quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O ESSENCIAL: Brasil investiga 9 casos suspeitos de coronavírus

E mais: Regina Duarte no governo, falhas no Sisu, compra de munição, Brexit
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos de contaminação por coronavírus no Brasil. Três pacientes são de São Paulo, e dois, de Santa Catarina. Os outros quatro estão no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Ceará. Além deles, o governo já descartou infecção em outros quatro casos. Enquanto isso, autoridades chinesas já confirmaram 132 mortes e 6.078 infectados pelo vírus.

Em paralelo: a Anvisa reforçou estoque de equipamentos de proteção usados por servidores de portos e aeroportos.

Dimensão global: na China, o surto de coronavírus já infectou número maior de pessoas que a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que atingiu o país entre 2002 e 2003. A letalidade, porém, é menor até o momento. Hoje, a Finlândia entrou na lista de nações que confirmaram casos do vírus — são 16 ao todo.

Reação na China: o medo do coronavírus esvaziou as ruas de Pequim. Normalmente lotada, a metrópole de 20 milhões de pessoas mudou a rotina, e chineses têm evitado sair de casa. Enquanto isso, governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Austrália, Alemanha e Japão estão retirando seus cidadãos de Wuhan , epicentro do vírus. Até o momento, 12 companhias aéreas, incluindo American Airlines e Lufthansa, suspenderam voos para a China.
 
O Ministério Público Federal detectou indícios de falhas na oferta de vagas destinadas a pessoas com deficiência física no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em uma das universidades analisadas, o órgão identificou que apenas duas vagas foram reservadas, em vez de 300, como previa edital. O ministro Abraham Weintraub (Educação) foi procurado com pedido de esclarecimentos. A suspeita se soma à lista de problemas apontados no Sisu e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aconteceu hoje: o Instituto Anísio Teixeira (Inep) afirmou à Justiça que não refez o cálculo dos parâmetros que definem o peso de cada item do Enem. A medida é questionada por especialistas porque o Inep admitiu ter identificado que a amostragem de 100 mil provas que baliza o cálculo incluía candidatos atingidos por erros de correção.

Outro problema: estudantes relataram nas redes sociais falhas no sistema de lista de espera do Sisu.
 
A atriz Regina Duarte aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro e vai assumir a Secretaria Especial da Cultura. A decisão foi oficializada após reunião no Palácio do Planalto. Ela será a quarta titular da pasta na atual administração e recebeu do presidente “carta branca” para rever nomeações do antecessor, Roberto Alvim, demitido após divulgar vídeo com estética e frases nazista.

O que aconteceu: depois de dizer que estava “noivando” com o governo, Regina Duarte passou os últimos dez dias conhecendo a estrutura da Secretaria de Cultura. Ela já convidou a reverenda Jane Silva para assumir a secretaria-adjunta da pasta.
Viu isso?
Exoneração anunciada: o secretário da Casa Civil ameaçado de demissão por Bolsonaro ganhou R$ 90 mil em diárias em 2019, por 15 viagens, e usa imóvel funcional em Brasília.
Lava-Jato: a OAS chamou 77 funcionários para aderir ao acordo de leniência já firmado com a CGU e a AGU e colaborar com investigações.
Palco no Planalto: Bolsonaro recebeu artistas e ouviu pedidos pelo fim da meia-entrada e mudança em regra de direitos autorais.
Quadruplicado: o governo aumentou de 50 para 200 o número de munições anuais permitidas a civis que têm posse ou porte de arma.
Trans ameaçados: no ano passado, o Brasil registrou média de um homicídio de pessoas transexuais a cada três dias.
Crime no Rio: a polícia descobriu que milicianos e traficantes cobram taxas de golpistas que fraudam cartões do Rio Card e Bilhete Único.
Efeitos do temporal: autoridades de Minas Gerais confirmaram 54 mortos e 65 feridos após chuvas. Mais de 46 mil pessoas estão sem casa.
Crise no abastecimento: depois de usar carvão ativado, a Cedae vai aplicar argila em lagoa próxima à captação da estação do Guandu.
Divórcio concedido: o Parlamento Europeu aprovou o plano de saída do Reino Unido da União Europeia, que acontecerá na sexta-feira.
Estudo de universidade francesa descobre que fase que antecede a ovulação é estendida pela exposição a partículas poluentes do ar
Ecoturismo, temporada de inverno e programação de festivais levam distrito na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, à lista seleta de guia da Booking
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário