Olá! Para você, o agro é pop ou o agro é tech? A pergunta brinca com o slogan da ação "Agro: A Indústria-Riqueza do Brasil", veiculada pela Rede Globo. O projeto editorial, criado há cinco anos, busca sempre destacar algum aspecto relevante do agronegócio brasileiro para conectar o consumidor com o produtor rural. Mesmo estando no intervalo de muitos dos principais programas da emissora, que cobrem 98% do território nacional, grande parte dos consumidores torce o nariz quando se fala em agronegócio - principalmente quando se aborda o tema com viés político. Segundo um estudo recente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), feito em parceria com a ESPM, 40% dos brasileiros sequer sabem o que é agronegócio. E mais: 53% dos entrevistados acreditam que falta informação sobre o setor no Brasil e 87% dos entrevistados acham que o agronegócio precisa contar mais sobre a sua história. "Cabe ao agronegócio proteger seus agricultores e não permitir que eles sejam associados às percepções equivocadas envolvendo ciência, meio ambiente, segurança alimentar e desmatamento", diz José Luiz Tejon, publicitário e um dos principais nomes do setor no país. Em busca de voz uníssonaPensando nisso, entidades de classe como a própria ABAG, ao lado da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), lançaram nesta semana o movimento de comunicação "Todos a Uma Só Voz". A iniciativa surgiu a partir de um estudo produzido pela agência RV Mondel e já tem a adesão de mais de 10 associações do setor. "A campanha nasceu para criar uma narrativa acessível a todas as faixas da população. Precisamos mostrar, de forma simples, o quão valioso é o agronegócio do nosso país e conectar a extensa cadeia produtiva do agro com o consumidor", diz Ricardo Nicodemus, coordenador do projeto. Para Nicodemus, é extremamente importante que a campanha humanize o agronegócio. "O Brasil precisa falar bem do brasileiro. Este não é um movimento político. Ele quer decodificar o agro, para que a sociedade comece a entender a força que o agronegócio tem no nosso país", afirma o publicitário. Ação terá audiobook, site e campanha na mídiaO agronegócio brasileiro é um dos maiores do mundo. Em 2020, ano que a pandemia e o isolamento social causaram problemas em diversos setores da economia, o agro cresceu quase 20%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Atualmente, o agronegócio é responsável por 23% do PIB nacional. A campanha estará em veículos de comunicação a partir desta semana. A ação contará também com uma websérie em audiobook, chamada 'O Reino de Agrus', que conta uma história de um povo que tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. O site 'Todos A Uma Só Voz' ainda reunirá informações sobre o agronegócio, com materiais sobre sustentabilidade socioambiental; oportunidades para produtores rurais, estudantes e empreendedores e mitos e verdades sobre o agro.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário