Catarina, com 86,2% de ocupação. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem 80%, um pouco abaixo das maiores taxas. Encontram-se em patamares semelhantes os estados da Bahia (68% de ocupação) e Minas Gerais (64,4%). Acompanhar a evolução das internações é essencial no controle da crise.
AVANÇO DA VACINA
A empresa de biotecnologia Moderna solicitou à FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, autorização para uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19. O órgão informou que agendou uma reunião para discutir o pedido no dia 17 de dezembro. Segundo o New York Times , se aprovado, já em 21 de dezembro os primeiros cidadãos do país podem receber o imunizante. Em resultados divulgados recentemente, a farmacêutica anunciou que seu produto tem eficácia de 94,1%. Quando considerados os casos graves, a taxa sobe para 100%. A empresa, agora, deve iniciar o mesmo processo na Europa, assim como fez nesta terça-feira a americana Pfizer.
DE VOLTA AO CINEMA
O aumento de casos de Covid-19 no Brasil reflete também nos cinemas. Segundo dados divulgados pela Comscore, a bilheteria nacional arrecadou no último fim de semana 3,68 milhões de reais em ingressos, cerca de 800.000 a menos do que na semana anterior, uma redução de quase 18%. A queda, no entanto, não se deve a uma redução no público. Entre os dias 19 e 22 de novembro, 264.000 pessoas foram aos cinemas do país, número que subiu para pouco mais de 272.000 nos dias 28 e 29 do mesmo mês, ou seja, 3% a mais. Com isso, o recuo na arrecadação é resultado de variações habituais no preço do ingresso, com sessões normais, 3D ou IMAX.
ALERTA PARA OS HOMENS
A Sociedade Brasileira de Urologia realizou uma pesquisa com 499 brasileiros de 22 estados que se juntou aos propósitos do mês de conscientização sobre o câncer de próstata em meio à pandemia. Dos entrevistados, 75% tinham mais de 40 anos, 77% eram do sexo masculino e 2% já tiveram diagnóstico da doença. Com os entraves causados pela Covid-19, 57% relataram ter percebido um impacto negativo sobre a própria saúde e 9% consideraram estar pior do que antes. Outros 55% alegaram que haviam deixado de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia. Nunca é demais lembrar que a prevenção não pode ser deixada de lado.
publicidade
Acesse sua Central de Preferências caso deseje atualizar suas listas de recebimento de e-mails do Grupo Abril.
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário