Carregar um carro elétrico pode ser uma tarefa demorada. Enquanto um tanque de gasolina leva poucos minutos para encher, uma bateria pode demorar até oito horas para ser totalmente carregada. Mas a fabricante chinesa de carros elétricos Nio anunciou uma novidade que vai fazer com que os veículos da marca "carreguem" a bateria em apenas 40 segundos. Quem contou essa história foi Felipe Zmoginski, colunista de Tilt. Na verdade, carregar não é bem o verbo correto — a Nio vai literalmente trocar a bateria do carro, como quem troca pilhas antigas. Para isso, a montadora chinesa vai instalar mais 2.300 estações de troca de baterias para seus veículos na China, que se somam a outras 2.000 estações espalhadas por grandes cidades como Pequim e Xangai. Hoje, a China é o maior mercado mundial de carros elétricos, com 20% da frota de carros de passeio movida a energia elétrica. No resto do mundo este percentual não chegou a 3%, segundo dados da IEA (Agência Internacional de Energia). A popularização destes modelos pode ser atribuída, entre outros fatores, à massificação dos pontos de carregamento, como em estacionamentos privados, em vagas na rua, em shoppings e supermercados, além da maior parte dos novos prédios construídos no país. De acordo com a Nio, no entanto, ainda há um percentual de consumidores que não pode instalar carregadores em seus prédios ou mesmo em suas casas. Por este motivo, a solução da "troca" de bateria é considerada mais efetiva. Naturalmente, é possível carregar um Nio também por meio de cabos de energia tradicionais. A decisão da Nio em criar mais 2.300 pontos de "troca de bateria" teve grande repercussão no mercado de veículos elétricos na China. Isso porque o sistema, embora muito cômodo para o motorista, é relativamente caro para a fabricante, que precisa manter uma operação complexa para assegurar que todos os pontos tenham baterias novas e carregadas continuamente. O modelo de negócios da empresa aposta em oferecer veículos mais sofisticados e soluções mais confortáveis para carregamento de seus veículos e, assim, poder cobrar mais dos consumidores. Os carros da Nio, em geral, têm preços mais altos que seus principais competidores chineses. **** CONFIRA TAMBÉM UOL CARROS DO FUTURO Toda quarta-feira, a newsletter UOL Carros do Futuro traz tendências e debates sobre as novas tecnologias da indústria automobilística. Nesta semana, a newsletter fala sobre o supercarro da BYD que dança, anda sem uma roda e vai de 0 a 100 km/h em 2 segundos. Quer se cadastrar e receber o boletim semanal? Clique aqui. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário