Todo líder e dono de negócio está sujeito a cometer estes erros – sem se dar conta.
Não se trata de "apontar o dedo" para ninguém. Afinal, só os donos sabem o sufoco que foi 2020 para os negócios. Administrar equipes, salários, manter o negócio funcionando. Família. Correria. Ansiedade.
Cansa só de lembrar que tudo isso ainda não acabou.
Estes 5 erros, ou frases, devido ao estresse do momento, podem parecer até naturais – mas revelam vários pontos fracos dentro da sua gestão e organização que precisam ser ajustados rapidamente para não causar um estrago no seu negócio.
"As Regras são essas."
Você já disse ou presenciou alguma liderança dizer isso?
Essa frase "comum" revela pelo menos 3 grandes problemas que precisam ser ajustados na companhia.
1 – Empresa Engessada
2 – Conformismo do líder ou dono
3 – Fraqueza na Estratégia
Quando falamos em "regras" impomos limites. E isso pode cegar uma organização muitas vezes – principalmente numa realidade que mercados e concorrentes surgem todo dia.
Mostra que o líder ou dono está "cansado" ou com certa "resistência" a mudanças o que enfraquece qualquer estratégia futura. Seja para expandir, inovar ou fortalecer um negócio.
"Não está contente? Tem um monte de gente que desejaria o seu lugar."
Essa é uma das mais graves. Às vezes esse tipo de coisa é dita em portas fechadas ou no calor de uma discussão.
Mas o impacto dessas palavras no colaborador que as ouve pode ser fatal.
Primeiro porque isso põem o colaborador numa posição de inferioridade e substituição imediata.
Mostra que ele não faz diferença lá dentro. E hoje, cada vez mais, ter um propósito e visão clara das suas responsabilidades são duas das características mais importantes que fazem um colaborador permanecer na empresa.
Segundo que isso quebra a harmonia de qualquer equipe, porque traz uma sensação de insegurança e desvalorização, aquela sensação de "posso ser demitido a qualquer momento".
"Se vira. Faz suas mágicas."
Clássica. A versão corporativa do "dá seus pulos" geralmente é dita quando algo importante estoura o prazo ou imprevistos de última hora acontecem.
Por mais que essa frase seja a "mais leve" da lista, ela traz alguns sinais que revelam muito mais da liderança do que do liderado.
Demonstra falta de empatia e de espaço para o líder ou dono ouvir de fato seus times. Isso mostra que naquele momento a meta é mais importante do que o time.
"Sempre foi feito dessa forma."
Se você diz isso ou já ouviu essa frase dentro da sua empresa. Alerta vermelho. Você estar desestimulando seus times e perdendo insights que podem ser úteis para você.
Esse tipo de resposta é dada quando questionamentos ou tentativas de mudanças são feitas.
E o perigo dessa resposta errada é que você pode estar deixando passar a chance do seu time realmente sugerir melhorias e enxergar novos processos para o negócio.
Se eles questionam, é porque se importam com o negócio e em fazerem o melhor trabalho. E este é o melhor tipo de colaborador que você pode ter no momento.
"Eu sou o chefe."
Aqui não tem mais volta. Além de verbalizar à máxima do velho e obsoleto modelo Planejamento, Comando e Controle, você frisa que é mais importante que o seu time. E que eles não têm poder de decisão e melhoria, só você.
Além de autoritária, esta frase – e talvez o maior dos erros – mostra uma profunda falta de controle emocional do líder. Falta de estratégia e a impressão de que ele tem poder absoluto na empresa.
Esperamos que você não tenha cometido nenhum desses erros dentro da sua empresa este ano.
Mas sabemos que esse tipo de comportamento dentro das empresas ainda é mais comum do que gostaríamos.
Se você quer evitar esse tipo de coisa, impedir que seus líderes façam isso com seus times – principalmente no calor do momento ou em portas fechadas – aqui estão três coisas que você pode começar a fazer:
– Fale com seus times de verdade. Nos momentos difíceis, eles ficam tão desorientados e inseguros quanto você.
– Promova o questionamento, dê liberdade para eles promoverem ideias, ganharem espaço – às vezes uma "ideia maluca" pode mudar a empresa para melhor.
– Um dono constrói uma empresa. Mas não mantém ela em pé. Se o seu time, seus talentos, não se sentirem parte do negócio e dos resultados, cedo ou tarde irão para o negócio de outra pessoa.
Nada é mais poderoso que o exemplo.
Aqui na StartSe, um dos nossos mantras é o Walk The Talk. Praticar o que se prega. Ser verdadeiro, servir de exemplo.
Ele, junto com o nosso lema People Firt são dois dos pilares mais poderosos que temos como base da nossa partnership.
Acreditamos neste modelo, porque com ele, os erros acima não têm espaço para acontecer.
Porque o modelo de Sociedade e Cultura que usamos junto com empresas como XP, grupo Ambev, Banco Garantia e vários outros, promovem a liberdade com responsabilidade, a autonomia, a colaboração mútua e, aos mais engajados, a sociedade com parte do negócio.
Ou seja:
As Regras são Essas.
Não existe regra que não possa ser mudada ou melhorada.
Tem um monte de gente que desejaria o seu lugar.
Você está na empresa porque confiamos em você e no seu talento.
Se vira. Faz suas Mágicas.
A "mágica" se faz em equipe, não sozinho.
Sempre foi feito dessa forma.
O que podemos fazer juntos para melhorar isso?
Eu sou o Chefe.
Nós somos um Time.
Se você concorda com uma gestão mais igualitária e menos autoritária no seu negócio, e acredita no poder que isso pode trazer para você e os times do seu negócio no próximo ano, conheça a próxima turma do Sociedade e Cultura for Business.
Você aprenderá como construir uma partnership no seu negócio, diretamente com os sócios da StartSe e ex-sócios da XP Investimentos – uma das empresas que consolidaram este modelo no Brasil.
A próxima turma começa em fevereiro e estamos com o desconto promocional de pré-venda só até quinta (24/12).
São 1.250,00 reais mais barato com o cupom PRESEC21.
>> Use ele aqui e aproveite <<
O preço será reajustado assim que o cupom expirar na página.
Um forte abraço,
Equipe StartSe – Educação do Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário