Quantas mudanças você poderia fazer na sua empresa se tivesse 100 milhões de dólares em caixa?
Foi exatamente este valor que a Uber "jogou fora" em 2020 por não ter visto que várias de suas ações de marketing estavam ligadas – mas não estavam funcionando.
Essa notícia veio à tona no último dia 3 de fevereiro, via Twitter. E pegou o mercado de surpresa.
A empresa investiu mais de 150 milhões de dólares em publicidade online para estimular o download do aplicativo.
Os anúncios começaram a aparecer em sites americanos de extrema direta acusados de promover fake news. Depois da repercussão negativa, a empresa diminui em 10 por cento seus gastos publicitários.
E ela percebeu que os downloads do aplicativo não diminuíram. O resultado chamou a atenção da empresa que investigou o caso.
Resultado: 100 dos 150 milhões de dólares investidos em publicidade não traziam nenhum resultado para a companhia. Zero.
Eles descobriram que a maior parte dos downloads vinham naturalmente, de modo orgânico – sem a necessidade alguma de publicidade.
"Cortamos 2/3 de nossos gastos, 100 milhões de gastos anuais em 150 e basicamente não vimos nenhuma mudança" Kevin Frisch, ex-chefe de marketing de desempenho e CRM da Uber.
Se isso acontece até com grandes empresas do Vale do Silício, quanto dinheiro você pode estar perdendo sem perceber?
O último ano acelerou muito o número de empresas que migraram para a internet. Seu cliente está lá, suas concorrentes também. É fácil impactar milhares de pessoas de modo rápido e em tempo real.
Mas está ficando mais caro anunciar e vender na internet devido à alta concorrência. Quem não souber metrificar e analisar seus resultados de marketing e vendas, encontrando novas alavancas de crescimento, pode estar jogando muito dinheiro fora.
A Uber levou 1 ano para identificar o problema. O estrago já está feito.
Se você quer ter certeza da eficiência do seu marketing e vendas online para que sustos assim não aconteçam, busca novos canais para impactar seus clientes a custo ZERO – ou quase zero e quer construir estratégias de testes rápidos fazendo do seu time de marketing e vendas verdadeiros "laboratórios" de performance, queremos te avisar que:
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Um forte abraço,
Equipe StartSe – Educação do Agora
Uber gastou 100 milhões de dólares em publicidade à-toa. Se você quer potencializar cada centavo do seu marketing e vendas investido na internet, veja aqui como se precaver com ajuda da maior instituição mundial sobre o assunto no Growth Program da StartSe University.
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