A propaganda eleitoral de Lula estreia no sábado com uma comparação entre seu governo e o de Bolsonaro. A volta da fome e a estagnação do salário mínimo terão destaque. Pelo lado de Bolsonaro, ataques ao PT, evitando dizer o nome de Lula. Até a disparada nos preços dos combustíveis vai ser atribuída aos governos petistas. O Auxílio Brasil também deve estrelar a propaganda (sujeito a um contra-ataque de Lula com o Bolsa Família). .......................... Um ensaio do que vem na propaganda eleitoral está no YouTube. Bolsonaro e Lula usam a plataforma para testar o tom dos vídeos para a TV. .......................... Um time de teólogos e pastores ajudou a campanha de Lula a criar uma estratégia de contra-ataque ao efeito que teve a entrada de Michelle na corrida eleitoral. ****************** AMAZÔNIA EM CHAMAS O número de focos de incêndio na Amazônia explodiu nos últimos dias e bateu recorde na segunda-feira. Foram 3.358 no dia. Especialistas lembram que fogo, na região, é sempre provocado pelo homem.
****************** CAMINHOS DO DESMATAMENTO Um levantamento feito com ajuda de sistema de inteligência artificial identificou 3,46 milhões de quilômetros de estradas na Amazônia legal. Na maioria, abertas por madeireiros, garimpeiros, grileiros e fazendeiros. Oficialmente, há só 39 mil km de vias na região.
****************** VAI TER GOLPE? Bolsonaro reagiu à operação da Polícia Federal, autorizada por Alexandre de Moraes, contra empresários aliados do presidente suspeitos de discutir um golpe para evitar vitória de Lula. "Vocês acham que é proporcional bloquear as contas bancárias dessas pessoas [empresários que defendem golpe]? Tem justificativa uma medida desse tamanho?", perguntou a outro grupo de empresários. .......................... O procurador-geral da República, Augusto Aras, também não gostou da operação. Disse que não foi avisado do modo usual. Segundo Alexandre de Moraes, o procedimento adotado foi rotineiro. .......................... Nos celulares apreendidos de empresários na operação da PF, há mensagens de Augusto Aras, segundo o site JOTA.info.
****************** SEU BOLSO O preço do leite caiu, mas o litro ainda continua mais caro que o da gasolina - culpa da entressafra, do diesel, da seca e de mais alguns fatores. .......................... A Receita Federal libera hoje a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda. Veja se você está na lista. ****************** CORRIDA ELEITORAL Ontem foi a vez de Ciro Gomes ser entrevistado no Jornal Nacional. Disse que é "certeza de uma crise eterna" o atual modelo político, que exige a formação de uma coalizão para governar. Propôs realizar plebiscitos para decidir temas polêmicos, defendeu taxar grandes fortunas e lançou a ideia de uma "lei antiganância", que limitaria o valor pago a bancos em empréstimos. .......................... Ciro, diz Maurício Stycer, estava mais sereno do que quando participou do programa Roda Viva. E teve muito espaço para apresentar pontos de seu programa. Só que, analisa Alberto Bombig, isso não aumenta sua chance na eleição. Para Carla Araújo, Ciro foi treinado para se mostrar mais maduro, mais calmo. Kennedy Alencar acha que o tom será outro no debate de domingo. .......................... Depois de se reunir com Alexandre de Moraes no TSE, o ministro da Defesa pediu a Bolsonaro que evite enfrentar o presidente do tribunal, conta Carla Araújo. ****************** O NÚMERO R$ 20 bilhões Foi o corte nos investimentos feitos no Brasil pelo fundo soberano da Noruega durante o governo Bolsonaro. ****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA Na análise desta semana das pesquisas eleitorais o foco é a taxa de abstenção nas eleições. No histórico recente, a dos mais pobres e menos escolarizados é maior, o que favorece Bolsonaro, mas a polarização do eleitorado pode mudar isso desta vez. Para receber a newsletter toda terça, por email, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS Os 34 anos da Fundação Palmares, com sua fase conturbada no governo Bolsonaro, são o tema do boletim desta terça, que explica as atribuições e a importância da entidade. A newsletter sai às terças e às sextas. Inscreva-se para receber.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário