Jamil Chade revela que pela primeira vez o Brasil receberá uma representante da ONU encarregada de investigar riscos de genocídio. É a queniana Alice Wairimu Nderitu, que ficará no país de 30 de abril a 12 de maio e focará sua agenda na situação dos povos indígenas e da comunidade afro-brasileira. O governo quer usar recomendações e críticas do informe da enviada para fortalecer seu posicionamento, blindar algumas das políticas de direitos humanos e dar munição para eventuais processos contra Bolsonaro e seus aliados. .......................... A Corte Interamericana de Direitos Humanos começa hoje a julgar o Brasil por expulsar quilombolas para erguer a base de Alcântara.
****************** PRA FICAR DE OLHO Recado de Ricardo Kotscho: preparem a pipoca, para espetáculo noticioso duplo em Brasília hoje, com depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal e sessão do Congresso para instalar a CPMI dos atos golpistas. ****************** SOB NOVA DIREÇÃO Carolina Brígido conta que o STJ julga hoje processo que pode aumentar em R$ 90 bilhões por ano a arrecadação do governo federal (estados e municípios ganham fatias do bolo). A decisão, sobre impostos de grandes empresas, é o primeiro teste para o ajuste fiscal proposto por Fernando Haddad (Fazenda). .......................... Na Espanha, Lula disse que o Brasil está empenhado em conseguir parceiros para levar à paz na Ucrânia e permitir ao país manter seu território. .......................... Brasileiros se juntaram a portugueses de direita para fazer um protesto contra Lula em Lisboa. Umas 300 pessoas participaram - número maior que o de apoiadores do presidente, que fizeram manifestação a favor.
****************** PL DAS FAKE NEWS Em vitória para o governo, a Câmara aprovou o regime de urgência para o PL das Fake News (que regulamenta as redes sociais), o que acelera a tramitação da proposta. A votação será na terça que vem, 2 de maio. .......................... O TSE entregou ao Congresso sugestões para o PL das Fake News. Uma delas é a retirada imediata, sem obrigação de informar o usuário, de conteúdo que provoque risco de dano imediato de difícil reparação ou que viole direitos de crianças e adolescentes. .......................... Não é só no Brasil: a União Europeia criou controle mais rigoroso (incluindo procedimentos para combater a desinformação e o discurso de ódio) para 19 plataformas digitais, entre as quais Google, Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.
****************** JOIAS DAS ARÁBIAS Uma funcionária do departamento que cuida da documentação histórica do Palácio do Planalto disse à Polícia Federal que passou pelas mãos de Michelle Bolsonaro o segundo estojo de joias Chopard, enviado pela Arábia Saudita. A ex-primeira-dama disse várias vezes que não sabia das joias. Ontem, falou que o segundo conjunto era masculino e perguntou o que tinha a ver com aquilo. Michelle pode virar alvo de investigação, diz Juliana Dal Piva. Para Leonardo Sakamoto, o depoimento põe Michelle como receptadora de joias surrupiadas da União. ****************** SEU BOLSO O salário mínimo vai subir em 1º de maio? Qual o novo valor e o que muda?
****************** CUCA NA MIRA O advogado de uma menina de 13 anos estuprada em 1987 na Suíça disse que ela reconheceu o técnico Cuca, recém-contratado pelo Corinthians, como um de seus agressores. Sêmen do treinador foi encontrado na vítima, prova usada na condenação. Cuca contratou um escritório na Suíça para tentar provar que é inocente. Para Renato Mauricio Prado, se o Corinthians respeita as minas, tem que demitir Cuca imediatamente.
****************** NA NEWSLETTER DE TILT Um sistema de recarga (na verdade, troca de baterias) de carros elétricos em 40 segundos é o destaque do boletim, que sai toda sexta. Para receber, inscreva-se. ****************** NA NEWSLETTER POR DENTRO DA BOLSA Quer receber diariamente em seu email análises exclusivas feitas pela equipe do Pag Bank e notícias sobre o mercado de ações? Cadastre-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário