quarta-feira, 2 de junho de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 171.216.662 contaminados e 3.566.233 mortos no mundo. No Brasil são 16.624.480 contaminados e 465.199 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,91 bilhão. No Brasil são 68.905.511 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
 
A Fiocruz assinou junto à AstraZeneca o contrato de transferência de tecnologia para que a produção da matéria-prima da vacina de Oxford seja realizada no Brasil. Em resumo, essa transferência é o segredo do desenvolvimento do imunizante. Agora, a Fiocruz deve produzir 110 milhões de doses, com insumos próprios, a serem entregues no último trimestre deste ano, conforme cronograma do Ministério da Saúde. Até o momento, foram enviadas ao Programa Nacional de Imunização 47,6 milhões de doses do fármaco. O quantitativo diz respeito a unidades produzidas com matéria-prima importada ou compradas totalmente prontas do exterior.
 
BOM SINAL NO AMAZONAS
 
O Amazonas é o estado brasileiro com a maior queda na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. De acordo com o levantamento de VEJA, esse declínio foi de 49,59%: de 17,3 óbitos por dia para 8,7. O número está bem abaixo dos registrados entre janeiro e fevereiro deste ano, quando o índice foi de quase 150 na região. Outros cinco estados também estão em situação de queda, ou seja, reduçao de pelo menos 15%: Pará (-45,93%), Espírito Santo (-32,18%), Rio de Janeiro (-24,3%), Acre (-23,08%) e Sergipe (-15,71%). Na contramão, outras cinco unidades federativas viram os números subirem no período.
 
REABERTURA EM SERRANA
 
Após encerrar o projeto-piloto conduzido pelo Instituto Butantan, no qual 75% da sua população e 95% dos adultos foram vacinados contra a Covid-19, com resultados positivos, a cidade de Serrana, no interior de São Paulo, negocia com as autoridades de saúde do estado a retomada da vida normal. Contudo, segundo o prefeito Leonardo Capitelli (MDB), é preciso prudência, uma vez que o município é próximo de grandes centros, como Ribeirão Preto "Estamos tratando os passos para uma reabertura e em breve nós vamos anunciar", disse a VEJA. Após a vacinação em massa com a CoronaVac, houve uma queda de 80% nos casos, de 86% nas internações e de 95% nas mortes na cidade.
 
SEM MORTES POR COVID
 
Pela primeira vez desde o primeiro registro de morte por causa da Covid-19 no país, o Reino Unido não contabilizou nenhuma vítima fatal do vírus em 24 horas. Mesmo assim, o professor da Universidade de Cambrigde e assessor do governo britânico, Ravi Gupta, defendeu que o fim das restrições, previsto para 21 de junho, seja adiado. Segundo ele, há fortes indícios de que o país esteja nos estágios iniciais de uma terceira onda e que, embora a incidência de novos casos seja baixa, a variante indiana está contribuindo para um "crescimento exponencial". Nesta semana, o Reino Unido registrou mais de 3.000 casos pelo sexto dia seguido.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário