quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O ESSENCIAL: Governo troca comando do INSS para responder à crise no atendimento

E mais: coronavírus, plano da Embratur, funk no Carnaval, jogador trans no futebol
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 29 de JANEIRO de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O governo federal avaliou que precisava demonstrar reação à crise da fila de espera no INSS e por isso decidiu por trocar a presidência do órgão. A troca no comando — Renato Vieira será substituído por Leonardo Rolim — foi anunciada junto da confirmação de que servidores aposentados serão convidados a trabalhar no atendimento de casos represados. Há quase dois milhões de pedidos de benefícios à espera de concessão.

O que está acontecendo: o convite aos aposentados foi definido após o Tribunal de Contas da União considerar inconstitucional a contratação exclusiva de integrantes das Forças Armadas. Agora, o governo contabiliza civis e militares no contingente de sete mil funcionários temporários a serem contratados.
 
A China já contabiliza 132 mortes em decorrência do coronavírus em menos de um mês. O número de infectados subiu para 5.974, e o país monitora outras nove mil pessoas. Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências afirmam que a primeira contaminação ocorreu provavelmente em 17 de dezembro do ano passado.

O que está acontecendo: 15 países já confirmaram casos de infecção por coronavírus. O Brasil investiga três pacientes, seguindo definições da Organização Mundial de Saúde. A OMS ainda aguarda evidências sobre a disseminação da doença fora da China para declarar situação de emergência global.

Efeito colateral: o crescimento na demanda por máscaras cirúrgicas levou empresas chinesas a procurar fabricantes brasileiras, que adotam medidas para aumentar a produção. Já há caso de reajuste de até 30% nos preços.
Bolsonaro tem um caso antigo com as teorias da conspiração.  O presidente não parece acreditar nas próprias cascatas, mas ainda convence muita gente
Viu isso?
Primeira chamada: após liberação do resultado do Sisu, começam hoje os prazos para matrículas em universidades. Inscrição no Prouni será prorrogada em um dia.
Exonerado: o secretário-executivo da Casa Civil, demitido por usar avião da FAB para ir à Índia, chegou ao governo por ligação com Eduardo Bolsonaro.
Ajuste fiscal: secretários estaduais de Fazenda querem endurecer medidas apresentadas pelo governo, como a proibição a concursos públicos em caso de desequilíbrio financeiro.
Violência: quatro crianças já foram vítimas de bala perdida no Rio este ano. O caso mais recente é de Arthur, atingido quando jogava futebol.
Inundações: o rio Muriaé começou a baixar, o que expôs rastro de destruição no Estado do Rio. Mais de 12 mil pessoas estão em abrigos.
Cidade da folia: o Rio registra aumento de turistas no início deste ano e espera no carnaval 300 mil visitantes a mais que em 2016.
Carioca: Flamengo, ainda com garotos, e Fluminense, com time principal, se enfrentam às 20h30, no Maracanã.
Dinheiro real: o afastamento de Harry e Meghan jogou luz sobre patrimônio do príncipe Charles e seus privilégios imobiliários e fiscais.
Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central
Repórter Marcelo Ninio conta, de Nova Délhi, o que une o presidente do Brasil e o primeiro-ministro indiano e relata o clima durante a missão oficial na Ásia
Estratégia de divulgação do país no exterior prevê patrocínio a filmes, HQs do Mickey e ações nos EUA. Especialistas criticam ‘viés ideológico’
Apelo do batidão entre o público do carnaval leva a indústria a investir em lançamentos do gênero voltados diretamente para os quatro dias de festa
 
Marcelo migra do futebol feminino, no qual defendeu Santos e Corinthians, para o masculino após realizar transição de gênero e diz não temer preconceito
Estas são as principais notícias da manhã. Mais tarde, você receberá também a edição da noite, com o resumo dos fatos mais importantes de hoje. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário