quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Meu cliente, meu parceiro, meu sócio.

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EDIÇÃO ESPECIAL #13 - 30 DE JANEIRO DE 2020

Por que simular o "olhar do cliente" se a marca pode trazer o próprio cliente para o negócio?

No final de 2019, a Zissou e o Projeto Draft reuniram três empresários brasileiros fundadores de "Digital Native Vertical Brands" para uma mesa-redonda a respeito da verdadeira revolução que as DNVB estão promovendo no varejo. O bate-papo rendeu a foto abaixo e sua íntegra está disponível no formato de podcast neste link. Em certo momento, Daniel Wjuniski, fundador da marca de skincare Sallve, disse que "a maior parte das empresas tradicionais mal conhece seu consumidor final. Na prática, seu verdadeiro cliente é o distribuidor." Uma marca verticalizada vai além das pesquisas e de focus-group. "Uma DNVB cria o produto junto com seu cliente, depois oferece uma experiência de compra fácil, depois se preocupa com o unboxing. É uma reinvenção da experiência de compra."

A Zissou inovou logo em seus tempos de start-up, em 2016. Sua abordagem a respeito do sono era radicalmente diferente, especialmente em um país em que as pessoas relacionam "dormir bem" com remédios e dores musculares. Pelo contrário, a marca desde o início levantava a bandeira da qualidade de vida, na qual o sono está em pé de igualdade com uma alimentação correta e com os exercícios físicos (confira o artigo neste link).

Como uma marca nativamente digital e verticalizada, a Zissou inovou para além do conceito. Muito além da tradicional busca pelo "olhar do cliente", o próprio processo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) inclui o cliente. Isso vai desde o passo-a-passo de compra de um colchão – desenhado para ser mais prazeroso do que o método tradicional – até a criação de produtos únicos e ideais de cada categoria de sono.

"A ideia de oferecermos um período de testes surgiu durante o tempo de um ano que investimos estudando, preparando o lançamento da marca, ouvindo as pessoas", conta Andreas Burmeister, um dos três sócios-fundadores da Zissou, se referindo aos 100 dias dentro dos quais qualquer cliente pode devolver o colchão e ter seu dinheiro de volta sem burocracia. "Nos workshops um dos problemas apontados era precisar decidir em cinco minutos sobre o colchão que usariam pelos próximos oito, nove, dez anos." Leia neste link o depoimento da personal bride Lara Rocks, que usou seus 100 dias para vencer seu ceticismo e nunca mais precisou recorrer aos desconfortáveis colchões ortopédicos de madeira.

"Apaixonada" pela Zissou, Lara acabou se tornando uma amiga da marca e participando dos encontros de criação da linha de travesseiros modulares. Lara dorme com uma única camada, e reserva a camada "Nas Nuvens" para suas viagens de avião.

Além dos colchões, travesseiros e lençóis de tecido de polpa de bambu, todos testados e aprovados pelos clientes, a Zissou lançou sua linha pet, as Tocas em camadas que "abraçam" seu cachorro durante o sono.

Todos esses produtos podem ser comprados diretamente no site da Zissou. Até o dia 15 de fevereiro os leitores Draft têm 5% de desconto usando o cupom ZZZ-DRAFT.

CONFIRA O SITE DA ZISSOU

 

 

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