sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 431.584.559 contaminados e 5.929.494 mortos no mundo. No Brasil são 28.589.235 contaminados e 647.703 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 10,6 bilhões. No Brasil são 389.497.549 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
REFORÇO NA PROTEÇÃO
 
A Anvisa aprovou o uso emergencial do Evusheld, medicamento que previne a Covid-19. O remédio é indicada para imunossuprimidos, como transplantados e pacientes que estão sendo submetidos à quimioterapia, que necessitam de reforço na proteção contra a doença. Estima-se que 2% da população brasileira enquadre-se na categoria. O Evusheld é uma combinação de dois anticorpos monoclonais feitos a partir do soro de pessoas convalescentes. A injeção é feita em duas doses e será um complemento das vacinas.
 
MORTES EVITADAS
 
As vacinas e o isolamento podem ter evitado 380 mil internações e 66 mil mortes por Covid-19, até junho de 2021, no Rio de Janeiro. Essa é a conclusão de um estudo de caso feito pela Fiocruz e publicado em dezembro na Infectious Disease Modelling. A pesquisa tinha a intenção de entender o impacto de medidas farmacológicas e não farmacológicas para combater a doença. Os resultados foram obtidos por meio de modelos matemáticos desenvolvidos pelos pesquisadores do Programa de Computação Científica.
 
PERIGO NA INTERNET
 
O primeiro autoteste para Covid-19 a receber autorização para comercialização pela Anvisa ainda não está à venda nas farmácias, mas uma versão falsificada já é oferecida na internet. O alerta foi feito pela empresa CPMH Produtos Hospitalares. Os testes falsos "aparentam ter swab mais longo que o original e formato diferente do tubo de coleta", informou em nota. O primeiro lote com 20 milhões de autotestes oficiais deve estar disponível na próxima semana no Brasil. O valor de cada unidade ainda não foi definido.
 
ESTUDO SOBRE A 4ª DOSE
 
Uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 restaura os anticorpos aos níveis observados após a terceira injeção, mas fornece apenas um pequeno aumento na proteção contra a infecção. Esta é a conclusão de um estudo feito em Israel e publicado, ainda sem revisão da comunidade científica, no site medRxiv. "O estudo sugere que as atuais vacinas de mRNA atingem um 'teto de imunidade' após a terceira dose", diz Miles Davenport, imunologista computacional de uma universidade australiana. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário