As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 64.596.395 contaminados e 1.494.986 mortos no mundo. No Brasil são 6.436.650 contaminados e 174.515 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
AS VACINAS NO BRASIL
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil deverá ter, no máximo, três opções de vacinas contra a Covid-19. Segundo ele, são "um, dois ou três" laboratórios que produzem imunizantes compatíveis com as necessidades brasileiras, considerando plano de entregas e quantidades suficientes. Pazuello disse ainda que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o Brasil receberá 15 milhões de doses do fármaco desenvolvido pela Universidade de Oxford. A partir do segundo semestre, a produção será na Fiocruz. Para isso, a Câmara aprovou crédito de 1,9 bilhão de reais destinado ao antígeno da AstraZeneca. A matéria segue para o Senado.
NOVAS DOSES
O governo de São Paulo recebeu nesta quinta-feira a segunda entrega referente à CoronaVac, vacina para Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Desta vez, chegou ao país um lote com 600 mil litros de insumo suficientes para a produção de 1 milhão de doses. Caberá ao órgão paulista finalizar o preparo do produto. Até agora, o acordo entre as partes prevê 46 milhões de doses do imunizante disponíveis no Brasil até o início de 2021. Atualmente, o medicamento está em fase 3 de testes no país. Os resultados finais devem ser entregues ainda neste mês.
AUTORIZAÇÃO EMERGENCIAL
A Anvisa criou regras para uma autorização emergencial de vacinas no Brasil. A metodologia, inspirada nos moldes de agências internacionais, como a FDA, dos EUA, permite que farmacêuticas solicitem uma aprovação somente para grupos prioritários, e não vacinação em massa. A licença está restrita aos laboratórios que conduzem estudos de fase 3 no país e condicionada à apresentação de uma seleção de documentos de fases clínicas (com humanos) e pré-clínicas. Antes do pedido, é necessário agendar uma reunião presencial com a agência. Os termos avaliados serão: segurança e eficácia, biotecnologia, boas práticas de fabricação e durabilidade da imunização.
SINAL VERDE NO JAPÃO
Um projeto de lei aprovado no Japão prevê que o país forneça, gratuitamente, vacina contra a Covid-19 para todos os seus 126 milhões de habitantes. Além do estado cobrir todos os gastos, a medida prevê incluir provisões obrigando os cidadãos japoneses a se vacinarem. Autoridades do país confirmaram a encomenda de pelo menos 205 milhões de doses de três farmacêuticas (Pfizer, Moderna e AstraZeneca). Isso representa quase duas unidades para cada um dos mais de 126 milhões de habitantes do país. Ainda não está claro se a lei aprovada envolve também a vacinação de estrangeiros residentes no país, ideia defendida pelo governo japonês.
publicidade
Acesse sua Central de Preferências caso deseje atualizar suas listas de recebimento de e-mails do Grupo Abril.
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário