quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
NOVO CORTE NOS JUROS
 
O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu em 0,5 ponto percentual a taxa de juros, de 12,75% para 12,25% ao ano. Este foi o terceiro corte seguido na Selic, que chega ao seu menor patamar desde maio de 2022. Em comunicado, o Copom sinalizou que deve realizar novas reduções na mesma magnitude nas próximas reuniões, apesar de destacar o ambiente externo 'adverso'. Ressaltou ainda a necessidade do Brasil preservar a meta fiscal já estabelecida. O recado ocorre dias após o presidente Lula dizer que 'dificilmente' o governo vai atingir déficit zero em 2024.
 
MEDIDAS CONTRA O CRIME
 
O governo federal anunciou a adoção de Garantia da Lei e da Ordem nos portos do Rio de Janeiro, de Santos (SP) e de Itaguaí (RJ), além dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A iniciativa faz parte da Operação Integrada de Combate ao Crime Organizado e prevê o uso das Forças Armadas, que atuarão em articulação com a Polícia Federal. As medidas foram comunicadas por Lula após os recentes casos de violência ligada ao crime organizado nos dois estados. Segundo o presidente, a situação é "muito grave". O decreto deve durar até maio de 2024.
 
REAÇÃO DE BRAGA NETTO
 
O general Walter Braga Netto se manifestou sobre a decisão do TSE que o tornou inelegível até 2030. O ex-ministro e ex-candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022 elogiou o ex-presidente por ter 'resgatado o patriotismo do brasileiro e os valores da família', rechaçou a condenação e afirmou que usará 'de todos os meios judiciais e democráticos para provar e comprovar' sua inocência. No julgamento, a Corte Eleitoral determinou ainda o pagamento de multa por uso indevido das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro do ano passado.
 
BRASILEIROS EM GAZA
 
Ao menos 355 estrangeiros deixaram a Faixa de Gaza a caminho do Egito no primeiro dia de abertura da passagem de Rafah, que fica ao sul da região controlada pelo Hamas. O grupo com cerca de 34 brasileiros que aguarda na cidade e também em Khan Yunis, contudo, ainda não foi autorizado a sair da zona de guerra, o que pode ocorrer a qualquer momento. Nesta quinta, mais 576 pessoas devem atravessar a fronteira, sendo a maioria dos Estados Unidos. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário