Por 8 votos a 2, o STF aceitou a primeira leva de denúncias contra acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. A decisão torna réus cem envolvidos. Os dois ministros indicados por Bolsonaro (André Mendonça e Kassio Nunes Marques) votaram contra, no que Reinaldo Azevedo chama de normalização do golpismo. O julgamento do segundo lote de denúncias, com 200 pessoas, começou na virada de ontem para hoje e vai até dia 2 de maio. Alexandre de Moraes já votou a favor. .......................... Graças a um laudo psiquiátrico, o ex-ministro Anderson Torres conseguiu o adiamento de novo depoimento que estava marcado para ontem. Bom para Bolsonaro, diz Josias de Souza. Segundo Wálter Maierovitch, Torres não quis falar antes do depoimento de Bolsonaro; atestado só ajudou.
****************** VACINA CONTRA COVID Pouco procurada pelos grupos prioritários, a vacina bivalente contra covid foi liberada pelo Ministério da Saúde para todas as pessoas com mais de 18 anos que já tenham tomado pelo menos duas doses do imunizante monovalente, a última delas há pelo menos quatro meses. Estados e municípios precisam criar seus cronogramas de vacinação. ****************** CRISE NO GSI Carla Araújo revela que Lula já conversou com um possível substituto para Gonçalves Dias no comando do GSI. É o general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos, que exerceu função semelhante no governo Dilma e foi indicado ao presidente pelo comandante do Exército. ****************** SOB NOVA DIREÇÃO O governo Lula articula a liberação de verbas extras (R$ 3,5 milhões a R$ 7 milhões por cabeça) para ampliar sua base no Congresso. .......................... Lula citou a luta contra a censura na ditadura militar ao entregar o Prêmio Camões a Chico Buarque e disse que a cerimônia, com quatro anos de atraso, corrigia "um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira". Principal honraria literária da língua portuguesa, o Prêmio Camões foi concedido a Chico em 2019, mas Bolsonaro se recusou a assinar o diploma que oficializava a premiação. .......................... A FRASE Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula. Chico Buarque, alfinetando Bolsonaro ao receber o Prêmio Camões. .......................... Coincidindo com o Acampamento Terra Livre, o governo Lula deve anunciar esta semana a abertura de concurso para preencher 500 vagas na Funai. ****************** VAGA SUPREMA Carolina Brígido explica como crises no governo e viagens de Lula adiaram a nomeação de novo ministro do STF. O nome pode sair esta semana, com a volta do presidente. ****************** CERCADINHO Jamil Chade conta como os sauditas recorreram a joias, promessas e lobby para tentar a simpatia de Bolsonaro. .......................... Mais uma informação levantada por Jamil Chade: investigadores do Tribunal Penal Internacional estão interessados em denúncias contra Bolsonaro. .......................... A Justiça recusou resposta da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal sobre visita sigilosa que sua então secretária e hoje vice-governadora, Celina Leão, recebeu em 2020 de Jair Renan (04) Bolsonaro: "Erro ou sonegação". ****************** SEU BOLSO Renda passiva: como e quanto investir para poder parar de trabalhar. ****************** NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO Na edição desta semana, Demétrio Vecchioli analisa as chances de atletas brasileiros conseguirem vaga para disputar a Olimpíada de Paris. Para receber toda segunda o boletim, inscreva-se.
****************** NA NEWSLETTER VIVABEM A dica da edição de segunda-feira do boletim é uma verdadeira mão na roda: como montar um sanduíche para fazer dele uma refeição saudável. Cadastre-se para receber a newsletter às segundas, quartas e sextas. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário