segunda-feira, 5 de abril de 2021

Revelado: quem bebe esse chá 🌿 vive mais e sem infarto

Pegue a receita de chá verde que também afasta câncer e protege o cérebro

 

 ANÚNCIO
⏰ Últimas horas: descubra novas armas contra o câncer
 

No episódio final do Especial Combatendo o Câncer, o Dr. Naif Thadeu revela o arsenal completo de armas naturais de combate ao CÂNCER.

Descubra o que pode prevenir a doença, amenizar os efeitos colaterais e complementar o tratamento convencional antes que o vídeo saia do ar (hoje é o último dia). Assista aqui.

 

Receba conteúdos exclusivos em primeira mão...

Saude PRO
 
 

O verdadeiro chá protetor de corações e mentes

Lara Gabriela Cerqueira , Nutricionista especializada em Fitoterapia

 

Olá, tudo bem?

 

Na nossa conversa de hoje, quero te contar sobre um chá poderoso e de consumo milenar: o chá verde, que é produzido a partir da planta Camellia sinensis.

 

Esse é um dos chá mais estudados pela ciência, com análises feitas tanto em animais quanto em humanos. O fato de ser consumido há tanto tempo atrai o interesse científico e várias pesquisas já comprovam seus benefícios.

 

O chá verde é relacionado à longevidade e à melhora do metabolismo como um todo, sobretudo o cardíaco. Isso se deve à presença de dois princípios ativos bem interessantes: a cafeína e a catequina.

 

Mas antes de falarmos sobre as propriedades fascinantes do chá verde, deixa eu te contar uma história curiosa.

 

O verdadeiro chá

 

Popularmente, nós usamos a palavra "chá" para qualquer preparo feito com uma planta e água quente.

 

Mas a verdade é que a palavra "chá" vem de um chá específico, exatamente o chá verde, esse que é produzido a partir da planta Camellia sinensis, de uso milenar e muito comum nos países orientais.

 

A planta, já muito associada a um estilo de vida saudável, possui grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

 

Diz a lenda que, durante uma pausa para descanso da caravana do imperador Shen Nong, conhecido como pai da medicina chinesa, folhas de um arbusto caíram em uma panela de água fervente.

 

 

A mistura produziu um líquido de cheiro agradável que chamou a atenção de Shen Nong. Ele bebeu e sentiu imediatamente uma sensação revigorante.

 

Nasceu ali um dos remédios naturais mais potentes do mundo, que até hoje salva corações do infarto, cérebros do derrame (AVC) e afasta o câncer: o chá verde, que na China é conhecido apenas como chá. O primeiro chá da história!

 

Viver mais e melhor

 

Um estudo publicado no final de 2020 dá conta de que o simples hábito de tomar chá três vezes ao dia está diretamente relacionado à longevidade e também deixa você mais longe de doenças cardíacas.

 

Essa pesquisa, publicada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, acompanhou, por mais de 7 anos, 100.902 adultos chineses. Essas pessoas responderam sobre seus hábitos diários de consumo de chá.

 

Durante o período de acompanhamento, foram registrados 3.683 eventos de doença cardiovascular aterosclerótica, 1.477 mortes por doença cardiovascular aterosclerótica e outras 5.479 mortes por qualquer outra causa. 

 

Entre os participantes na faixa etária dos 50 anos, o estudo verificou que aqueles que consumiam ao menos três xícaras de chá por dia tiveram um atraso de 1,41 anos no desenvolvimento de doença coronariana e derrame. Eles também viveram 1,26 ano a mais do que aqueles que raramente bebiam chá.

 

 ANÚNCIO
Você é homem? Então precisa ver isso.
 

Se você passou dos 50 anos, agora você pode retomar seu auge físico e sexual a partir de 30 dias. De forma 100% natural e que pode ser feita do conforto e privacidade da sua casa. Para saber como, basta se inscrever GRATUITAMENTE no Workshop Restaurando a Virilidade. Para se inscrever gratuitamente, basta clicar aqui.

 

 

Na comparação, aqueles que bebiam mais chá tinham risco 20% menor de derrame e doença coronariana, 22% menor da manifestação fatal dessas comorbidades e 15% menos risco de morte por qualquer causa.

 

E quando se trata especificamente do uso de chá verde, muito comum no oriente, os dados são ainda mais animadores.

 

Apenas o hábito de beber chá verde foi associado a riscos ainda menores: 25% menos chance de doenças cardíacas, derrames (mesmo os fatais) e qualquer outra causa de morte.

 

A pesquisa comparou o uso de chá verde com o chá preto para chegar a essas conclusões. Esses dois chás são produzidos a partir da Camellia sinensis, mas têm compostos e propriedades distintas por conta dos métodos de cultivo e preparo da planta para consumo.

 

Também protege contra o câncer!

 

Assim como o estudo publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia reforça o papel do chá verde para prolongar a vida e proteger o coração, diversas pesquisas já relacionaram o chá verde ao combate do câncer em todos os estágios. 

 

Seu poder está numa substância que pertence à família das catequinas, que são antioxidantes poderosos. 

 

A catequina inibe o crescimento dos tumores, além de reduzir a capacidade de deslocamento de células tumorais (que são as metástases) e de forçar essas células a acionar mecanismos de morte, um processo chamado apoptose.

 

Inúmeros estudos relacionam o chá verde como aliado do combate a diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de próstata, pulmão, colorretal e mama. Mais um ponto a favor do chá verde!

 

Acelera a cognição e melhora o foco 

 

Se você ainda não foi convencido a preparar um chá verde assim que terminar de ler esse texto, te dou mais um motivo!

 

Além da cafeína, que melhora a disposição e a cognição, e da catequina, que traz o efeito de proteção cardíaca e melhora do metabolismo como um todo, o chá verde contém uma substância chamada L-teanina, que aumenta o nosso estado de relaxamento.

 

A L-teanina é um aminoácido que tem atividade cerebral, pois aumenta a produção de GABA. Esse neurotransmissor é o principal responsável por nos manter relaxados, porém focados.

 

É na junção dessas três substâncias que está o poder do chá verde!

Preparar o chá verde não tem segredo!

 

Use uma colher de sobremesa de folhas secas ou uma colher de sopa de folhas frescas para cada xícara de água fervente (ou cerca de 250 ml).

 

Ferva uma água de boa qualidade (se possível mineral) e, depois que desligar o fogo, acrescente as folhas diretamente na água ou dentro de um infusor de cerâmica ou inox. Evite a versão de plástico.

 

Deixe em infusão por 3 a 5 minutos, coe ou retire o infusor e pronto - se você não for muito fã do sabor, deixe apenas 3 minutos, para um chá mais suave. 

 

Você pode beber chá verde quente ou frio, como preferir!

 

Evite aqueles sachês de chá prontos, os saquinhos tão comuns nos mercados. Eles podem conter vários tipos de contaminação que você não quer trazer para o seu chá.

 

Procure pelo chá verde em sua versão em folhas, vendida em embalagens lacradas e com o nome do responsável técnico no rótulo. É só conferir pelo nome da planta: Camellia sinensis.

 

É isso. Com um único chá, você acelera seu metabolismo, melhora a circulação sanguínea, previne o câncer, tem mais disposição e foco e ainda mantém a tranquilidade.

 

Te vejo na próxima segunda com uma xícara de chá verde?!

 

Um abraço,

 

 

  ANÚNCIO
O órgão que secretamente apaga a Depressão
 

Diferentemente do que muitos pesquisadores acreditavam, a origem da Depressão NÃO está no cérebro.

Há um outro órgão no seu corpo quimicamente controlando suas emoções, capaz de dar fim à apatia, desânimo e tristeza - saiba aqui qual é este órgão.

 

 

Referências bibliográficas:

  • WANG, Xinyan et al.. Tea consumption and the risk of atherosclerotic cardiovascular disease and all-cause mortality : The China-PAR project. European journal of preventive cardiology; vol. 27,18; 2020: 1956-1963. doi:10.1177/2047487319894685
  • CHACKO, Sabu M et al.. Beneficial effects of green tea: a literature review . Chinese medicine; vol. 5 13. 6 de abril de 2010, doi:10.1186/1749-8546-5-13
  • NATHAN, Pradeep J et al.. The neuropharmacology of L-theanine(N-ethyl-L-glutamine): a possible neuroprotective and cognitive enhancing agent. Journal of herbal pharmacotherapy vol. 6,2; 2006: 21-30.
  • DIMPFEL, Wilfried et al.. Theogallin and L-theanine as active ingredients in decaffeinated green tea extract : II. Characterization in the freely moving rat by means of quantitative field potential analysis. The Journal of pharmacy and pharmacology vol. 59,10; 2007: 1397-403. doi:10.1211/jpp.59.10.0010
  • NOBRE, Anna C et al.. L-theanine, a natural constituent in tea, and its effect on mental state . Asia Pacific journal of clinical nutrition vol. 17 Suppl 1 (2008): 167-8.
  • ENG, Qian Yi et al.. Molecular understanding of Epigallocatechin gallate (EGCG) in cardiovascular and metabolic diseases . Journal of ethnopharmacology; vol. 210; 2018: 296-310. doi:10.1016/j.jep.2017.08.035
 
 
 
 

O que você achou deste conteúdo?

Estamos enviando este email porque você é assinante Jolivi. Se preferir não receber novas recomendações de saúde, acesse aqui para cancelar o recebimento, ou acesse nossa Central de Preferências para escolher quais newsletters deseja receber.

 
Jolivi Natural Health
 

Esta mensagem foi enviada para canaltutodroid.nega@blogger.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.

 
 
 

As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário