Começo de mês sempre é um problema.
Um monte de coisas para planejar, sem ter certeza de que elas serão realizadas ao longo dos próximos 28 dias.
Difícil saber se o verdadeiro problema está na quantidade de reuniões — que geralmente são muitas — ou no prazo para se executar todas as tarefas.
Aqui na StartSe, vimos que o fator imprevisibilidade pode ser o verdadeiro vilão do seu fim de mês.
Veja se isso também acontece com você:
No começo do mês, ações são planejadas e estruturadas para as próximas semanas. E uma série de imprevistos acontecem e você precisa recalcular a rota o tempo todo para chegar onde deseja.
Isso ocorre porque o modelo estratégico de 90 por cento das empresas se baseia em olhar o passado, tentar identificar padrões e prever o que virá a seguir.
Funcionava bem em um mundo onde grandes crises não ocorriam com frequência, concorrentes pequenas não "mordiam o calcanhar" das grandes e o seu cliente tinha um padrão previsível de compra e comportamento.
Agora o jogo mudou.
2020 provavelmente foi o ano em que os planos estratégicos das empresas mais sofreram mudanças — na história.
Se você enfrentou o mesmo 2020 que nós, provavelmente teve que fazer várias mudanças de planos também.
Nós abandonamos os velhos planos "talhados em pedra" e "destruímos" o calendário de 12 meses.
Você precisa de agilidade, planos de ação rápidos para o mundo do agora, e um planejamento mensal ou anual não dará conta disso.
Já passamos pelo primeiro mês de 2021, e muitas empresas ainda estão perdidas sobre qual o terreno "mais seguro" para elas traçarem seus planos.
Ninguém tem as respostas — ainda.
Mas a sua empresa precisa continuar a todo vapor e traçar algum plano se não quiser acumular prejuízos por 2 anos seguidos.
Se pudermos te indicar o plano, talvez o mais valioso seja entre o mapa e o terreno, prefira o terreno.
Identificar sinais baixos de mudança, reagir e pivotar rapidamente projetos e planos e criar uma estrutura capaz de dar a você e ao seu time espaço de ação talvez seja a melhor coisa a se fazer agora.
O mundo não ficará mais "simples" daqui para frente. O último ano foi um sinal claro disso.
Nós trocamos o velho planejamento estratégico de passado e futuro por um modelo muito mais ágil e dinâmico focado no presente. Focado em sentir o "terreno" e tomar ações táticas em cima disso.
Ele se mostrou muito útil para enfrentarmos 2020 e identificarmos rotas e caminhos para 2021 — e nos deu liberdade de mudar a estratégia com segurança sempre que for preciso.
Agora, você também pode se beneficiar desta mesma metodologia validada de planejamento.
Está tudo aqui.
Um forte abraço,
Equipe StartSe — Educação do Agora
Sua empresa não mapeou como 2020 seria. E ninguém sabe o que irá acontecer agora. Se você quer desenvolver um modelo estratégico capaz de captar rápidos sinais de mudança no seu mercado e criar planos de ação ágeis em cima disso para não perder o rumo do seu negócio em 2021 tudo está explicado em detalhes aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário