segunda-feira, 24 de março de 2025

Como o fenômeno do "degrau quebrado" trava a carreira das mulheres?

Visualizar como página web

EDIÇÃO #291 - 24 DE MARÇO DE 2025                                   

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM DEGRAU QUEBRADO: ENTENDA O FENÔMENO QUE ALARGA O ABISMO DA (DES)IGUALDADE DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO

"Imagine a carreira literalmente como uma escada. Você alcança o primeiro degrau, o segundo, o terceiro. Você está trabalhando para chegar ao topo. O desafio para as mulheres é que elas cairão logo no início."

Quem diz isso é Lareina Yee, coautora do livro The Broken Rung: When the Career Ladder Breaks for Women–and How They Can Succeed in Spite of ItNa obra, ela, Kweilin Ellingrud e María del Mar Martínez (as três, sócias da consultoria McKinsey) abordam o fenômeno "degrau quebrado", que emperra a chegada das mulheres a cargos de liderança.

O livro é novo, foi lançado neste mês, mas o fenômeno, não. Afinal, não é de hoje que pesquisas indicam que mulheres são preteridas para cargos de gerência. Um levantamento recente da Diversitera sobre o cenário no Brasil aponta, entre outros dados, que elas ocupam apenas 35% da alta liderança, ganham 21% a menos do que homens na mesma função e recebem 20% menos promoções ao longo da carreira.

Confira, no nosso carrossel, mais detalhes sobre esse problema, suas causas e como as empresas podem combatê-lo, promovendo a equidade de gênero e também alcançando melhores resultados.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

A TECNOLOGIA COMO ALIADA DA CULTURA INDÍGENA
Conheça o app criado por Suellen Tobler, que é usado em escolas do Baixo Tapajós para ajudar a preservar a língua nheengatu.

LEIA MAIS
INSIGHTS

VOCÊ SE ORGULHA DE SER MULTITAREFAS?
Estar ocupado é diferente de ser produtivo. Confira como alcançar uma produtividade mais sustentável com a especialista Thais Requito.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

CUÍCA: IMPACTO SOCIAL, AMBIENTAL E NUTRICIONAL
Bianca Oglouyan conta como surgiu a ideia de fundar a foodtech que cria produtos a partir de ingredientes dos biomas brasileiros.

LEIA MAIS
VIDEOCAST DRAFTERS

Nem sempre o ponto final é o fim de uma história. Pelo menos, não no caso da dobra e de seus fundadores, Eduardo Hommerding, Guilherme e Guto Massena. O Draft já falou sobre a empresa gaúcha, lá em 2018, quando ela tinha dois anos de operação. Naquela época, a dobra vendia itens como pochetes, carteiras e bolsas feitos de uma fibra sintética chamada Tyvek, leve e dobrável como o papel, porém resistente como o plástico. 

Até 2024, a dobra seguiu vendendo e criando novos itens. No fim daquele ano, porém, os fundadores decidiram encerrar as atividades do e-commerce para focar em um pilar educativo e de prestação de serviços, o dobralabs

No novo episódio do Drafters, Guto conversou com a editora Dani Rosolen sobre os desafios enfrentados ao longo dos últimos anos, as inseguranças diante da difícil decisão de abandonar um caminho conhecido, a coragem necessária para seguir outra rota e a nova jornada do negócio. 

ASSISTA
OPORTUNIDADES

PRÊMIO SEBRAE STARTUPS
Mil startups serão selecionadas na primeira fase e receberão acesso gratuito ao evento de inovação Startup Summit, com oportunidades de realizar sessões de negócio. O processo ainda terá diversas fases e premiações, mas a grande finalista receberá R$ 250 mil. 
Quando: inscrições até 28 de março

CHAMADA DE FINANCIAMENTO DA YSB BRASIL
A Yunus Negócios Sociais Brasil está com chamada de empréstimos aberta para negócios da economia verde e circular que gerem impacto socioambiental. Além de empréstimos de longo prazo, a iniciativa oferece suporte não-financeiro, como mentorias e conexões estratégicas.
Quandoinscrições até 28 de março

PROGRAMA SINERGIA INVESTIMENTOS
Negócios inovadores com atuação na Amazônia e que geram impacto positivo na região podem se inscrever para a nova edição do programa, que oferece mentorias especializadas, conexões estratégicas e investimento.
Quando: inscrições até 28 de março

HOPE FUND
O programa de financiamento e incubação da EDP é voltado a organizações com soluções inovadoras para uma transição energética justa e que sejam implementadas em Portugal, Espanha e países da América Latina. Os finalistas poderão receber até € 500 mil.
Quando: inscrições até 30 de março

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2025, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário