quarta-feira, 20 de abril de 2022

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 506.120.436 contaminados e 6.204.345 mortos no mundo. No Brasil são 30.275.219 contaminados e 662.396 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 11,5 bilhões. No Brasil são 424.679.242 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
APELO DOS CONSELHOS DE SAÚDE
 
Os conselhos estaduais e municipais de saúde pediram que o Ministério da Saúde dê o prazo de noventa dias para encerrar a emergência sanitária da Covid. O Conass e Conasems advertiram para o risco de abandono da população com o término das medidas protetivas. As secretarias pediram a "manutenção das ações de serviços de saúde, sobretudo as da atenção primária, responsáveis pela vacinação e pela capacidade laboral dos leitos hospitalares ampliados" e também "um plano de retomada capaz de definir indicadores e estratégias de controle".
 
QUEIROGA E A CORONAVAC
 
Após anunciar o fim da emergência sanitária, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que a vacina CoronaVac passe a ser utilizada apenas em crianças e adolescentes quando a nova norma passar a valer. A medida, que deve ser publicada até o fim desta semana e entrar em vigor após trinta dias, vai afetar insumos com aprovação somente para uso emergencial, como o imunizante do Butantan. Para isso, a pasta solicitou ampliação do prazo em um ano, mas este pedido depende da Anvisa. Queiroga defendeu ainda que a CoronaVac não seja mais usada como dose de reforço.
 
QUEDA CONSTANTE
 
Dados compilados por VEJA mostram que a média móvel de mortes por Covid-19 segue em baixa desde 25 de fevereiro. O índice está em 94, o que representa queda de 49% em relação a catorze dias atrás. Já a média móvel de casos diminuiu 42% em comparação com duas semanas atrás e é de 13.041,4. Os recuos ocorrem, principalmente, por causa da vacinação. Mais de 162 milhões de pessoas completaram o esquema com duas doses ou dose única e cerca de 85,1 milhões receberam a injeção de reforço.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário