sexta-feira, 3 de novembro de 2023

As principais notícias e análises econômicas do dia

Newsletter de VEJA traz projeções, bastidores e novidades do cenário econômico brasileiro
 
Abril Comunicações
 
 
Notícias e análises da economia e do mundo dos negócios, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.                            Edição:Larissa Quintino
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
MOMENTO DO MERCADO
 
O Ibovespa opera em alta de 2,5%, enquanto o dólar é negociado a R$ 4,89, queda de 1,6%. Após a volta do feriado no Brasil, os investidores repercutem o corte de 0,50 ponto percentual na Selic e a manutenção dos juros americanos. O mercado brasileiro acompanha o bom humor do mercado americano, que reagiu bem aos dados do payroll, que mostra uma desaceleração no mercado de trabalho, desejada pelo Federal Reserve (Fed). Nesta sexta-feira, 3 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a ministros que "dinheiro bom é dinheiro transformado em obra". A declaração ocorre em meio a discussão sobre meta fiscal e deve repercutir entre os investidores ao longo do dia.
 
DESACELERAÇÃO
 
A economia dos Estados Unidos experimentou uma mudança de ritmo na criação de empregos em outubro, de acordo com os dados mais recentes do Departamento do Trabalho divulgados nesta sexta-feira, 3. A expansão do emprego ficou abaixo das expectativas, com as folhas de pagamento não-agrícolas registrando um aumento de 150 000 postos de trabalho, contrastando com a previsão de consenso do mercado que projetava um acréscimo de 170 000. O crescimento mais lento na criação de empregos pode sinalizar um respiro para o banco central americano, o Federal Reserve (Fed), que tem estado sob intensa pressão para conter a alta da inflação. A desaceleração vem em um momento crítico, com a economia americana enfrentando o risco de uma recessão, o que pressiona o Fed a ponderar cuidadosamente suas próximas ações.
 
BRIGA JUDICIAL
 
A construtora naval OSX, a última das empresas do ex-bilionário Eike Batista, entrou com um segundo pedido de recuperação judicial. Internamente, a OSX acusa a Prumo Logística, dona do Porto do Açu, de estimular a falência da companhia com a intenção de tomar as suas operações.A OSX afirma que suas dívidas são decorrentes de uma antiga operação entre o grupo de Eike e a própria Porto do Açu. Já a Prumo entrou com um pedido de cobrança de uma suposta dívida de 403 milhões de reais. Saiba mais no Radar Econômico. 
 
NEGÓCIO DA CHINA
 
A fabricante chinesa de televisores TCL vai investir em um novo braço de negócios. A ideia é entrar no mercado brasileiro de geladeiras e competir com marcas como as coreanas LG e Samsung. De início, os planos da TCL envolvem importar os refrigeradores da China. Só depois passará a fabricar os aparelhos no Brasil. Leia mais no Radar Econômico.
 
LEIA MAIS
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, vejamercado@abrilmultimidia.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário