sexta-feira, 5 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Trump alfineta atitude de Bolsonaro na pandemia

E mais: volta dos transportes no Rio, saques do FGTS, morte de Carlos Lessa
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 5 de junho de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia. 

Boa leitura!
 
Se tivessem seguido o Brasil, os Estados Unidos teriam “perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas”, afirmou o presidente americano, Donald Trump, em nova menção negativa ao país, citado agora como exemplo de nação com dificuldade para lidar com o coronavírus. Aliado de Jair Bolsonaro, Trump ainda alfinetou a fixação do presidente brasileiro com as medidas adotadas pela Suécia.

Os EUA somam 1,8 milhão de infecções e mais de 108 mil mortes ligadas à pandemia, e vem reduzindo o número de registros diários de Covid-19, indicando que já superou o pico de contágios. O Brasil segue na contramão, com aumento das notificações — na quinta-feira, o país chegou a 34 mil mortes e 614 mil contaminações. No momento, uma em cada quatro pessoas que morrem de Covid-19 no mundo é brasileira.

Aconteceu hoje: Bolsonaro inaugurou o primeiro hospital de campanha construído pelo governo federal, em Águas Lindas (GO). O presidente tropeçou e caiu no chão quando chegava ao local.
 
O metrô do Rio de Janeiro e o transporte intermunicipal no estado receberam autorização para voltar a funcionar a partir deste sábado. A medida é tema de decreto do governador do Rio, Wilson Witzel, publicado nesta sexta-feira. A triagem de passageiros e o controle de acesso às estações foram suspensos, e foram criadas regras sobre capacidade dos veículos, uso de máscaras e outras ações.

Nesta sexta, o estado registrou mais 146 mortes por Covid-19 — já são 6.473 óbitos. Ao todo, soma 63.066 pessoas que testaram positivo para o coronavírus.

O que foi dito: a Organização Mundial da Saúde reforçou o alerta contra a flexibilização do distanciamento social. Questionada sobre a recente reabertura de atividades no Brasil, porta-voz disse que a entidade recomenda aguardar a queda dos índices de transmissão do vírus.
Viu isso?
Separados: a defesa de Bolsonaro quer que o TSE não inclua informações do inquérito das fake news na ação sobre campanha eleitoral.
Novas críticas às ruas: Bolsonaro defendeu atuação de força de segurança federal contra manifestantes contrários ao seu governo.
‘Líder informal’: a PGR denunciou o deputado Arthur Lira (PP-AL), interlocutor de Bolsonaro no Centrão, por corrupção.
Nos moldes do auxílio: a partir do dia 15, a Caixa vai creditar na conta de trabalhadores os valores do novo saque do FGTS, para evitar filas.
Braço da OMS: a Organização Pan-Americana da Saúde está cobrando do Brasil o pagamento de US$ 24,2 milhões, referentes a 2019 e 2020.
Nova fase: a França considera a pandemia “sob controle”, afirmou o chefe do comitê científico do governo.
Esperança global: o resultado dos testes com a vacina da Universidade de Oxford deverá ser divulgado em setembro.
Luto nacional: o economista Carlos Lessa, que foi presidente do BNDES e reitor da UFRJ, morreu aos 83 anos, vítima de Covid-19.
Crime de colegas: três estudantes de colégio da Zona Sul do Rio foram indiciados pela Polícia Civil por ataques racistas a aluna negra.
Excluído: o Twitter tirou do ar um vídeo de campanha de Trump com homenagem a George Floyd. morto por policial em Minnesota.
Câmbio em queda: o dólar voltou a ficar abaixo de R$ 5, o que não acontecia desde 13 de março. A cotação caiu 6,44% na semana.
Sebastião Salgado, fotógrafo
Para ler com calma
Ficção da Amazon, escrita por vencedor do Oscar, imagina cartola argentino morto em 2014 contando detalhes do escândalo nos bastidores da Fifa
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário