A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu testes sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A decisão foi tomada após estudo com 96 mil pessoas mostrar ineficácia das substâncias e risco de arritmia cardíaca. Já o Ministério da Saúde afirmou que vai manter a orientação que permite uso das drogas por todos os pacientes com a doença no Brasil.
Balanço: nesta segunda-feira, o Brasil chegou a 374.898 contaminados com o novo coronavírus e 23.473 mortes em decorrência da Covid-19 — 807 casos fatais foram registrados nas últimas 24 horas.. Veja o mapa das infecções no país.
O que está acontecendo: São Paulo lidera as estatísticas com 83.625 casos e 6.220 mortes e pode relaxar parte das restrições adotadas até agora. O governador João Doria descartou uma ordem de lockdown e disse que, a partir de 1º de junho, será adotada uma “quarentena inteligente”. Doria e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, têm divergido sobre as medidas contra a pandemia.
A retomada de atividades coletivas avança no Estado do Rio, que superou a marca de quatro mil mortes ligadas à pandemia do coronavírus: são 4.105 óbitos registrados. Nesta segunda-feira, Niterói ampliou a lista de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, e Duque de Caxias permitiu a reabertura de lojas — à tarde, a Justiça determinou a suspensão do decreto municipal. Na capital, o prefeito Marcelo Crivella anunciou a liberação de igrejas e templos religiosos.
Entenda: Crivella prorrogou pela terceira vez os bloqueios à circulação de pessoas em 13 bairros do Rio. Ao mesmo tempo, afirmou que concederá autorização para reuniões religiosas, inclusive com a presença de idosos e pessoas com comorbidades, consideradas grupos de risco para a Covid-19. A medida contraria recomendações do comitê científico que auxilia a prefeitura. Crivella também confirmou que clubes de futebol poderão voltar a treinar em junho e a realizar partidas em julho.
Em paralelo: a gestora dos hospitais de campanha do Rio recebeu 135 respiradores da China. Os equipamentos serão destinados às unidades do Maracanã, a única em funcionamento, e de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que ainda serão abertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário