A única promessa de Ano Novo que você precisa cumprir | Dr. Victor Sorrentino , Médico e Palestrante |
Olá, leitor
Você já preparou a sua lista de promessas de Ano Novo?
Um erro muito comum, como diz o ditado popular, é tentar dar um passo maior do que as pernas.
Ou seja: fazer uma lista muito extensa de metas que, na prática, não são nada fáceis de serem alcançadas.
Por isso, em vez de se frustrar, te dou uma dica (de médico e amigo):
Prometa para si mesmo que, em 2021, você vai abolir o pão com margarina no café da manhã.
Como você vai ler mais adiante, existem bons motivos para você mudar esse hábito matinal.
Vamos lá: certamente você já ouviu, de algum médico ou nutricionista, que não há refeição mais importante do que o café da manhã.
E três horas depois dele, vem o lanche da manhã. E mais três horas, o almoço. E por aí vai.
Dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia tem relação com o mito que diz que comer de 3h em 3h é extremamente saudável.
Antes de prosseguir com essa ideia infundada, vamos entender um pouco sobre a nossa carga genética.
A maneira como nossos ancestrais costumavam levar a alimentação está gravada em nossos genes. Por isso, olhar para esse tempo é fundamental para entender qual, de fato, é a melhor alimentação para nós.
Um exemplo básico: em períodos em que era necessário caçar, pescar e colher o alimento, o homem não contava com uma generosa refeição logo pela manhã.
Por isso, nosso corpo não espera uma grande quantidade de comida ao acordar, muito menos uma alimentação repleta de carboidratos ultraprocessados (que é aquele café da manhã clássico, com pão francês, margarina, café adoçado com açúcar e suco de laranja industrializado).
O ideal, na verdade, seria aproveitar esse primeiro momento do dia para fazer a higiene pessoal e aliviar as necessidades fisiológicas, num processo de desintoxicação do corpo, mesmo.
E, claro, jejuar — palavra que, infelizmente, ainda assusta muita gente, mesmo que sem motivo.
Apesar da má fama, o jejum é uma estratégia muito antiga, que nunca deixou de ser praticada.
Aliás, ainda nas savanas africanas, nos primórdios de nossa existência, essa prática era completamente natural.
Não sabíamos quando teríamos caça ou colheita, ou seja, comer dependia da disponibilidade de comida. Por isso, em momentos de escassez, o jejum era regra.
O problema é que muitos mitos foram criados sobre o jejum.
Diziam que a prática de jejuar era capaz de matar, e que o ser humano necessitava de comida constante, contrariando a nossa própria ancestralidade.
O que as evidências científicas mostram é justamente o oposto. | Quer perder de peso? Conheça o real vilão e o seu maior aliado | | Um hormônio do seu corpo é quem determina se você perde ou acumula gordura. E para perder peso, basta você ativá-lo da maneira certa, sem usar nenhum tipo de dieta mirabolante, exercício extenuante ou remédio duvidoso. Neste vídeo, o Dr. Victor Sorrentino revela a forma simples de usar o hormônio a seu favor. (assista aqui) | |
Um estudo que explorou os efeitos de curto prazo do jejum intermitente em pessoas magras mostrou que, para a mobilização do tecido adiposo (ou queima de gordura), o jejum se mostrou realmente eficaz.
E o melhor: essa perda de gordura foi observada em diferentes períodos de jejum, curtos ou mais longos.
Eu sei, falar em apenas pular o café da manhã pode ser muito difícil para algumas pessoas.
Por isso, para os entusiastas dessa refeição, trago uma boa notícia.
O mesmo estudo demonstrou que um café da manhã com baixo nível de carboidratos resultou em controle da fome por mais tempo.
Ainda segundo os autores, o jejum não reprimiu o apetite por tanto tempo quanto o café da manhã com baixo teor de carboidratos.
O ideal, portanto, seria variar as estratégias: jejum e desjejum com baixo carboidrato.
Aqui, gostaria de fazer apenas uma ressalva: o jejum não deve ser feito por conta própria, sem o acompanhamento de um médico — e menos ainda sem um plano alimentar equilibrado e individualizado.
Não adianta, por exemplo, fazer horas de jejum para, à noite, jantar uma pizza. Não é assim que funciona.
Mas o jejum pode, sim, aos poucos e de acordo com o seu estilo de vida, substituir algumas das muitas refeições do dia.
Agora, se essa é realmente uma refeição importante para você, é possível mantê-la, desde que abolindo de uma vez por todas aquele café da manhã clássico que é pobre em nutrientes.
Para te ajudar, compartilho aqui minhas três opções de café da manhã favoritas para quem está em busca de uma rotina mais saudável em 2021.
O café da manhã dos Sorrentinos - Açaí natural: nos dias em que pratico exercícios matinais, procuro comer açaí puro orgânico, sem xarope de guaraná, misturado batido com 1 scoop de Whey Protein (gorduras boas + carboidratos complexos + proteína).
- Shake proteico: também gosto de bater um abacate com com 1 scoop de Whey Protein e gelo (gorduras boas + baixíssimo carboidrato + proteína).
- Ovos saudáveis: outra opção são ovos feitos na manteiga ou no azeite de oliva, preparados como omelete, ou cozidos e temperados ao seu gosto (gorduras boas + proteína).
Quando não pratico nenhum exercício pela manhã, prefiro não comer nada e seguir com o jejum.
Nesses dias, busco, na noite anterior, jantar até no máximo 18h30, para ter um período mais longo de jejum.
Nesse intervalo sem alimentos, gosto de tomar chás, como os de erva doce, camomila, erva tulsi e maracujá.
Espero que a nossa conversa te inspire a buscar novos caminhos e novos cafés em 2021.
Eu acredito em você. Feliz Ano Novo!
Um forte abraço,
| Curiosa vitamina pode induzir células cancerígenas ao suicídio | | Cientistas japoneses descobriram que, quando utilizada em grandes quantidades, esta simples vitamina pode induzir as células cancerígenas ao suicídio. Há boas notícias também a quem está sob tratamento, já que a substância também potencializa os efeitos da quimioterapia em 53 por cento. Esta vitamina faz parte da Etapa 3 do Protocolo Natural voltado para combater todo tipo de câncer sem efeitos colaterais. Revelo tudo aqui. | |
Referência: - Nutrition . 2020 Mar;71:110578.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário