terça-feira, 28 de janeiro de 2020

O ESSENCIAL: Governo eleva alerta sobre coronavírus para ‘perigo iminente’

E mais: Sisu, troca no INSS, dívida pública, Gabigol, plano de Trump
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 28 de Janeiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
O Ministério da Saúde elevou o nível de alerta do país para o coronavírus, que passou para “perigo iminente”. A decisão é consequência da suspeita de contaminação de uma jovem de Minas Gerais que esteve em Wuhan, na China. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), não há evidência de que o vírus esteja circulando no Brasil. No início da noite, o governo anunciou que investiga mais dois casos suspeitos, um no Rio Grande do Sul e outro no Paraná.

Análise: Mandetta prometeu transparência nas informações sobre a ameaça viral. Informação é tudo o que pode proteger a população, afirma Ana Lucia Azevedo.

Em paralelo: ao voltar de viagem à Índia, o presidente Jair Bolsonaro disse que “não seria oportuno” trazer ao Brasil a família de brasileiros que está internada nas Filipinas com a suspeita de ter contraído o vírus.

Impacto global: em oito dias, Bolsas de Valores do mundo registraram perdas de US$ 1,5 trilhão por causa do coronavírus. Analistas já avaliam risco para a economia global. A indústria do cinema também será afetada: a China fechou 70 mil salas de exibição.
 
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, atendeu a um pedido do governo e liberou a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ministro afirmou que todas as provas foram revisadas e não ocorreu “nada de lesivo aos estudantes”, e citou possíveis prejuízos ao calendário de universidades.

Mais cedo, estudantes relataram ter conseguido acesso às listas do Sisu. No momento, ainda estava em vigor a decisão judicial que proibia o governo de divulgar os resultados.

Aconteceu hoje: o presidente Jair Bolsonaro discutiu a crise no Enem com o ministro Abraham Weintraub (Educação). Antes do encontro, Bolsonaro defendeu apuração dos fatos: “Se foi (erro) nosso, assume. Se foi de outro, mostra, com provas, o que houve”.
Viu isso?
Troca no INSS: em meio à crise das filas de espera por atendimento, o governo anunciou a saída de Renato Vieira da presidência do órgão. Leonardo Rolim assume o posto.
Suspeitas no Planalto: o MPF pediu abertura de inquérito para investigar o chefe da Secom, Fábio Wajngarten. Bolsonaro disse que “não viu nada de errado” na atuação do secretário.
Punido: Weintraub foi advertido pela Comissão de Ética da Presidência por comparar Lula e Dilma à cocaína encontrada em avião da FAB.
Alta nos gastos: a dívida pública federal cresceu 9,5% em 2019, fechando o ano em R$ 4,24 trilhões, o maior valor desde 2004.
Turismo: a Embratur pretende bancar filme com Sharon Stone, musical na Broadway e roteiros judaico e militar para divulgar o Brasil.
Aliados: Trump apresentou plano para o Oriente Médio, que garante a Israel controle de Jerusalém e oferece “áreas” da cidade a palestinos.
Sonhos interrompidos: Paulo Coelho e Kobe Bryant tinham planos de escrever um livro infantil.
Gabriel Barbosa, jogador do Flamengo
Jornalistas debatem o a falta de planejamento, no Brasil, para enfrentar uma possível epidemia e decifram os sinais da disputa no Palácio do Planalto
Em 15 meses, nasceram 2.682 bebês com origens no Brasil. Partos de portuguesas diminuem, e país aposta em imigração contra baixa natalidade
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário