quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Links do mês #057 e os "sistemas" de ano novo

Lá em meados de 2017, na minha newsletter número 15, eu falei sobre a importância de termos metas pessoais para alcançar nossos objetivos. Escrevi um breve texto defendendo a tese de que ter metas definidas - e, no meu caso, visualmente visíveis - nos ajudavam a tomar decisões que as beneficiassem. Como consequência essas metas seriam batidas.

Três anos e meio depois, eu venho humildemente falar que não penso mais assim hahah Na real, ainda acho que metas são importantes. Porém, elas não são NADA sem um sistema que as sustente, e aprendi isso no processo de escrita do E se fosse diferente?

Nessa news antiga que recém citei, compartilhei que bati quase todas as metas que me propus. Só que isso não aconteceu somente porque eu as defini e coloquei-as em post-its na minha parede. E sim porque eu tinha uma rotina clara e consistente para cada uma delas.

Agora que estamos em um momento propício para falar sobre metas (quem aí já não está pensando nas metas de ano novo, né?), venho aqui como mensageiro do caos dizer que não adianta muito definir vários objetivos para vocês em 2021 sem criar um sistema/rotina/estratégia/método que os apoie.  

Por exemplo, você quer perder peso. Quer perder cinco quilos até o Carnaval. Essa é sua meta. Mas como você vai fazer isso? Vai se exercitar três vezes por semana? Cinco vezes? Uma vez? Só quando tiver vontade? E nas férias, como vai ser? E naquela semana cheia de compromissos?

Qual a solução? Ao invés de apenas criar a meta, organize um sistema para fazer exercícios três vezes por semana, todas as semanas. E foque nesse compromisso. Provavelmente até o Carnaval você terá perdido os quilos desejados. Meio óbvio, né?


Metas têm esse problema. Elas dependem do seu comprometimento. E, como geralmente estão longe da gente, em algum dia do futuro que escolhemos como prazo final, é fácil procrastinar. É fácil se perder no calendário por achar que "no outro dia a gente compensa".

Não que elas não sejam úteis. Metas como, por exemplo, "parar de beber refrigerante" são super eficazes. Basta internaliza-la e dizer "não" toda vez que alguém lhe oferecer ou você ficar com vontade de beber. Esse é o sistema.

Mas se a meta é um pouco mais complexa, é bom ter um plano para fazer ela acontecer. Depois de alguns meses do início da pandemia, eu comecei a escrever uma série de contos ficcionais que postava no meu Instagram. A ideia era escrever 10 contos, mas depois de 3 meses apenas 7 ganharam vida. Eu não tinha processo. O "plano" era ter ideias, escrevê-las e postar no Insta. As ideias foram surgindo, e eu fui escrevendo e postando. Quando elas pararam de vir, a série sumiu da minha rotina. Faltou um processo para dar seguimento à escrita (e que pretendo criar agora para o início do ano). 

A meta é consequência de dedicação consistente. Se você quer aprender alguma habilidade nova, ficar mais perto da sua família ou desenvolver um novo projeto, sem um sistema vai ser difícil chegar lá. Não pare apenas nas metas, vá além e arranje para você a melhor rotina possível para fazer isso acontecer. 

Anos atrás, minha amiga Beta me questionou se eu pensava sobre o fato dessa news ser o primeiro email que as pessoas que me seguem lêem no ano. Como tenho o costume de mandar esse email no último dia de cada mês, mesmo em dezembro, isso realmente deve acontecer com muita gente.

Essa honra deve ser respondida à altura, e ser o mensageiro do caos não é a vibe certa. Não trago aqui pressão por produtividade ou cobrança para termos várias metas e fazer chover no ano que vem. Não.

Estamos saindo do fatídico 2020 e entrando no nebuloso 2021. Sejamos responsáveis e gentis com a gente mesmo. Nada de se sobrecarregar, comprometendo-se com trocentas coisas para daqui um mês ver que é impossível realizá-las, desistindo do ano já em fevereiro. Vai com calma. Crie metas plausíveis e rotinas afetuosas (mais sobre isso nos links abaixo), respeitando seus ciclos e adicionando à equação o fato de estarmos em uma pandemia (e no país que pior lidou com ela no planeta inteiro). 


Que o nosso 2021 seja melhor. Pouco ou muito, não importa. Apenas melhor já vai ser uma grande vitória.


Espero que gostem dos links.

- Geralmente eu lanço meus devaneios diretamente aqui na newsletter pra depois enviar para um público "maior" no meu Medium. Esse texto sobre polarização ganhou vida dentro de mim e não tive muito como segurar. Ele é uma tentativa vã, superficial e pequena de tentar melhorar as coisas, embora não deixe de ser uma tentativa  :) 
- Escuto pouco podcasts, mas esse episódio do Hurry Slowly que fala sobre como criar para você rotinas afetuosas ("tender discipline") traz várias boas dicas para lidarmos com as nossas rotinas num mundo sedento por produtividade.
- Remodelando o capitalismo e encontrando novas formas de medir o impacto das empresas
- O vídeo é do setembro amarelo, mas vale para qualquer mês: Rita Von Hunty falando sobre saúde mental.
- Não precisa nem fazer o exercício no final do texto, basta levar contigo o que ele fala para termos vidas mais felizes. 
- Desconstruindo o machismo com Claudio Serva e seu lindo projeto Prazerele
- Falei bastante do Butão na news passada (e não prometo que essa será a última kkkk), mas não me canso: esse país é demais.



"A lot of folks acting as if 2020 has just been a string of bewildering bad luck, rather than what it truly is: a concentration of widely and reliably predicted and interconnected disasters that advanced nations of the world could have mitigated or prevented but chose not to."  - Kane Wishart
Feliz ano novo <3

Esse email com links bacanas acontece sempre no último dia do mês
e geralmente vem precedido por um textão sobre algo aleatório.
Gostou dela? Encaminhe para alguém que você gosta :)
- - -
Quer ler as newsletters antigas? Acessa meu Medium.

Quer me conhecer? Vem no meu Instagram.
lucianobraga.cc






This email was sent to canaltutodroid.nega@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
lucianobraga.cc · Rua Barros Cassal · Porto Alegre, RS 90035030 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário